Coração Solitário

Coração Solitário Maria Adelaide Amaral

Resenhas - Coração Solitário

Charleees 28/03/2023

Coração Solitário - Maria Adelaide Amaral

Fico sempre impressionado com a versatilidade que Maria Adelaide tem para escrever, autora de peças de teatro de sucessos, minisséries marcantes na televisão, além de telenovelas, romance ganhador do prêmio Jabuti, descobri outra veia dessa mulher maravilhosa - a infantojuvenil.

Em Coração Solitário ela vai falar dela mesma, de sua infância e adolescência na Mooca-SP. Imigrante Portuguesa, pobre, Maria Adelaide caminhou um longo percurso para chegar aonde está hoje. Estudando em Colégio de Freiras nos conservadores anos 50 ela já demonstrava ser feminista antes mesmo do termo aparecer, questionava as professoras, indagava a bíblia, gostava muito de ler, mas no fundo só queria ser uma menina como as outras, com belas formas e que despertasse a atenção dos garotos. Por ser pobre, os pais não podiam pagar a Escola e ela estudava por caridade das freiras o que a deixava sempre numa posição humilhante diante das outras estudantes.

Mas Maria Adelaide passou por cima de tudo isso, além dos maus tratos causados pelos pais, era a única forma de criação, reconhece mais tarde, mas nem por isso sem tirar deles a culpa.

Adelaide buscou então consolo nos livros (tanto é que virou escritora) e no final reconhece que viriam outros namorados, viveria outros amores, mas permaneceria sempre fiel aos que a acompanharam durante sua adolescência atormentada e cita alguns como Mark Twain, Eça de Queiróz, Machado de Assis, Carlos Drummond, Manuel Bandeira, Vinicius de Moraes, Jorge amado, tantos meu Deus, tantos, finaliza ela.

* Resenha editada em Setembro de 2018

Biblioteca Álvaro Guerra 12/04/2022

Sentir-se uma estranha no ninho não é fácil. E tudo fica ainda pior se o ambiente onde vivemos não tem nada a ver conosco. Coração solitário conta a história de uma adolescente que só quer encontrar gente que pense como ela, que se identifique com ela.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788526005419