Depois daquele dia

Resenhas - Depois daquele dia

Compre pela capa 06/01/2018

AS DORES DO AMOR EM DEPOIS DAQUELE DIA, DE MARINA MATOS
ENREDO

Vinícius, nosso personagem, vive sua vida melancolicamente depois que seu grande amor o deixa. O enredo inicia pouco tempo depois de ambos se virem pela última vez, abordando a tristeza, solidão e as consequências que o amor causou no jovem. Ele sofre muito a perda e se sente desorientado, até que um dia, no metrô, se depara com uma mulher de meia idade, que não se contendo de felicidade, relata uma experiência ocorrida recentemente em sua vida e que trata exatamente disso: o amor. O rapaz ouve, sem interrompê-la ou manter qualquer diálogo. A moça, após o desabafo, desse em seu ponto e ele não a segue, nunca mais a vê. Diante desse acontecimento, algo em Vinícius é despertado e ele se dá conta de que ouvir os sentimentos alheios auxilia mutualmente as duas pessoas, e a partir desse ponto, isso se torna um novo marco em sua vida, ou pode-se dizer, a página virada.

Vinícius, que já possuía uma página na internet (anteriormente dedicado à suas fotografias), tem a brilhante ideia de criar um convite com a finalidade de reunir pessoas que sofrem por algo e que gostariam de desabafar suas vivências, seus amores e dissabores, e dessa forma se sentirem melhores, e ele, registra tudo, como uma espécie de documentário.

Em contrapartida ao tempo real, o livro que é dividido em três partes, sofre uma pausa e pula para a parte dois, que conta a vida do personagem começando por sua infância, dando detalhes sobre como era diferente dos outros garotos, sua relação com uma prima que considera como irmã, e com um amigo. Relata o relacionamento de seus pais e, como foi mudando sua visão sobre eles com o passar dos anos. Passa por sua adolescência até chegar a fase adulta, onde finalmente tem seu relacionamento amoroso. Esta parte do livro acaba onde tem a junção cronológica do início da primeira parte.

Por fim, a parte três é exatamente um ano após a perda de seu amor e a execução de seu projeto pessoa, o qual resolve dar por encerrado, já que considera um ciclo terminado. Depois de reavaliar seu modo de ver a vida, resolve que deve fazer algo que o deixa mais feliz, neste caso, fotografar, e assim faz, que resulta no fim das contas, em uma exposição.

OPINIÃO

Este livro foi muito bem escrito, pois consegue descrever em poucas páginas (uma pena) o quanto o amor, a solidão e a tristeza (e porque não nas entrelinhas, a depressão) pode ser devastadora na vida de uma pessoa, e por que tentar olhar a vida com outros olhos faz toda a diferença. A autora foi graciosa em deixar o livro em primeira pessoa, porque nos deixa muito próximos ao personagem e nos leva ainda mais a sofrer e rir junto com ele. Esse tipo de escrita transforma o leitor em uma espécie de "consciência". Claro que não podia expor todo o livro (bem que eu queria), mas o livro não tem um teor fictício, o que me encantou.

A capa, a diagramação e o material do livro são lindos!!! Parabéns a Editora Moinhos.

Super recomendo pra quem quer chorar e se emocionar.

site: comprepelacapa.wixsite.com/home