Nos bastidores da obsessão

Nos bastidores da obsessão Divaldo Franco
Manoel Philomeno de Miranda

Resenhas - Nos Bastidores da Obsessão

Monalisa.Costa 08/09/2023

Não foi dos meus preferidos!
O livro traz duas histórias diferentes, cujos personagens são ajudados pela mesma equipe de espíritos superiores. A parte bem positiva é que a narrativa permite conhecer diversas nuances do mundo espiritual, especialmente entre os espíritos menos esclarecidos.

O que me incomodou um pouco, no entanto, foi o fato de tudo estar muito preciso, em ambos os casos tudo pareceu muito programado, não houve imprevistos, não houve resistência efetiva, não pareceu o mundo real.

De qualquer forma, é interessante e recomendável para quem se inicia nos estudos da obsessão. Com certeza há sempre o que aprender!

Thiago Valença 28/07/2023

Sobre atar e desatar
O livro serve como um estudo de caso sobre a mediunidade, mas não é uma leitura exclusiva para médiuns. Nossa sociedade vive como uma massa única de pensamento, sem se aperceber dos laços que estabelecemos, das origens das sensações diárias que experimentamos. Ele alerta nossas responsabilidades para que não caiamos mais uma vez na invigilância de não conhecermos as leis divinas e a nós mesmos.

Acompanhamos o caso da família Soares e os vínculos estabelecidos energeticamente entre entes encarnados e desencarnados. O espírito Manoel Philomeno de Miranda através de Divaldo Franco nos matricula em um curso sobre os diversos tipos de obsessão. Curso bastante denso de teoria e didaticamente eficiente ao narrar esse caso tão bem escolhido que abrange muitas vertentes sobre o tema obsessão. Confesso que não tinha muita experiência no assunto, a não ser as diretrizes iniciais de Kardec, mas aqui o assunto é analisado de maneira prática e in loco.

A obsessão é uma árvore que possui muitas raízes não visíveis. Investigamos as obsessões da família Soares do caule às ramificações mais profundas. Cabendo um destaque especial e importantíssimo sobre uma visita dos benfeitores a uma região do Abismo (primeira e menos evoluída das sete esferas da Terra). Um anfiteatro enorme com diversos espíritos que se afinizam energeticamente. Um verdadeiro coliseu romano de atrocidades e humilhações comandado em pompa por uma entidade ridiculamente divinizada de grande conhecimento de magnetismo e hipnose. Encenação ridícula (palavras do livro) sobre uma falsa realeza e falso moralismo.

Não há região alguma que não tenha supervisão divina, mal que perdure ou reinado que não seja o do Amor. Deus é o único que detém conhecimento absoluto, justificando assim o seu título e posição. A espiritualidade superior nada teme, não fere e não impõe a luz a ninguém, tampouco possui lugares inacessíveis. Obsessor e obsediado possuem responsabilidades mútuas. Lembro de Divaldo quando pediram para ele tirar o obsessor de uma pessoa, ?Tá. Eu tiro e coloco onde?!?

Preciso também comentar o caso de Marta, uma das filhas do casal que associou sua mediunidade às entidades menos evoluídas, monetizando todo tipo menos digno de trabalho espiritual. Isso não só nos mostra a energia asfixiante que se sentia no lar da família como os vínculos que foram feitos da médium com esses seres.

Há apenas uma lei que rege a todos nós, onde quer que estejamos. Cedo ou tarde nossos desamores serão cúmplices conosco na construção da obra divina, quanto mais cedo nos atentarmos disto mais cedo livraremos a nós e aos outros de feridas profundas. O amor de Deus, que ainda estamos aprendendo a conhecer, não desatará nenhum laço, pois todos temos responsabilidades entre nós; eles apenas serão refeitos em luz pela lei do amor.

Fabius 16/07/2022

Um dos grandes clássicos do Espiritismo.
Este livro nos apresenta não apenas a questão da OBSESSÃO, tema cujo entendimento é indispensável, mas também elucidações a respeito de mediunidade, lei de ação e reação, resgates, expiações e redenção, sem deixar de lado a Lei do Amor, imprescindível em toda a Criação. Isso tudo tendo por base as idas e vindas de uma família comum, uma família que poderia ser a minha ou a sua.

Recomendo este livro a todos que desejam não apenas se aprofundar na Doutrina, mas também àqueles que precisam encontrar um sentido nos intrincados desencontros da vida.

MensageiroRJ 23/02/2010

Pensamento interessante
No final desse livre, na prece final do espírito Glaucus, destacou-me uma frase muito interessante: "Somos o que fomos, ajuda-nos a ser o que devemos..."

Milton Leite 21/01/2010

Divaldo Pereira Franco
Meu primeiro livro de Divaldo Pereira Franco, que li de uma soh vez...

Mes depois, fui a uma palestra de Divaldo, no auditorio do Senai do Rio de Janeiro, na Tijuca; e ai vi como quao grande orador eh Divaldo, brilhante, claro e inteligente.Falava horas e horas, sem estar lendo nada, mas falava com precisao sobre horas, datas e vultos da historia mudial ao logo dos 2000 anos de Cristo na seara terrena.