Mestre Gil de Ham J. R. R. Tolkien

Resenhas - Mestre Gil de Ham

Peregrina 23/03/2018minha estante
Ahhh amei! Me deu mais vontade ainda de ler *-*

Gabriel 24/03/2018minha estante
Garanto que irá gostar, é ótimo! :)

Wellington 23/01/2017

Otimo Livro
kkkkkkk o que o dono fazia com o cachorro era trágico e engraçado kkkk ri demais.
Jeferson bernardo 24/01/2017minha estante
esse eu ia comprar vi a capa gostei mas dai li a sinopse nao curti muito
mas ta na lista kkkk porq é muito barato kkkkkkkkkk

Wellington 25/01/2017minha estante
Foi uma historia criada para os filhos dele e depois foi incrementada se não me engano. Bem divertida

Eloisa 01/05/2021

Um conto delicioso e divertido, como não poderia deixar de ser já que estamos falando de Tolkien.
Mestre Gil é um fazendeiro de uma pequena aldeia que acaba se vendo obrigado a enfrentar um dragão para manter uma certa e indesejada reputação.
É o tipo de livro que você quer guardar para ler para seus filhos.
Lay 01/05/2021minha estante
Exaaaatamente o que eu achei. Adorei tb.

Stanleyasr 03/12/2020

Tolkien, um genial contador de histórias
Assim como em "O hobbit", enquanto lia Mestre Gil de Ham, me peguei pensando em um vovô Tolkien contando uma história divertida para mim. Que exímio contador de histórias que foi esse homem. Como ele transforma uma estória simples em algo gostoso e divertido de ler.

Algumas dicas para vc que vai ler:
1- os animais falam. Pode parecer estranho avisar isso, mas se vc for ler sem saber disso, sua suspensão de descrença pode te desligar da narrativa quando o cachooro gritar por socorro.
2- o livro não toma proporções épicas como "O hobbit". Não espere isso.

Teve só uma coisa que, mesmo eu considerando que é bobagem minha, me incomodou. O texto não tem divisão por capítulos o que me deu, em alguns poucos momentos, uma sensação de cansaço.

Fora isso, amei demais. Quero ler para meus filhos quando tiver.
rayssabrenndadl 04/12/2020minha estante
Awn ? tenho essa mesma sensação quando leio esses livros dele, um vovô fofinho e muito criativo.

Andreia Santana 24/07/2012

Tolkien para ler antes de dormir (como incentivo aos bons sonhos)
Roverandom e Mestre Gil de Ham, duas das obras juvenis de J.R.R. Tolkien, não diferem dos livros mais famosos do autor - O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion -, apenas porque nesses dois casos ele deixa de lado a mitologia da Terra Média. A diferença principal está numa mudança de atmosfera, nitidamente mais leve e ensolarada, menos sombria ou dramática. Criadas inicialmente para distrair os filhos do escritor, assim como também O Hobbit (que não deixa de ser o mais leve de todos os livros sobre a Terra Média), as duas histórias revelam um Tolkien mais preocupado em fazer rir e entreter sua pequena plateia doméstica.

Essa familiaridade dos dois livrinhos, que lembram tardes de contação em um gramado verde no jardim, ou mesmo noites diante da lareira, faz com que as obras cativem também os adultos, principalmente aqueles que tiveram a sorte de crescer com contadores de história na família. Roverandom e Mestre Gil de Ham trazem uma nostalgia gostosa de hora do recreio, bolo e chocolate quente.

Roverandom, o mais lúdico dos dois, ressalta esse aconchego de história de ninar ainda mais que Mestre Gil, pois este último guarda uma dose de ironia refinada que nem sempre é tão óbvia para um leitor mais jovem, embora como o próprio autor dizia: nada impede que crianças leiam e gostem. Mas a história do cãozinho transformado em brinquedo, inspirada em um fato doméstico acontecido durante as férias da família Tolkien na praia em 1927, é mais cândida, mais infantil e delicada. Roverandom é essencialmente puro.

O livro conta a história do cãozinho de estimação Rover, que um dia, brincando no jardim de casa, irrita um velho mago em férias e é transformado por este em um brinquedo, indo esbarrar em uma loja de souvenires. Dali, ele é comprado pela mãe de uma família com três crianças. O menino Dois (ou seja, o filho do meio, inspirado em Michael Tolkien) passa a ser o dono do cãozinho de brinquedo, até que o perde na praia. O animalzinho então vive diversas aventuras, em uma longa jornada que inclui visitas à lua e ao fundo do mar, a troca de seu nome temporariamente de Rover para Roverandom (em um jogo de palavras que se eu contar aqui perde a graça) até finalmente voltar para casa.

A jornada de Rover/Roverandom tem um toque de absurdo e até de nonsense que para os adultos soa muito engraçado e desajuizado, enquanto para as crianças, perfeitamente plausível, visto que elas sempre são propensas a deixar a imaginação ditar as regras.

Os três magos que cruzam o caminho do animal de estimação encantado, Artaxerxes, Psamatos e o Homem da Lua até já foram confundidos com um esboço pré-Gandalf. Pessoalmente, acho que os três bem poderiam ser aspectos distintos do exótico e carismático Tom Bombadill. Existe uma peraltice sedutora em Roverandom, que funciona quase como um elixir de rejuvenescimento para quem lê.

Mestre Gil de Ham narra a inusitada aventura do fazendeiro Aegidius, que por pura sorte ou acaso, acaba espantando um gigante de suas terras e ganha fama de bravo entre os moradores da aldeia. Mestre Gil recebe uma carta e uma espada de presente do rei, como agradecimento pelo enorme serviço prestado, e vive sua vidinha pacata, gozando da fama instantânea. Até que surge um dragão dono de um imenso tesouro e de uma fome insaciável. Daí, todos na aldeia, além do próprio rei, esse de olho no tesouro do lagarto, incentivam o “bravo” mestre Gil a lutar contra a terrível criatura.

Esperteza, jogos de astúcia, pessoas de caráter duvidoso e certa dose de intriga política fazem parte da essência de Mestre Gil de Ham, que tem outro tempo de humor, muito menos inocente, mais quixotesco e, como diria Quaderna (personagem de Romance D´A Pedra do Reino, de Suassuna) “mais embandeirado e cavalariano”.

O livro é uma deliciosa sátira, no melhor estilo das cantigas de escárnio medievais. Mestre Gil é uma mistura perfeita de Dom Quixote (nesse caso um cavaleiro não de triste, mas de cômica figura) com Sancho Pança (principalmente pelo caráter bonachão e a circunferência de sua cintura). Como aliados e “escudeiros”, esse fazendeiro alçado a posição de herói tem uma égua cinzenta dotada de admirável senso crítico e um cachorro covarde e contador de vantagem, que sabe sempre sumir nos momentos de maior perigo.

Os dois livros estão recomendadíssimos para quem ainda não leu e são diversão garantida para crianças de oito aos 80.
fabio 09/11/2015minha estante
Gostei muito de sua resenha!

Makme 26/07/2023

Conto curto e bem engracado. Uma boa historia infantil, personagens interessantes e um pano de fundo medieval fantastico. As ilustracoes sao absolutamente maravilhosas, Pauline Baynes eu te amo. Gostei!
alex82 26/07/2023minha estante
me empresta? obrigado de nada

Gleidson Alves 03/04/2015

O heroi e o cavalo
Sensacional a moral da historia
Glauber 05/04/2015minha estante
Muito boa mesmo! Tolkien meu caro!

Michael 23/01/2010

Mestre Gil da Ham é uma obra diferente de tudo que Tolkien escreveu.
Uma mistura de fábula e poesia, é definitivamente uma história que deve ser lida para entender quão bom Tolkien consegue ser mesmo fora de suas aventuras na Terra-Média!

Pedro 20/04/2024

Mestre Giles d' Adeia , foi uma surpresa para mim, pois um livro tão pequeno conseguiu ser tão cativante.
Nesse livro você não verá uma linguagem muito difícil ou um enredo muito complexo, Entretanto mesmo o livro sendo curto Tolkien sabe contar boas histórias.
A história é relativamente simples, mas ótima para você que quer sair de uma ressaca literária, ou ler algo sem muito compromisso, ou se simplesmente busca uma boa história.
Caso você tenha medo de ler outros títulos do autor como o "senhor dos anéis" pelo tamanho ou pela linguagem, esse livro é uma ótima porta de entrada.

