Queen of Air and Darkness

Queen of Air and Darkness Cassandra Clare

Resenhas - The Queen of Air and Darkness

arthemis | @mistydisse 26/03/2021

A melhor trilogia delah
Sempre senti que faltava algo em Instrumentos: desenvolvimento de personagem. Os personagens apresentados eram mimados, arrogante prepotente. Foi muito difícil me conectar com algum, é tanto que saí só gostando de um personagem (Simon)?.

Em peças foi o oposto eu gostei de muitos personagens, mas o plot foi ridículo é tanto que nem importa o plot.

Agora artifícios? Ele conseguiu entregar tudo!! Eu já esperava gostar do casal principal, mas não sabia que ia gostar de todos os outros secundários, além disso há complexidade neles, não são rasos. O Julian é um PUTA GREY CHARACTER! (Só achei que Emma perdeu um pouco o brilho com o passar dos livros, mas se a PP não tivesse isso não seria Cassandra Clare rsrs)

O plot de todos os livros foi fantástico! gostei das artimanhas políticas, PRINCIPALMENTE nesse último. É visível o quanto o livro foi uma crítica ao governo Trump.

A associação com as fadas foi extraordinário não poderia ter sido de forma melhor até o capítulo 32 que eu morri com os Blackthorns (de novo) e tem gente que acha muito ????? eu achei ok pra Cassandra hahahah?

No mais, cinco estrelas em uma trilogia favoritada!

P.s.: CC, supere Clace POR FAVOR. Já deu.

LEIAM ARTIFÍCIOS DAS TREVAS

Lisandra 23/03/2021

o livro me fisgou até a página 600; depois disso eu meio que não entendi mais nada. achei que foi uma boa conclusão, mas a Cassandra deixou uma dezena de pontas soltas, claramente planejando uma nova trilogia pra seguir essa aqui, o que não me incomoda nem um pouco visto que eu amo os livros dela. só não leva 5 estrelas porque em alguns momentos a história se arrastou muito.

Kel Cesar 19/02/2020

Meu coração não aguenta
Esse livro é uma montanha russa de emoções. Uma hora tá tudo indo pro buraco, mas aí surge uma luz no fim do túnel e parece que as coisas vão ficar bem, só que tudo que poderia dar errado, dá errado de uma vez só! E nisso a gente já tá quase sem fôlego, mas a Cassandra pega a gente pela mão, traz de volta pra superfície e a gente consegue respirar de novo... ufa! Ou será que não?

Mariana Macabú 06/01/2022minha estante
Vc descreveu perfeitamente a minha opinião kkkk as mesmas coisas me incomodaram, mas a leitura foi divertida e emocionante como sempre é

cresstaris 06/01/2022minha estante
exato!! fico feliz de não estar sozinha kkkk

Karen 05/07/2022

Ao mesmo tempo semelhante e diferente
Cassandra Clare termina, nesse livro, a trilogies que foca na história de Emma Castairs e Julian Blacktorn, assim como conclui historias de personagens introduzidos em Dama da Meia Noite.

Ao mesmo tempo em que a autora cria, em aspectos fantásticos do caçadores de sombras, histórias únicas, conseguimos também perceber a crítica à segregação e à ausência de posicionamento politico (ou posicionamentos excludentes), que vem sido discutidas no mundo real.

Cassandra Clare consegue descrever cenas de ação, de romance, de alegria e de tristeza com uma propriedade imensa, sendo fácil para o leitor se colocar no lugar de pelo menos um personagem (se não de varios) ao longo da história. A empatia é trabalhada, assim como a habilidade de desejar o melhir para alguém que é completamente diferente de você.

Vale muito a pena encarar essa leitura de forma recreativa, mas com certeza tem muita reflexão que pode ser tirada ao lermos essas páginas.
Fabianne 22/07/2022minha estante
Adorei suas resenhas...viu te seguir para ler as futuras.

Fabianne 22/07/2022minha estante
AFF....queria dizer vou te seguir.

Aurélio 18/01/2019minha estante
Mas menina, se eu não soubesse que esse livro havia sido escrito há muitos meses eu diria que a Cassandra andou acompanhando a política brasileira. Altas críticas a governos fascistas e autocráticos.

Aurélio 18/01/2019minha estante
Amei a resolução da maioria dos conflitos. Só achei muito bonitinho aquele final de Emma e Julian depois da batalha. Não que eu quisesse que eles morressem, mas depois de queimarem e toda aquela treta e terror eu achei que a Cassandra fosse arriscar e matá-los, para mim faria muito mais sentido e daria um maior impacto. Achei que a impunidade deles foi muito surreal pra tudo que ela construiu na saga. Mas ao mesmo tempo amei vê-los felizes juntos.

Kosch 07/07/2021

AAAA
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.

