O Caçador Cibernético da Rua 13

O Caçador Cibernético da Rua 13 Fábio Kabral

Resenhas - O Caçador Cibernético da Rua 13

BrUnO 21/11/2021

Ler rápido pode ser ruim as vezes
Lembro que fiz um trato comigo mesmo de ler esse livro em um dia (no sábado, mais especificamente) e cheguei a cumprir o trato, sendo que eu senti que a obra tinha algumas camadas que não consegui extrair. Apesar de ter entrado de cabeça nesse universo ter sido uma experiência deliciosa, não foi muito legal me despedir dele logo cedo também.

Carol Vidal 20/07/2020

Eu achei a ambientação muito interessante, mas a história não me agradou. Não tinha nenhum rumo e a impressão é que eu estava lendo um amontoado de capítulos indo pra lugar algum. Até agora não sei qual era o fio da meada da história. Uma pena!

Graciele.Gomes 17/01/2023

Uma realidade alternativa, um futuro utópico incrível
Fabio Kabral foi muito feliz em criar esta obra. Sem dúvidas uma literatura diferente do que estamos acostumados a ler. Trata-se de uma realidade criada a partir de uma ótica afrocentrada e futurística. Tem viagem no tempo, por isso o leitor deve se atentar para não se perder n narrativa; Trabalha os valores e crenças da matriz africana e mostra como esses valores também devem ser considerados. De uma forma leve e intuitiva, este livro te transporta para uma aventura. Interessantíssimo.

Recomendo!

Natália Tomazeli 29/12/2022

FICÇÃO CIENTÍFICA AFROFUTURISTA NACIONAL
"Era alto. Magro. Pele bem escura. Dreads longos brotavam da cabeça. Braço e perna direitos tomados por tatuagens tribais esbranquiçadas. Braço esquerdo de metal reluzente. Metade direita do rosto também de metal. O olho direito era um monóculo azul."

Já começo o post com essa descrição de personagem completamente incrível, para que vocês possam entender o clima tão único dessa preciosidade literária que li em janeiro, "O Caçador Cibernético da Rua 13", de Fábio Kabral.

Esse foi mais um dos títulos maravilhosos que descobri através das meninas do @afrofuturas e que me rendeu uma leitura tão rica e incrível, que nada mais justo do que comentar sobre ela aqui com vocês!

Essa é uma história muito singular, que apresenta um universo todo estilo "cyberpunk" misturado com fantasia. Eu já sabia que era uma boa pedida misturar esses dois gêneros, mas nunca tinha lido de fato um livro assim. E meu primeiro contato com isso tudo foi através de "O Caçador Cibernético da Rua 13", um livro que é uma experiência literária muito completa, que instiga quem lê a sair pesquisando, conhecendo algo realmente novo na literatura de ficção científica.

Com uma ambientação rica em detalhes (que é complementada através de ilustrações no livro), a aventura desse livro é cheia de personalidade! Tudo vai se encaixando ao longo da narrativa e ficando cada vez mais legal de acompanhar.

É um livro que faz parte do "afrofuturismo", que na verdade é um movimento estético e cultural não exclusivo da literatura, acontece em todas artes e no mundo todo! Ele traz a perspectiva completamente voltada para as questões socioculturais das pessoas pretas não só nativas do continente africano, mas também de fora dele. Temos muitos autores incríveis escrevendo muito sobre isso, e to amando demais conhecer mais sobre, já que essas narrativas saem bastante do lugar comum da ficção especulativa e científica.

Esse é o primeiro livro de uma série que não tem necessariamente uma ordem para ser lida, mas que se passa no mesmo universo literário, mas com personagens diferentes. Até agora foram publicados 3 livros dela e eu to muito empolgada pra poder conhecer os outros dois também!

fev 13/01/2021

2,5

O mundo criado por Fábio Kabral é incrível. A mistura da mitologia com a ficção científica ornam muito bem. No entanto, a narrativa deixa a desejar. Há muita repetição. No começo do livro as cenas do personagem acordando são praticamente iguais. Achei que faltou um desenvolvimento. Há o uso excessivo de enumerações que atrapalham o texto. As frases curtas de ação sem acrescer nada me irritaram um pouco também.

Os flashbacks que iam e voltam no meio dos textos em tempo presente pareciam que cortavam o que estava acontecendo e quando voltavam já estávamos em outro momento.

O que segura o livro é justamente o mundo criado por Kabral. O texto só precisa ser desenvolvido melhor.

Hiego 18/03/2022

Uma delícia ler esse livro de autor brasileiro. Enxergar a delicadeza que ele tem com a obra é satisfatório

ashd 24/03/2020

Incrível
Ação, suspense, romance e muito mais.

Beca 10/07/2021

Tudo se inicia e termina com uma história.
No fim, a história é o que importa.

"Aí vieram as naves dos alienígenas. Barcos voadores invadiram o Mundo. Os alienígenas violentaram a Mãe, arrancaram os filhos do seu ventre. Sequestraram pessoas, acorrentaram-nas como se fossem animais. Levaram para outro Mundo, que mais tarde foi chamado de Mundo Novo. Os alienígenas agrediram o Mundo com lixo e poluição, e escravizaram os filhos do Continente com violência e ódio."

