FernandoMedeiross 15/07/2021
Chegou o momento que eu vou ter que colocar "preço do livro" pra jogo.
E logo de cara sei que isso pode ser bem injusto, mas pensando na realidade do mercado editorial brasileiro e os valores atuais do dólar, acho que faz sentindo.
Fui impactado pelo livro do Dan Olsen no meu trabalho e fiquei muito interessado porque gosto da ideia de ter metodologias para chegar nos meus objetivos o "Lean Product Playbook" oferece isso muito bem. Ele te entrega uma forma super estruturada de identificar o diferencial competitivo do seu produto/serviço, criar um MVP, acompanhar os primeiros resultados e até pivotar, se necessário. E ele faz isso extremamente bem: a linguagem é simples, o conteúdo é bem estruturado e os exemplos fazem super sentido. É um livro excelente caso você não saiba nada (ou muito pouco) sobre marketing e construção de MVPs.
No meu caso, no entanto, que não só estudei Marketing na Universidade, mas também nos últimos 8 anos trabalhei em empresas de tecnologia analisando dados de comportamento de mercados e indústrias, tudo pareceu meio banal. E aí juntando isso com o fato de que eu paguei quase R$ 180,00 na minha edição (capa dura, com sobrecapa e importada, mais ainda assim...) é o suficiente para me deixar um pouco revoltado.
Ok. Talvez eu (claramente) não seja o público alvo da obra, mas agora o estrago já foi feito e eu tenho uma opinião à respeito.
Então se você é uma pessoa que entende de marketing, ou UX, ou já participou de algum lançamento de produto utilizando metodologias ágeis, recomento conversar com alguém que já leu o livro para pegar os principais pontos. Definitivamente não vale o investimento de quase R$ 200,00.
Leia se você é novo nesse mundo todo. Sem pensar duas vezes. No seu caso valerá muito a pena.