Mestre Gil de Ham (eBook)

Mestre Gil de Ham (eBook) J. R. R. Tolkien

Resenhas - Mestre Gil de Ham

Letícia 29/03/2020

Livro muito divertido, único defeito é ser tão curto.

Joana 05/03/2020

Não tão interessante
É uma história bastante curiosa, mas menos envolvente do que eu esperava de Tolkien. Além disso, para um livro infantil, a figura do Mestre Gil de Ham não é inspiradora, moralmente falando.

Thiago Gadelha 07/02/2020

Tolkien é qualidade
Muito bom para um livro considerado pro publico infantil.

Rodrigo.Nogueira 15/10/2019

História Boa para ler para seu filho dormir.
O livro conta a história de Gil de Ham, um fazendeiro que depois de ter expulsado um gigante de suas propriedades com um tiro de bacamarte, foi impelido pela população local a lidar com a ameaça de um dragão na região. Não espere uma história densa e bem elaborada como a do senhor dos anéis. História é curta e com toques de humor. Bom para contar para seus filhos antes de dormir. O próprio livro surgiu de uma história que Tolkien contava para seus filhos. Recomendo comprar para seu filho pequeno que está começando a ler, apesar de ser uma leitura rápida, eu dedicaria meu tempo para ler outros livros de fantasia do autor, como o Hobbit e toda série senhor do anéis.

Bart 15/08/2019

Mestre Gil de Ham
*J.R.R. Tolkien*
Por volta de 1926, o Sr Tolkien estava passeando com sua família pelos arredores de Oxford, e foram pegos por uma tempestade mt forte, q os fez se abrigarem de baixo de uma ponte, então p/acalmar as crianças e aguardar a tempestade passar... Tolkien inventou e contou uma história p/filhos... assim, como quem faz picolé... logo depois ele colocou td no papel e virou esse livro! Simples!!
A trama gira em torno de um fazendeiro q se chama Giles, ele mora em Ham, e uma noite seu cão Garm (um doguito q gosta d status) avisa q tem um gigante nas terras da fazenda do seu dono (não vou contar o q acontece), depois disso aparece a p#$%@ de um dragão causando arruaça e morte, e a cidade pede ajuda ao fazendeiro... agora vai ter que ler se quiser saber mais!
Segundo Tolkien, o livro não era p/crianças, mas o tom engraçado acaba agradando à tds. O maior problema é prq o livro é mt fininho! Se tirar o prefácio (A família Tolkien gosta de prefácio p#$%@) e A versão original da história, acho q nem chega a 80 páginas.
Uma ótima leitura.

Doug 31/03/2019

Simples, sucinto, rico e poderoso.
Em 1947, para entreter seus filhos, J.R.R.Tolkien escreveu esta curta história, que posteriormente foi publicada em 1949.

O livro conta um pouco vida de Aegidius Ahenobarbus Julius Agrícola de Hammo ou, simplesmente, Mestre Gil de Ham, um fazendeiro que leva sua vida tranquilamente no pacato vilarejo de Ham. Até que uma noite, Garm, seu cachorro falante o alerta sobre a presença de um Gigante que vagueia por suas terras.
Em um momento de coragem, Gil segue até o local e coloca-se contra o Gigante que destruía suas terras, mas o ponto alto ocorre quando por acidente ele acerta seu adversário, afugentando-o para longe do vilarejo.
Após o inesperado feito de Gil, seu cachorro espalha a vitória do fazendeiro pelos quatro cantos do vilarejo, fazendo com que a história chegue aos ouvidos de um terrível dragão, que sente-se tentado com o feito de Gil e decide viajar até Ham para encarar o destemido herói.

Esta pequena novela de Tolkien é uma deliciosa aventura que nos apresenta um personagem tão bem construído em poucas páginas, que cativa e nos faz ansear por mais páginas desta aventura.

Mestre Gil de Ham é uma história curta sobre coragem, determinação, e acima de tudo valores. Mestre Gil é nos apresentado como um homem duro em suas crenças, mas de bom coração e que está sempre disposto à lutar pelo que for certo e por aquilo que for seu por direito, e estes valores são mantidos até o fim através de um arco dramático bem desenvolvido através de apresentação, questionamento e provação.
Além de Gil, a história nos apresenta um antagonista inesperado, que é o contraponto perfeito aos valores de nosso protagonista. O que torna esta novela ainda mais rica em suas breves 102 páginas.