Vocês vêem alguma similaridade com o nosso mundo atual? Quem são os alienígenas que de barco invadiram, violentaram, arrancaram pessoas da sua própria terra, agrediram e escravizaram? Façam as contas.

O final desse livro não poderia ser melhor! Há muito tempo eu não me surpreendo com o desfecho de uma obra. Esse com certeza foi um dos melhores livros lidos em 2021!

E que surpresa a minha ao saber que tem outros livros cujo cenário é o mesmo (Ketu Três)! Obrigada, Fábio Kabral, por esse tesouro.

cafepreto 20/03/2021

Isso não é uma resenha, apenas uma recomendação de leitura.
O livro apresenta uma narrativa fantástica envolta de uma ambientação tecnológica advinda de saber ancestral. João Arolê é o herói, um emi ejê possuidor de dons especiais, como por exemplo, o tele transporte. O protagonista se envolve com Maria, personagem com dom especial da cura e juntos, porém sem apagar suas histórias pessoais, eles tentam salvar as pessoas mais vulneráveis.
Há também nesta narrativa o protagonismo feminino, e equidade das relações afetivas, sejam elas homoafetivas ou não. Em Ketu3, a cidade criada por Fábio Kabral, as mulheres centenárias sustentam a energia tecnológica de Ketu 3
Recomendo esse livro aos leitores de livros seriados, apreciadores de aventuras e fã dos filmes "Pantera Negra", "Senhor dos Anéis" ou "X-men".

Vinícius 04/03/2021

Uma Quebra de Expectativa Boa
Quando comprei o livro não esperava encontrar tantos elementos nostálgicos da minha adolescência... acreditava que ficaria perdido com as referências ao yoruba e religiões de matriz africana, mas a história te faz se adaptar facilmente ao mundinho apresentado te deixando no máximo aquela sensação de "compreendi, mas não completamente" o que se assemelha muito aos livros que lia na adolescência baseado em mitologia grega e egipcia, o que me instigava a estudar sobre. Em vários momentos me senti lendo uma HQ de super herói, o ritmo é semelhante, com um acelerando nos momentos de ação. O autor construiu tudo certinho para o climax final não me deixando relaxar enquanto o conflito não terminasse. Eu tive um pouco de problema nas transições de acontecimentos no passado e no presente, mas conforme a leitura tu vai se acostumando. Amarrou todas muitas pontas soltas e aquelas que sobraram deixou um gancho perfeito para uma continuação, muito recomendável

jon 13/01/2021

ficção científica, afrofuturismo e representatividade
ultimamente, li algumas histórias afrofuturistas e tô APAIXONADO pelo tema/gênero, de cara já é um dos meus tipos favoritos de leitura, e O Caçador Cibernético da Rua Treze me deixou mais apaixonado ainda.

algumas coisas parecem avulsas no começo, mas a narrativa fica INTENSA e prende muito mais depois de alguns capítulos, onde os flashbacks começam a fazer ligação com os acontecimentos do presente. inclusive, as revelações sobre o passado são incríveis e dão uma profundidade interessante a cada personagem. sem contar que a história toda carrega uma representatividade rica, com protagonistas pretos e elementos de culturas africanas no universo de Ketu Três.

pena que não posso ler a continuação agora, porque o final me deixou com vontade de ler mais

Ariadne 12/10/2023

Em uma mistura maravilhosa de elementos da mitologia Iorubá em um mundo cyberpunk, acompanhamos João Arolê, um jovem negro, caçador de aluguel de espíritos malignos pelas ruas de Ketu Três.

Em Ketu Três, religião e tecnologia se complementam, sendo o próprio João um mutante cibernético.

O universo criado é muito rico, e repleto de uma diversidade que, infelizmente não encontramos facilmente, mas que soa extremamente natural conforme avançamos na leitura.

Meu único porém fica par ao final, extremamente apressado em relação a todo o cuidado que o autor teve no restante da obra.

Indico para quem está começando a se aventurar no afrofuturismo.

site: https://www.instagram.com/p/CxgYxZTvDEF/?img_index=2

Aline.Armond 13/06/2023

Bom, mas poderia ser melhor
Gosto muito da criatividade, do novo mundo criado, da integração com elementos da cultura africana e da fluidez da escrita. Mas a história poderia ser mais complexa, deixaria tudo ainda mais rico.

paulohreis 29/08/2020

Tecnologia e ancestralidade
Poderia ler facilmente dezenas de histórias com a mesma ambientação. A mistura de tecnologia e “magia” ancestral é fascinante.
O livro é um excelente representante do movimento afrofuturista na literatura
O livro apresenta uma série de panos de fundos extremamente interessantes, como a organização social de acordo com os setores, a supremacia de pessoas com poderes e de pele retinta, entre outros aspectos que fiquei curioso para saber mais sobre.

Francine Nunes 22/09/2022

Não gostei
Não gostei dessa leitura pq tem uma narrativa que não me prende. A história é contada com muita ação. Eu não consegui "respirar" durante a leitura e por ter tanta ação e poucas reflexões dos personagens não me conectei.
Uma pena, eu tinha muitas expectativas.
Mestizo 23/09/2022minha estante
Nossa e eu tenho vontade de ler esse hehe

Francine Nunes 30/09/2022minha estante
Leia, talvez vc goste. Eu prefiro narrativas mais descritivas, por isso não gostei.