Madame Freud

Madame Freud Nicole Rosen




Resenhas - madame freud


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Velzzs 15/10/2022

Bom
O livro entrega o que é proposto, é um livro que mostra uma visão diferente e interessante, gostei de ler.
comentários(0)comente



whatevermind 30/05/2022

insosso e incongruente
datas erradas, inverdades e muita criatividade ? tudo para criar uma narrativa insossa. o livro está mais para uma fanfic que para um trabalho feito com um mínimo de rigor, sequer. o recorte das falas de Sigmund Freud em determinados contextos é realizado para ludibriar o leitor e convencê-lo de algo que, provavelmente, existia em algum nível; mas certamente não em tal intensidade.

o excesso de dados biográficos e históricos inseridos na boca de Martha a coloca em um lugar de historiadora da psicanálise, mas, paradoxalmente, submetida a um silêncio excruciante, do qual ela não poderia demonstrar tamanho interesse. a um só tempo ela era proibida de conhecer a psicanálise, estudá-la ou ter noção sobre o que Freud trabalhava; mas também sabia todas as datas dos textos, dos nomes que cruzaram a história da psicanálise, dos conceitos principais e até dos livros dos opositores. e tudo isso ainda deve se coadunar ? em algum lugar da fantasia da escritora ? ao silêncio reinante de Freud, que não conversava com ela no leito, nem na mesa de jantar, nem pelos corredores da casa. não precisamos gastar palavras para saber como as mentiras dessa ficção não escondem nada por trás; a não ser a própria forçação da autora. incongruências como estas são constantes e insuperáveis no decorrer do livro.

o esforço da autora em dar voz, justificadamente, a uma mulher que pouco sabemos sobre, tornou-se apenas uma tentativa desesperada que pouco esconde a noção distorcida que cunhou dos dados que temos e da distância que suas investidas psicanalíticas tomam da noção freudiana. a transferência que ela força entre a pseudo-jornalista e a pseudo-Martha ganha um espaço que para nada serve a não ser iniciar e concluir os capítulos da mesma maneira monótona, ponto no qual a criatividade deve ter se esvaído. parece ter servido apenas para sistematizar um discurso ? inventado, não podemos nos esquecer ? delirante em seu extremo, no qual cada assunto, cada ?bom dia? e cada tópico orbita, forçosamente, em torno do criador da psicanálise.

buscar na história de Martha sua posição de mulher para aquela cultura e frente a um homem tão célebre; é disso que deveríamos tratar, mas o esforço pode ser melhor empregado se procurássemos a história pela própria Martha. criar uma imagem de uma Martha rancorosa, ciumenta, invejosa, odiosa de tudo e todos a sua volta, vitima-la dessa maneira; eis o que presta tão somente um desserviço, para ela e para a psicanálise.
comentários(0)comente



Christiane 24/07/2021

Nicolle Rosen, uma psicanalista, interessa-se por Martha Freud. Afinal quem seria esta mulher que viveu ao lado de Sigmund Freud e que parece não existir, exceto pelo fato de elogios sobre a vida doméstica, assegurando à Freud o sossego necessário para criar sua grande obra.

Rosen então resolve dar a palavra à Martha, e para que ela fale precisa de um interlocutor e assim surge Mary que ela conhece no dia do sepultamento de Freud e com quem irá manter uma correspondência assídua falando sobre sua vida e o que pensava.

É um romance porém está baseado em relatos, cartas, biografias, fotos, vários livros sobre a história da psicanálise, mas obviamente que os vazios serão preenchidos por palavras que poderiam ter sido de Martha.

Penso que se trate de um livro que deveria ser lido para se compreender o que é viver à sombra de alguém com tanto reconhecimento e que estava sempre rodeado de admiradores, discípulos e ocupava o lugar do pai, mestre, e também o de homem através de todas as transferências amorosas que suscitou. E Martha? o que ela fez de sua vida? de seu desejo?

Há passagens no livro que nos faz refletir sobre esta questão de amar e se sacrificar ao objeto amado, abrindo mão daquilo que somos e desejamos. Martha era judia e seguia a tradição e rituais em sua família, mas teve que abrir mão de tudo isto porque Freud não queria isto. Nunca era consultada para as grandes decisões e sofreu com a rivalidade com sua irmã Minna e com sua filha Anna Freud. Além de ter que lidar com a mãe autoritária de Freud a quem este era totalmente dedicado.

Freud cresceu sendo o preferido, adorado, com tudo correndo conforme sua vontade e assim permaneceu tendo grande dificuldade de lidar com aqueles que não aceitavam se submeter, como foi o caso de Jung. Até mesmo suas irmãs tinham que abrir mão de seus desejos por ele,como Anna que teve que desistir de seu piano pois o incomodava.

Ele era excessivamente ciumento e possessivo, afastou de Martha todos aqueles que ele considerava como rivais, seu irmão Eli, sua mãe, seus amigos. Mas por que ela aceitou isto? O amor? para agradá-lo? para ser amada por ele?

Mas a questão é Martha, na verdade nunca saberemos o que realmente ia em seu íntimo, mas será que foi feliz? Uma mulher que aos 35 anos tem que enfrentar a decisão de abstinência sexual por parte de seu marido, uma mulher que não participava de nada de sua vida profissional onde tantas outras mulheres estavam, que não acompanhava Freud em suas viagens, que não podia emitir nenhuma opinião.

Mas por que ela aceitou tudo isto? por que não se impôs, não lutou por seu desejo? É este o questionamento no livro quando ela está sozinha após a morte de Freud aos 85 anos. Pode uma mulher ser feliz apenas por ser casada com um homem notável?

A questão é até que ponto Martha sentiu o que a maioria das mulheres sentiria hoje, ou isto não foi uma questão no tempo em que ela viveu. Mas é válido tentar dar voz a esta mulher, uma vez que ela nunca pode falar enquanto esteve viva, tentar pelo menos dar a ela um reconhecimento após ter permanecido na obscuridade por toda sua vida.

Há passagens no livro onde é perceptível a interpretação dos fatos por Nicolle Rosen, uma visão sua sobre determinado assunto ou fato, mas que também são válidos para que se processe uma reflexão.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR