Do Amor

Do Amor Jader Pires

Resenhas - Do Amor

filipetv 06/10/2022

Decidir falar de amor é assumir o risco de a qualquer momento cair no clichê; afinal, onde encontrar novas nuances, novas perspectivas, novas situações envolvendo um tema já tão abordado desde sempre? Mas o amor, ah, o amor..., ele tem essa capacidade de se apresentar de múltiplas maneiras, em relações e pessoas as mais diversas. E é exatamente isso que o Jader Pires faz em "Do Amor", uma coletânea de 50 crônicas e contos publicados no Papo de Homem, além de três inéditas.

Os textos apresentam histórias e reflexões sobre as distintas formas através das quais o amor se apresenta, desde o casal maduro que se reencontra anos após o término do relacionamento até os adolescentes que, experimentando o amor pela primeira vez, afirmam que nunca mais terão outro par.

Ao longo da leitura, duas características específicas dessa obra me chamaram a atenção: a primeira foi o cenário urbano e cotidiano, onde o amor floresce apesar da aparente aridez do ambiente; a segunda foi a resignação de alguns personagens, que entenderam, de um jeito tranquilo ou doloroso, que o amor não é absoluto e pode, sim, acabar.

De vez em quando, eu compartilhava com o autor algumas impressões em relação aos meus textos preferidos e, das breves discussões que se desenrolaram sobre as atitutes e os sentimentos dos personagens, posso concluir com tranquilidade que o tema do amor, clichê ou não, é inesgotável, o que me deixa ainda mais ansioso pra ler o "Do Amor vol. 2", que me espreita ali da prateleira.

P.S.: ouçam o Podcast Do Amor, em que o Jader interpreta alguns dos textos que compõem a coletânea.

Jenny 15/08/2022

Fui surpreendida
Não estava com nenhuma expectativa quanto a esse livro, comecei a lê-lo e me deparei na metade dele completamente envolvida.
São histórias curtas, retratando a realidade nua e crua. Para mim, amante de um bom romance clichê, no início torci o nariz, me deixou sem jeito, eu precisava de um final de feliz! Mas, ao decorrer do livro eu passei a me identificar naquelas pessoas, me ver naquele cenário. Até porque, quem nunca teve um crush no ônibus que você jurou ser o amor da sua vida e no fim não deu em nada? É muito bacana ver de um modo geral dentro de tantas narrativas a vida real, o amor do jeito que ele é: simples.
Uma boa leitura com uma -grande- dose de vida real.
Lavigne 15/08/2022minha estante
tua resenha me deu muita vontade de ler

Richard 20/09/2017

Amor do dia-a-dia
Gostei tanto desse livro porque ele fala sobre o amor que acontece no cotidiano e as incontáveis facetas dele. O conto/capítulo que define melhor o livro é o da página 139: "Parem de superestimar o amor, por favor", aqui o Jader deixa bem claro que ele não acredita nesse amor vendido em filmes e fantasias (inclusive está corretíssimo) e que o amor é uma coisa que acontece no dia-a-dia, em coisas simples e às vezes até banais.
Então recomendo muito pra quem acredita ou quer conhecer o amor da realidade e as inúmeras maneiras como ele se apresenta nas nossas vidas.

O amor é indispensável.

site: https://twitter.com/RichardTiti

Rafael.Honorato 05/09/2017

Do Amor
Força e delicadeza, amor e angustia, leveza sem deixar de ser firme... Seriam essas as qualidades que poderiam resumir a escrita dos contos encontrados nesse livro, leitura de fazer suspirar, trazendo sempre uma sensação de incredulidade ou extrema surpresa ao final de cada conto muito bem destrinchado por Jader Pires, não pelo exagero ficcional e sim pelo gigante absurdo das situações aqui encontradas serem tão reais e tão vividas em nosso cotidiano. Esteja preparado pra segurar/ ou não uma lagrima, um espanto, um aperto e muitas vezes um grande sorriso ao ler os contos do livro Do Amor. Afinal o amor é bem isso mesmo.