Gramsci e a escola

Gramsci e a escola Luna Galano Mochcovitch

Resenhas - Gramsci e a escola

Japa 02/11/2023

Pelo tamanho e conteúdo, nota 10.
Curti bastante. Dá uma noção geral do pensamento educacional de Gramsci, bem introdutório.

O melhor de tudo é que as páginas finais são dedicadas à indicação de leituras pra quem quiser se aprofundar - a maioria, inclusive, em português. Vale lembrar que o livro é de 1992, então tem livro indicado em espanhol que de lá pra cá foi traduzido, como o Educação e Luta de Classes, do Aníbal Ponce, por exemplo.

Nunca li nada propriamente do Gramsci, então o livro serviu pra acimentar o caminho até lá, indicando caminhos de leitura e desvendando alguns conceitos.

Confesso que pra um ou outro conceito eu ainda tive que consultar o Dicionário Gramsciano, mas nada além disso.

Livro bem fácil de entender, curto e pequeno. Vale muito a pena, de verdade.

Se eu disser que concordo com tudo que foi escrito nesse livro, vou estar mentindo. Tem citação do próprio Gramsci que eu achei nada a ver, mas faz parte; o conteúdo continua gigante, minhas discordâncias não diminuem a qualidade do livro.