Sunny Volume 1

Sunny Volume 1 Taiyo Matsumoto

Resenhas - Sunny, vol. 1

Felipe 29/12/2023

Ruim.
Ruim. Sem graça. Não envolvente. Ainda bem que acaba rapidinho. Será que é tão sem sal por ser a obra introdutória? Mesmo assim, muito chocho para uma obra desse tamanho.

Pequod.3 04/08/2023

Temos aqui um inicio cativante de uma jornada, escrita e ilustrada pelo gênio Taiyo Matsumoto, um grupo de crianças que vivem no Star Kids Home, um lar coletivo, e explorando as vidas de cada personagens, tendo características únicas e cheias de desafios, tenho por mim que estou diante de uma obra que trás verdadeiras reflexões sobre a natureza humana, a busca pela felicidade e a importância de possuir sonhos e esperanças na infância, e talvez isso seja algo essencial em momentos sombrios.

Sunny é o nome de um carro abandonado e repleto de boas lembranças e que ao longo da história é um importante objeto servindo de refugio e aventura para as crianças que vivem no orfanato, em cada capitulo temos uma história de um personagem que vive no orfanato, seja crianças, adolescentes ou adultos, tendo um desenvolvimento de suas vidas, desejos e sonhos, todos eles são profundamente cativantes, cada um com suas peculiaridades e anseios, o leitor acaba se identificando com cada um.

A narrativa é delicada e sutil, abordando temas como a amizade, solidão, abandono e a importância de se manter firme para encontrar significados específicos em momentos de dificuldade. Matsumoto possui um estilo artístico bastante distinto, repleto de linhas expressivas e traços extremamente vividos, capaz de enriquecer a atmosfera nostálgica do mangá, sendo parte fundamental da obra, as expressões faciais das crianças são particularmente bem trabalhadas, conseguindo transmitir as mais diversas emoções genuínas e intensas.

Durante toda leitura, o leitor é levado a refletir sobre suas próprias memórias de infância, enquanto está imerso na realidade das crianças do lar adotivo, sendo uma obra poderosa e comovente, questões profundas e complexas sendo trabalhadas de uma forma simples e tocante. Sendo este primeiro volume, o começo de uma jornada extraordinária, preparando o terreno para um maior desenvolvimento do mais diversos temas centrais da história, capturando a essência da infância e da esperança em uma narrativa emocionante que busca emocionar e inspirar os leitores.

Thiago.Romam 07/07/2023

É uma história delicada e de uma sensibilidade muito sútil.
É incrível como os quadros mudos também carregam tantas palavras.

Tem muitas passagens bonitas, tristes ou esperançosas, mas o que mais mostra é a inocência das crianças para as coisas complexas dos adultos.

Te faz pensar na criança que você já foi um dia e como muita coisa que você já fez ou pensou pode parecer bobo em pensamento hoje.

Também mostra o empenho e carinho que os cuidadores têm com os órfãos, sabendo que estes precisam de uma boa imagem de alguém próximo pra se segurar.

Carol749 08/04/2023

Sensível e delicado, e com um estilo de desenho muito diferente da maioria dos mangás, essa história vai fazer vc sonhar junto com as crianças a bordo do Sunny

Henry 21/02/2023

A dor do abandono
Taiyo Matsumoto (autor) trabalha nessa obra com um tema muito sensível e, tristemente, frequente no mundo de hoje: o abandono infantil.

Nesse primeiro volume de "Sunny", somos apresentados às muitas personalidades daquele pequeno e acolhedor orfanato, desde crianças mais carinhosas e alegres, até outras mais rudes e introspectivas.

A beleza desse mangá é mostrar a dor e dificuldade de vivência desses órfãos sem a presença dos pais, convivendo com o sentimento de abandono, como se não fossem nada.

Certamente, uma série que ainda me emocionará muito nos dois próximos volumes restantes e ficará gravado como um dos trabalhos mais sensíveis que já li na vida.

Fantástico!

vick 16/10/2022

Uma pedrada
Lindo e triste, esse mangá conta a história de crianças que vivem num orfanato, sendo orfãos ou não. Mostra as artimanhas delas pra lidar com o desamparo do abandono, encontrando conforto na amizade e na imaginação.

Ana Terra 31/07/2022

Sem palavras!
Que coisa mais linda esse mangá, não vejo a hora de começar os próximos. A história fala de algo triste (abandono), mas com uma sensibilidade incrível, tô apaixonada pela arte e pelos personagens ??? Mesmo se tratando de algo pesado, Taiyo Matsumoto faz com que pareça leve em muitos momentos. Estou fascinada!

Jonathan Barreto 23/07/2022

Magnum Opus de orfanato
Eu, particularmente, respeito e me interesso por obras que retratam orfanatos/órfãos. Penso que é um cenário que pode conter profundas construções envolvendo seus personagens, trabalhando traumas, tristezas, esperanças etc.

Em Sunny, afirmo categoricamente que superou qualquer obra que já tenha lido que envolva orfanato/órfãos. Cada capítulo é uma tempestade de emoções deprimentes e painéis invejáveis por qualquer mangaká. Matsumoto é o mestre de criar painéis recheados de significado, de profundidade e beleza. Em Sunny, ele leva ao ápice de sua carreira na questão de transmitir e.oção nos detalhes.

Os personagens são todos cativantes e amáveis. Porém, Haruo rouba a cena com o seu carisma e sua tristeza em torno de sua mãe.