Este é um livro de história fluida e leitura rápida, mas que tem a capacidade de nos mostrar o quão rica era a escrita de Tolkien, e como este mestre era capaz de criar histórias fantásticas à partir de um único ponto pretendendo-se transmitir uma mensagem.
Aqui a mensagem do mestre da fantasia é simples, "seja você mesmo, siga seus valores e conquiste o que é seu."

site: @douglaskurt

Talita 24/02/2019

Resumo / Opinião (não tem spoiler)
Livro muito bom, indicado para todas as idades. A leitura é muito divertida e o livro é bem curtinho.
Conta sobre a história do fazendeiro Gil, do pequeno vilarejo de Ham, que tem sua vida pacata virada de cabeça para baixo quando um gigante invade suas terras.

Andreza.Zimbaldi 10/01/2019

Leitura flue bastante por ser divertido, adorei o conto, e achei bem legal da parte do filho do Tolkien colocar a versão contada pelo pai para ele e os irmãos. Também gostei dos manuscritos de uma suposta continuação. Vale a pena a leitura!

Kath 01/12/2018

Bem, o livro é apenas um conto curtíssimo que, não fosse o trabalho e nanowrimo, teria lido de uma vez em meia hora numa tarde qualquer. E a história é bem simples, havia um fazendeiro rabugento chamado Aegidius Ahenobarbus Julius Agrícola de Hammo, ou só mestre Gil que é muito mais prático, que vivia tranquilo em sua vididnha no vilarejo com seu cachorro covarde (não, não é o Coragem) Garm e a esposa.

Certa noite, um gigante perdido e muito pouco inteligente (além de surdo e meio cego) acabou entrando nas terras de Gil que, furioso, conseguiu enganá-lo e atirar nele com seu bacamarte que tinha uma boca enorme o bastante para ele colocar de bolas a panelas. Depois disso, graças a Garm que acordou a cidade inteira pra ver seu mestre lutando contra o "temível gigante", mestre Gil passou a receber um tratamento de heroi na cidade e os boatos a seu respeito eram de tal forma que chegaram aos ouvidos do rei fazendo com que seu feito fosse reconhecido com uma espada velha que havia no arsenal (e de cuja existência o monarca sequer lembrava) junto a uma carta com todos os dez nomes do rei em tinta vermelha.

Quando mestre Gil estava com a bola cheia, eis que surge o obstáculo para pôr a prova sua valentia e esse obstáculo vem na forma do dragão Chrysophylax, o mais rico de sua espécime que, enganado pelo gigante, foi em busca de terras com comida em abundância e sem nenhum caçador. Logo que as notícias a respeito do dragão começam a se espalhar, tal qual os detalhes de sua destruição, todo o povo começa a ficar apavorado e apelam a mestre Gil que os salve. O próprio rei ordena que o fazendeiro vá caçar o dragão uma vez que este aparecera no meio de festividades importantes e seus cavaleiros estão impossibilitados de deixar suas atividades.

É claro que de início o fazendeiro se recusa, pelo menos até descobrir que a espada que recebera do rei era a lendária morde-cauda, uma matadora exímia de dragões. Com uma armadura improvisada, o cachorro e sua égua, Gil parte em busca de Chrysophylax, mas, ao encontrá-lo as coisas não saem bem com planejando e usando a espada e sua pouca sagacidade, Gil consegue entrar em um acordo com o dragão, ele deve trazer à cidade todo o seu tesouro e dividi-lo entre os habitantes do contrário o fazendeiro iria matá-lo. Contudo, ao descobrir a façanha, o rei reivindica o tesouro que o dragão não está disposto a dar a ninguém e a partir daí um desfecho interessante segue.

Esse foi meu primeiro contato com Tolkien e confesso que se por um lado me surpreendi com o tom infantil e até simpático de sua escrita, por outro foi um pouco desapontador não poder ter um pouco mais do requinte que tanto falam em O Senhor dos Anéis, embora saiba que esse é um conto infantil. O livrinho é divertido até, a gente se entretém com as peripécias do fazendeiro que, por sua pura sorte, consegue grandes feitos e até mesmo uma amizade improvável. Gostei e fica aí minha recomendação de leitura leve e rápida.

Samuel 27/11/2018

Ótimo começo!
Para quem quer começar a ler Tolkien, eis um excelente início!
Uma leitura leve e descontraída, contendo aventura, cavaleiros, dragões e reinos, que certamente encantará adultos e juvenis.

Quando vc menos perceber já terá finalizado a leitura.

Lucineia.Monteiro 20/11/2018

Leitura Contagiante
Primeiro livro do escritor Tolkien que li, me encantei, não conseguia parar de ler. Próximo passo é ler o Hobbit e depois Senhor dos Anéis.

Biel 19/11/2018

Incrivel!
Otima para dar à uma criança como primeira leitura ou coisa assim. Mas o livro pode ser lido, claro, por todas as idades! Livro leve, com palavriados simples de rápida compreensão.