Mestre Gil de Ham J. R. R. Tolkien

Resenhas - Mestre Gil de Ham

Barbara 31/05/2013

Mestre Gil de Ham
Uma história escrita para crianças, mas que encanta a todos os leitores independente da idade.

Tolkien conta a história de um fazendeiro medroso da Terra Média, que possuía além de um cachorro muito fiel, a maior sorte do mundo.

Com toda esta sorte ele enfrentou gigantes e dragões com sorte e bons amigos ou animais!

A história é rápida e leve, vale a pena ler!

Edu4rd0 07/08/2013

Mestre Gil de Ham - J.R.R. Tolkien
Livro bastante curto, e de certa forma diferente dos maiores trabalhos de Tolkien, onde há bastante profundidade em detalhes. Em Mestre Gil de Ham temos uma história infantil completa, criada por Tolkien apenas para divertir seus filhos. Uma história simples e despretensiosa, que se passa na Europa, em uma época antiga, antes das grandes monarquias, antes até do grande rei Artur ter nascido.

A história gira em torno de Aegidius Ahenobarbus Julius Agricola de Hammo, ou simplesmente Mestre Gil de Ham, um simples e pacato agricultor que preza pela tranquilidade; tudo que mais gosta é de encher o bucho (Hobbits?). Ele vive com sua esposa e com seu cão, com o qual trava discussões interessantes conforme a história vai andando (sim, ele fala com o cão, e é bastante engraçado), em uma pequena, mas confortável fazenda em Ham. Mas toda essa tranquilidade é ameaçada quando um gigante entra em seus domínios, matando um de suas vacas e um punhado de ovelhas... A partir daí Mestre Gil acaba entrando, sem querer, numa vida de heroísmo que não tem mais volta, onde enfrentará Gigantes e Dragões...

Livro ideal para crianças de todas as idades, e para adultos que querem algo leve para descansar em meio a leituras mais pesadas. É bom frisar que não foi escrito para ser uma obra prima, seu objetivo é distrair e divertir, e nisso é muito bem sucedido.

Nota 3 em 5

site: catalisecritica.wordpress.com

Johnny High 09/01/2014

Muito bom.
Curto,envolvente,e fantástico.

Nat 01/02/2014

Um gigante se perde nas montanhas e acaba indo parar na pequena cidade de Ham. Um cachorro, mas especificamente o cachorro do fazendeiro Gil encontra o gigante e foge, acordando o dono e avisando que se ele não for matar o gigante, vai sofrer sérios prejuízos. Mestre Gil fica sem alternativa e vai espantar o gigante com seu bacamarte. Aclamado pelo seu povoado como herói, Mestre Gil se enche de orgulho. Notícias suas logo chegam a corte, e o rei o presenteia com uma espada. Um tempo depois, um dragão começa a se aproximar de Ham e todos acham que Mestre Gil deve ir combatê-lo, como o herói que é. Ao ver a espada, o dragão se amedronta e aceita pagar os prejuízos causados com seu tesouro. Mas o pagamento nunca aparece, então o fazendeiro se junta aos cavaleiros do rei para matar o dragão. Novamente, ao ver a espada de Gil, o dragão fica com medo, entrega seu tesouro e segue o fazendeiro como animal de estimação. Ao ouvir as notícias do retorno de Gil, o rei vai atrás dele exigindo o tesouro do dragão, mas tem uma bela surpresa.

Uma história muito divertida. Ambas as versões. Eu gostei mais da versão de como Tolkien contou para seus filhos (a segunda), porque a primeira é muita cheia de notas explicativas, o que é algo comum para o autor. O livro ainda apresenta uma introdução sobre as versões dessa história, falando sobre as mudanças sofridas e adições e cortes. Gostei porque, como já disse, o livro apresenta a versão original e a corrigida para publicação. Uma história simples para mera apreciação em um livro muito indicado para os fãs de Tolkien

site: http://meucantinholiterario.blogspot.com.br/2014/02/mestre-gil-de-ham-jrr-tolkien.html

Merini_ 15/03/2014

Ler qualquer coisa do Tolkien é como entrar em um universo fabuloso: existem homens da terra, cavalheiros e reis, e existem dragões e gigantes. E de alguma forma, embora existam pouquíssimas personagens femininas, estas, na maioria das vezes, possuem personalidades fortes.
Em Mestre Gil de Ham, Tolkien criou um cenário de conto de fadas para seus filhos, no qual o protagonista é Mestre Gil, um fazendeiro pacato que se vê diante de uma situação da qual não consegue fugir: diante de um gigante e logo em seguida de um dragão.
Nesta edição temos duas versões da mesma história, a primeira mais elaborada, a qual o escritor desenvolveu mais para lançar como livro e a segunda, o manuscrito, a qual tem a narrativa de Tolkien para os filhos, bem mais resumida, mas nem por isso sem o conteúdo essencial para uma ótima história!

site: http://tudoesilencio.blogspot.com.br/2014/01/na-minha-estante-mestre-gil-de-ham.html

Becks 24/02/2011

Mestre Gil de Ham
Um livro totalmente diferente do mundo da Terra Média, mas o Pequeno Reino é um lugar magico. Nele o fazendeiro Gil de Ham recebe ajuda de seu cachorro Garm, a égua cinzenta e a espada mágica Morde-cauda. Juntos e com muita sorte eles amansam o dragão Chrysophylax e ganha muita fortuna.

Glauber 24/04/2012

Muito bom o livro! Me surpreendeu bastante!

A escrita do Tolkien diferenciada da que é encontrada no Senhor dos Anéis. Encontra-se até traços de Humor bem interessantes.

História curta, mas muito divertida de ler.

EWERTON 27/01/2015

Um simples fazendeiro, uma simples aldeia, uma grande história
Nessa maravilhosa história contada para seus filhos, Tolkien já demonstrava aspectos literários e de sua criatividade que já visualizamos em ( O Senhor dos anéis e O Hobbit ), mas aqui é a vez de um simples fazendeiro ascender à posição de herói.
Mestre Gil era um fazendeiro que teve seu destino alterado após ser acordado pelo seu cão (Garm), que o alertou acerca da presença de um Gigante nas redondezas da aldeia de Ham, após o encontro com o gigante, mestre Gil "trocou" seu bacamarte pela poderosa e mágica espada "morde- cauda" que recebeu de presente do ambicioso Rei (Augustus Bonifácius) do Reino Médio e que inevitavelmente o levaria ao combate com o Dragão (Chrysophylax), este mantinha muito ouro e pedras preciosas em seu esconderijo.
A história envolve também personagens como a égua cinzenta, o pároco, o ferreiro e o moleiro, participantes ativos do cotidiano de Gil e que direta ou indiretamente influenciam no desvendar das situações.
Nessa edição é disponibilizada também a primeira versão escrita que Tolkien contou para os filhos e sua pequena continuação onde mostra alguns passos do herdeiro de mestre Gil na terra média. A leitura flui muito bem, a escrita é bastante descontraída e é impossível não querer ler rapidamente para descobrir o que acontecerá; é um livro pequeno, mas que demonstra a excepcional qualidade de Tolkien, que influencia grandes escritores de literatura fantástica.
Super recomendado

Eduardo 23/02/2015

Um belo conto
Mestre Gil de Ham é um conto do Tolkien, que ele escreveu para os filhos e que é extremamente leve e divertido, passando bem longe da densidade de Senhor dos Anéis.
Gostei do conto, me divertiu bastante.

marcelgianni 15/03/2015

Tolkien para crianças.
Não se trata de um resumo ou sinopse do livro (para isso basta pesquisar na web ou ver algumas outras resenhas postadas aqui), mas sim de um relato do que me chamou a atenção no livro, e que pode influenciar outras pessoas na sua decisão de lê-lo ou não. Sem o uso de spoilers, faço uma análise sucinta da obra, justificando minha nota atribuída.

Livro bem pequeno, de leitura mais simples (quando se trata de Tolkien), que se lê em um dia. Mereceu 2 estrelas para mim pelo fato de ser um conto bem simples, para crianças, já que esta história foi escrita inicialmente para distrair seus filhos, e não chega a ser uma grande obra. Na segunda parte do livro tem um apêndice com a mesma história, mas na forma de esboço, escrita inicialmente e aprimorada posteriormente por Tolkien. Na terceira parte, outro apêndice com o que o autor pretendia que fosse uma continuação deste conto, provavelmente em um outro livro, mas que só chegou a escrever um resumo da história, em algumas páginas.

site: https://idaselidas.wordpress.com/

Cris 16/03/2015

Leitura para os fãs do autor
" O que se encontra, se guarda; e o que se guarda, se tem". Pág. 64

O livro é bastante diferente dos outros grandes sucessos do autor, que eu já li: "O Hobbit" e A Trilogia dos Anéis. Quem for ler este livro tendo como referência as outras obras, pode se decepcionar. O livro é mais voltado para o público infanto-juvenil, portanto, tem um clima mais leve. A história é fácil e gostosa de ler, com algumas passagens bem divertidas. No final possui o texto da primeira versão feita pelo autor.

" Gil ouviu e não gostou nem um pouco. O som o fazia lembrar que o inesperado pode acontecer quando tudo parece estar indo às mil maravilhas." Pág. 24

Zophaelbr 18/01/2011

Avaliação
Eu sou um fã de Tolkien, adoro histórias medievais.
Pontos positivos:
- Para quem tem interesse em saber mais sobre o processo de escrita de alguns livros do autor e um pouco sobre sua história, este livro tem alguns trechos voltados ao assunto.
- A história apesar de curta é interessante, porém como o livro relata, ela era menor e e foi extendida acredito a continuação seria um prato cheio.
- O preço, se souber procurar pode conseguir um bom desconto.
Pontos negativos:
- Mesmo tendo uma boa história, e demasiada curta, pra quem está acostumado a livros de muita páginas do autor, parce que tudo passa muito rápido.
- Aumentaram o número de páginas colocando a história oiginal contada por Tolkien, isso ajuda a vender o livro por um preço maior, porém não gostei de ler a história novamente, pois ela é de fácil assimilação, mas existe quem goste.

marcoabpalma 14/05/2015

Mestre Gil de Ham – J.R.R Tolkien
“Mestre Gil de Ham” é um livro que se originou de uma história que Tolkien contava para seus filhos e que foi publicado em 1949, mas que demorou mais de 20 anos para ter a sua versão definitiva.

Na sua introdução, John (O filho mais velho de Tolkien) recorda que a primeira vez que ele ouviu essa historia de seu pai foi em um piquenique que a família Tolkien estava fazendo quando eles foram pegos de surpresa por uma tempestade e eles tiveram que se abrigar debaixo de uma ponte.

Essa história de Tolkien se passa em um lugar chamado “Pequeno Reino” e conta a história de “AEgidius Ahenobarbus Julius Agricola de Hammo”, mais conhecido na sua vila como simplesmente de Mestre Gil de Ham.

Mestre Gil vivia em uma fazenda em uma aldeia chamada “Ham”, onde o livro tem o cuidado de localizá-la às margens do rio Tâmisa. Mestre Gil tinha como um amigo e escudeiro um cachorro, chamado Garm, que sabia falar a língua do povo, mas tinha muito medo do seu dono. Na realidade, Garm era um cachorro covarde quase em tudo e que gostava mesmo de passear e viver a sua vida em paz e tranquilidade.

O Pequeno Reino era também um lar de gigantes e Dragões, e um gigante com pouca inteligência e, míope, sai de sua casa nas montanhas e acaba indo procurar comida perto da propriedade do Mestre Gil. Gil então, com o seu bacamarte, consegue acertar o nariz do gigante, que foge de volta para as montanhas, mas na sua cabeça, o que o assustou foram abelhas, pois o gigante nem sequer viu o Mestre Gil.

Mestre Gil então ganha a fama na vila de Ham de um grande herói e essa fama se espalha por todo o Pequeno Reino caindo também nos ouvidos do Rei que acaba dando de presente para o nosso “herói” uma espada lendária, a “Morde-Cauda”.

Mas não é só o nosso rei que fica sabendo da fama de Mestre Gil, um dragão muito antigo e perigoso chamado “Chrysophylax Dives” ouve do gigante assustado a história da vila de Ham cheia de comida e resolve ir dar uma olhada. E é aí que o nosso “herói” se complica pois o rei acaba ordenando que todos os seus cavaleiros iniciem uma cruzada para acabar com esse dragão, e ordena ainda que eles sejam liderados por Mestre Gil, começando assim toda a confusão.

Não vou contar mais nada da história, nem de como o nosso incrível e sortudo “herói” se livra dessa enrascada, mas tenho certeza que vocês vão adorar essa história infantil que todo adulto fã de Tolkien vai adorar, pois possui todas as características de um bom conto de fadas e uma boa aventura épica, no mais alto estilo de Tolkien.

Vale ressaltar também que a edição da Martins Fontes possui duas versões impressas no mesmo livro. Nele está a versão completa da história e a versão reduzida, muito próxima da versão que Tolkien contava para os filhos. A organização, conduzida por Christina Scull e Wayne G. Hammond é exemplar. Contaram também com a ajuda dos filhos de Tolkien, principalmente de Christopher, que já participou na composição de livros como o Silmarilion e Os Filhos de Hurin, baseados nos manuscritos do escritor. A edição conta com ilustrações muito boas de Pauline Baynes.

Enfim galera, um livro genial do mestre Tolkien que com certeza deve fazer parte da coleção de qualquer fã de Tolkien.

site: http://livroscompipoca.com/