Introdução à Àlgebra Linear

Introdução à Àlgebra Linear Flavio Ulhoa Coelho

Resenhas - Introdução à Àlgebra Linear

FabrAcio.Kalfels 10/02/2020

Básico mas muito bom
Professor Flávio fez um grande livro, honra de ter sido aluno deste homem depois de ter sido reprovado (hahaha) em mesma matéria pela Mary Lilian, autora com ele de outro de seu livro sobre mesmo assunto. Ambos excelentes e incrivelmente didáticos, o aluno aqui que fazia besteiras.
Este livro em específico é realmente introdutório e bem básico, é um livro direto ao ponto. Infelizmente, ele não é tão completo como o Callioli, mas é muito mais recente e adapta à realidade. O livro do Barone, que infelizmente não se concretizou, tornando-se uma "apostila" aos estudantes da USP, também auxilia no tema da Álgebra Linear em nível de introdução. Ademais, temos Lipschutz que auxilia também muito.
Mas voltando a este livro, básico mas completo para um nível introdutório. Não recomendado para estudantes de física, matemática aplicada ou pura ou estatística que querem algo mais aprofundado. Mas é o que há de mais novo e melhorado em língua portuguesa. Irá tratar praticamente todos os conteúdos de uma grade padrão em Álgebra Linear I ou Introdução a Álgebra Linear.
Vale ressaltar, ele não pega tópicos de Geometria analítica, muitas faculdades fazem essa mistura, a este outro assunto, recomendo o livro laranja do Boulos, que é o mais completo em língua portuguesa disparado.