Sunny é forte, é poderoso em sua escrita, é delicado, é uma mescla perfeita de emoções. Na minha humilde opinião, o melhor Mangá de Matsumoto e um dos melhores do seu gênero. Perfeito.

Rech_ 17/07/2022

Lindo
Tão lindinho e tão triste, lendo os capítulos da pra se sentir renegado como eles foram e entender o motivo deles serem como são

Silveiranicck 28/01/2022

Uma leitura Forte e delicada
Assim que vi Sunny na Livraria eu soube que precisava ser o primeiro Manga de possivelmente muitos outros que vou ler. E estava certa.

A história acompanha um grupo de crianças em um lar provisório lidando com sentimentos complexos como o desejo por atenção, saudade dos pais, abandono e outros, dando destaque a uma nova criança a cada capítulo.

Estou ansiosa para ler os próximos volumes assim que possível.

Saulo Maia costa 29/05/2021

Um orfanato, várias histórias.
Sunny é um mangá muito sensível na sua proposta, situado na década de 80 o mangá fala sobre crianças que vivem em um orfanato e fala sobre suas vivências e traumas, o que mais me deslumbrou em Sunny é a naturalidade que o autor constrói a narrativa e deixa a história com diálogos tão reais que eu não consigo imaginar como ficaria melhor, Pra quem gosta de histórias mais pé no chão e que mostra uns lados da vida que estamos sempre presenciando e costumamos ignorar, essa é uma boa leitura.

Rocky Heliprio 06/05/2021

Uma obra com grande sensibilidade.
Essa obra é tão profunda, que só de olhar e comparar a capa do mangá com a sua 4ª capa (contracapa), já é possível perceber duas informações que, na minha opinião, traduzem o perfil do trabalho de Taiyo Matsumoto: o forte contraste entre as personalidades dos personagens que parecem diferentes, mas são tão próximos, além do poder narrativo que o olhar tem na sua obra.
É um trabalho muito profundo e que me trouxe reflexões importantes sobre afeto, empatia e infância. O livro inteiro é repleto de diálogos e ações que detém muita verdade, e por isso são tão potentes. Essa honestidade conduz a um autoconhecimento, assim como uma melhor leitura do mundo das crianças. O humor é tão potente quanto o drama, é é possível da boas risadas também.
A arte é incrível, e mais uma vez, a maneira como ele conduz a narrativa pelos olhares, é sensacional. O traço é firme e destaca as expressões dos personagens. Tudo parece caminhar para que a gente leia a alma de cada um, através de seus desenhos.
A edição está bem legal, com algumas páginas coloridas. Ter feito em duas partes, para mim é muito bom.
Terminei essa primeira parte com muita vontade de ler a segunda, não por um apelo narrativo, mas por querer estar mais alguns momentos com personagens tão simples e bem construídos.

José Sizenando D. 01/08/2020

Quando se fala sobre mangá, normalmente fala-se de grandes aventuras, lutas, ninjas, samurais, espadas ou romances escolares. Porém ao ler uma obra como as do Taiyo Matsumoto, descobre-se que as histórias em quadrinhos do Japão, vão muito além dos olhos grandes.

Com sua arte solta, que até parece desleixada, mas que se encaixa perfeitamente com o tema e a narrativa, Sunny nos conta a história de crianças que vivem num orfanato, revoltadas e tristes, vítimas do abandono, na esperança de voltar para suas famílias, mas que usam sua imaginação para escapar da dura realidade. Por vezes brigam, outras vezes protegem uns aos outros, como irmãos numa nova família.

Tem um gosto amargo e melancólico, que faz a gente se emocionar e nos coloca para refletir.
Edméia 12/09/2020minha estante
*Coloquei este livro na minha Lista de Desejos da Amazon ! Em Língua Portuguesa , por enquanto, parece que só tem o volume 1 ! Achei o preço caro ! Mas, como será o primeiro livro tipo mangá que vou ler ... acho melhor eu ficar de boquinha fechadinha ! Embora a história seja triste , quero ler porque gosto de realidade !!! *Duarte, obrigada pela sua resenha ! Boas leituras ! Fiques com Deus. Um abraço.

José Sizenando D. 19/08/2021minha estante
Eu não tinha visto seu comentário, porque o Skoob não mostra notificação. Sim, infelizmente é um mangá caro, e hoje em dia as editoras fazem edições cada vez maiores e luxuosas, por um lado é bom, mas torna o acesso mais difícil... Que bom que gostou da resenha. Um abraço.

Cilmara Lopes 29/07/2020

Taiyo Matsumoto, um mangaká diferente!
Em Tekkon Kinkreet percebi que o mangaká Taiyo Matsumoto tem uma eloquência sem igual em contar histórias com um teor crítico, perpassando pelo fantástico sem perder a essência da realidade.
Tekkon é um história mais ágil, frenética tanto em escrita quanto em arte, já Sunny tem uma delicadeza cadenciada em cada página, pautada em lembranças do próprio autor quando viveu parte da infância e adolescência em centros de acolhimentos, um relato vivo sobre uma realidade marginalizada pela sociedade.
Não há como não se encantar e se emocionar com a história desses jovens, que por meio do lúdico buscam refúgio.
Não quero contar muito, quanto menos voce souber mais intensa será experiência.
Ansiosa pela continuação :D
Edméia 12/09/2020minha estante
*Obrigada pela resenha Cilmara ! Coloquei este livro na minha Lista de Desejos da Livraria Amazon ! Boas leituras pra ti ! Um abraço.