Moitta 04/06/2010

Um conto
Um livro agradavel de se ler. A historia do mestre Gil de Ham, que espanta (com sorte) um gigante de sua terra, ganha fama e para mante-la acaba numa jornada contra um dragão. Com a espada que ganhou do rei ao afugentar o gigante, assusta e domina o dragão, e o leva de volta a aldeia, onde todos decidem que o dragão devera pagar com seu tesouro pelos estragos que fez. O dragão promete, mas nunca cumpre. O rei vem para receber o esperado tesouro (que reivindica como seu de direito) e como o dragão não volta, ordena que o mestre Gil acompanhe os cavaleiros para matar o dragão e confiscar seus bens. A égua de Gil o mantem por ultimo, e por fim Gil domina o dragão novamente (com ajuda da égua e da espada) e o faz carregar o tesouro, e em troca de permitir ao dragão guardar um pouco de seu proprio ouro (seria obrigado a entregar tudo) ajuda Gil a levar e guardar o tesouro. O rei volta para pegar o ouro, mas Gil com a espada e o dragão decide ficar com tudo, e o rei volta sem nada.
Tolkien é um genio, e qualquer conto dele vale a pena ser lido.

Becks 24/02/2011

Mestre Gil de Ham
Um livro totalmente diferente do mundo da Terra Média, mas o Pequeno Reino é um lugar magico. Nele o fazendeiro Gil de Ham recebe ajuda de seu cachorro Garm, a égua cinzenta e a espada mágica Morde-cauda. Juntos e com muita sorte eles amansam o dragão Chrysophylax e ganha muita fortuna.

Glauber 24/04/2012

Muito bom o livro! Me surpreendeu bastante!

A escrita do Tolkien diferenciada da que é encontrada no Senhor dos Anéis. Encontra-se até traços de Humor bem interessantes.

História curta, mas muito divertida de ler.

Barbara 31/05/2013

Mestre Gil de Ham
Uma história escrita para crianças, mas que encanta a todos os leitores independente da idade.

Tolkien conta a história de um fazendeiro medroso da Terra Média, que possuía além de um cachorro muito fiel, a maior sorte do mundo.

Com toda esta sorte ele enfrentou gigantes e dragões com sorte e bons amigos ou animais!

A história é rápida e leve, vale a pena ler!

Edu4rd0 07/08/2013

Mestre Gil de Ham - J.R.R. Tolkien
Livro bastante curto, e de certa forma diferente dos maiores trabalhos de Tolkien, onde há bastante profundidade em detalhes. Em Mestre Gil de Ham temos uma história infantil completa, criada por Tolkien apenas para divertir seus filhos. Uma história simples e despretensiosa, que se passa na Europa, em uma época antiga, antes das grandes monarquias, antes até do grande rei Artur ter nascido.

A história gira em torno de Aegidius Ahenobarbus Julius Agricola de Hammo, ou simplesmente Mestre Gil de Ham, um simples e pacato agricultor que preza pela tranquilidade; tudo que mais gosta é de encher o bucho (Hobbits?). Ele vive com sua esposa e com seu cão, com o qual trava discussões interessantes conforme a história vai andando (sim, ele fala com o cão, e é bastante engraçado), em uma pequena, mas confortável fazenda em Ham. Mas toda essa tranquilidade é ameaçada quando um gigante entra em seus domínios, matando um de suas vacas e um punhado de ovelhas... A partir daí Mestre Gil acaba entrando, sem querer, numa vida de heroísmo que não tem mais volta, onde enfrentará Gigantes e Dragões...

Livro ideal para crianças de todas as idades, e para adultos que querem algo leve para descansar em meio a leituras mais pesadas. É bom frisar que não foi escrito para ser uma obra prima, seu objetivo é distrair e divertir, e nisso é muito bem sucedido.

Nota 3 em 5

site: catalisecritica.wordpress.com