Ernest Hemingway

Ernest Hemingway Ernest Hemingway

Resenhas -

Tellys 11/06/2020

Grata surpresa em conhecer Hemingway
Sempre ouvira falar de Ernest Hemingway e sua genialidade literária, mas jamais tivera a oportunidade de me deleitar na leitura de quaisquer de suas obras. Comprara esse box há algum tempo, porém deixara ele guardado, à espera do momento ideal para o ler. Sobreveio a quarentena; com ela, estresse, ansiedade, sobrecarga de trabalho e paralisia do ritmo habitual de leitura. Parei o projeto da obra de Dostoievski na ordem em que foi publicada e também de sua biografia, além das outras obras avulsas que lia. Então, me lembrei do Hem. E que experiência enriquecedora se mostrou conhecer um pouco de seu trabalho através dessas quatro obras! Linguagem clara, direta, firme e cativante. Sem floreios tais, porém com um ritmo próprio, um quê de crônica da vida e de autobiografia que se desnuda em cada um de seus personagens. Adeus às armas, O velho e o mar, Por quem os sinos dobram e Paris é uma festa, são escolhas acertadas que apresentam bem o autor. Síntese da vida, retrato de uma época que, apesar de turbulenta, parecia apresentar uma vida mais possível de ser vivida dignamente, até por pessoas pobres (ou de poucas posses, melhor dizendo), mais simples e contemplativa. Ao findar a leitura desse box, guardo em mim a sensação de descoberta. O que descobri, todavia ainda está se revelando à medida em que, pouco a pouco, as visões e impressões se assentam na mente e no coração!