Revoada

Revoada José Fernando Guedes

Resenhas -

Evandro.Atraentemente 19/08/2017

Revoada
Revoada é o segundo livro de José Fernando Guedes, publicado pela Editora 7 Letras em julho desse ano. Mais uma vez o poeta demonstra uma sensibilidade apurada que não o limita ao que os olhos podem enxergar. As poesias e pequenos textos que compõem esse trabalho se integram de forma perfeita e harmônica. Em suas palavras, o homem se entrelaça ao universo, mesclando natureza, sentimentos e crenças.
Como seria bom enxergar o mundo pelos olhos desse poeta. Aquele que vê beleza nas coisas mais singelas, sem se deixar endurecer pelas amarguras da vida. Um homem que sonha e jamais deixa de acreditar. José Fernando Guedes nasceu no Rio de Janeiro em 1954. É neurocirurgião e professor de neurocirugia (Unirio). Aqui no blog você poderá conferir a resenha de seu primeiro livro, Se o vento diz, publicado em 2015, pelo selo Imprimatur, também da Editora 7 Letras.
Uma das características que mais admiro na poesia de José Fernando Guedes é a facilidade de expressar um turbilhão de emoções em poucas palavras. Em cada linha ele demonstra a força e a beleza dos versos em plena sintonia com a essência da vida. O olhar desse poeta ultrapassa o visível, demonstrando que nem sempre o que não pode ser visto deixa de ser real quando a certeza vem do coração.
Quando li Sakura, poesia que abre o livro, percebi o breve instante do momento presente. Esse seria apenas o primeiro passo que me levaria pelas páginas de Revoada, um livro repleto de belezas e dores, retratadas em momentos capturados pela vida ou de algum canto reservado na memória. Sim, o presente passa a cada segundo, tornando-se passado, mas podemos eternizá-los no coração e na alma. Imortalizá-los em nossa história. Leia na íntegra a poesia Sakura no blog.
Mesmo diante das indagações de um futuro incerto, o poeta nunca deixa morrer seus sonhos, pois são eles encantos que abastecem a vida. As esperanças que morrem com o passar dos dias devem renascer como pássaros que vivem em nós. José Fernando Guedes divaga sobre diversos temas, nos encantando com seu talento. Podemos perceber a inocência e a beleza da superação diante das pequenas tragédias humanas, como o menino com a perna amputada, que sorri feliz, dizendo ser Saci Pererê. Ou podemos ainda nos surpreender com a modernidade de um relacionamento que se rompe à distância, pela desenfreada tecnologia, mas que jamais conseguirá ser mais forte que os sentimentos. Amor, saudade, política e fé, estão entre os assuntos que você encontrará nas páginas de Revoada.
Ao longo de suas 76 páginas, o livro nos encanta com 50 poesias e textos de José Fernando Guedes. Todos os trabalhos envoltos em uma atmosfera poética, singela e maravilhosa. As páginas são amareladas e a capa, embora simples, é perfeita por representar exatamente o que o autor propõe. Indicado para todas as pessoas que amam poesia.

site: http://www.atraentemente.com.br