A.

AAAA.

AAAAAAAAAAAAA.

A.

Amandita28 12/11/2021minha estante
Ty, Kit e Dru vão ter a própria trilogia, acalme seu coração kkkk The Wiked Power vem aí ? e eles serão os protagonistas

carlos506 12/11/2021minha estante
meu deuss não sabiaaa AAAA TO MUITO FELIZ AGORA os melhores personagens da triologia!!

Amandita28 12/11/2021minha estante
Você pode acompanhar tudo sobre os próximos lançamentos da Cassie no site do Idris Brasil. Ela também tá fazendo uma série de extras chamado Os segredos da Mansão Blackthorn, que se passa após TDA, e postado traduzido toda segunda o site.

*no site

carlos506 12/11/2021minha estante
muito obrigada, vou olhar!!

evaajacks 12/11/2021minha estante
MANO Q ODIO VAI SE FERRAR KKKKKKKKK JACE PERFEITO DESDE Q ELE TAVA NA BARRIGA DA MAE DELE

carlos506 12/11/2021minha estante
QUE SACO LINNE EU FIQUEI TRISTE AMEI OS OUTROS DOIS?? e nao o kit foi um jace que deu certo?

evaajacks 13/11/2021minha estante
kit nem foi bem desenvolvido fia se manca jace perfeito nunca errou

carlos506 13/11/2021minha estante
serio mesmo to puta ate agora por isso merecia mt maks

Ju 22/01/2021

O melhor da série
Os artifícios das trevas é a série dos shadowhunters que eu menos gosto, mas esse livro me fez gostar um pouco mais da série, eu adorei ver os personagens dos instrumentos mortais.
A única coisa que me impede de dar 5 estrelas foi o começo lento, demorou mais de 30% do livro pra eu começar a ficar interessada, mas quando passou o livro ficou maravilhoso

heliogabalus 11/04/2020

Comecei esse livro com uma expectativa super baixa porque todo mundo me falava que ia ser decepcionante. De certa forma, dito e feito. Os primeiros 30% do livro (lembrando que ele é enorme) foram uma enrolação sem fim, levei dias pra conseguir avançar. Passada essa porcentagem começou a melhorar um pouco, o plot (finalmente) começou a se desenrolar, ainda que lentamente. Mesmo defeito imperdoável dos outros livros da série: o romance totalmente sem graça que toma o lugar da história. Pouquíssimas cenas de ação pra muitas páginas e muito diálogo furado. Até eu que não noto as coisas notei falas repetidas toda hora. Sinceramente Jemma foi uma perda de tempo grotesca, o desenvolvimento deles foi resumido a "somos um casal proibido - cenas de pegação - não deveríamos estar fazendo isso". Quando eu reclamava do quanto o Julian era sem noção em los eu não fazia ideia de que piorava e muito.
O Cohort foi um inimigo super fraco - apesar de relatável. Às vezes eu só queria que alguém desse uma surra naqueles pirralhos mas sim isso ia gerar mais ódio e etc etc. Parece que a Cassandra criou um fantasma do Ciclo formado por jovens mimados e um bando de velhos patéticos. A forma como eles foram derrotados deixou muito a desejar, nem mesmo tid teve um desfecho tão pobre (apesar das semelhanças *spoilers*). A sensação que passa é a de que a Cassandra ficou com preguiça de desenvolver o desfecho e medo de tomar ações muito drásticas e como ela ama um final feliz tudo acabou acertado e todo mundo feliz igual um conto de fadas depois de três livros inteiros dos personagens sofrendo pra resolverem seus problemas.

SPOILER
Não tem como não mencionar aquela cena absurda que o cohort simplesmente toma Idris e a Cidade dos Ossos e todo mundo vai embora como se nada tivesse acontecendo, essa com certeza foi a parte mais ????? de todo esse plot mal feito.

- - -

Alguns pontos menores que valem menção. Primeiro, nesse livro a Cassandra finalmente acertou na distribuição de pontos de vista e conseguiu equilibrar os trocentos personagens que ela criou. Senti falta de desenvolvimento para alguns (cof cof Diego cof cof) mas isso é uma opinião muito pessoal e eu consigo ver que ela evoluiu nesse aspecto. Segundo, cadê o desenvolvimento que eu pedi pra Cristina? Sim ela teve vários povs mas sempre com o Mark ou Kieran ou então pensando no Mark e no Kieran parece que a menina não tem vida. O ponto alto da personagem foi quando ela matou aquele personagem específico na batalha final mas ela tinha capacidade pra muito mais e pra ser uma das melhores personagens que a Cassandra já escreveu se ela não estivesse atada ao romance. (Só pra constar eu amo Kierarktina, mas prioridades). Eu amei o desenvolvimento da Diana e como ela foi forte e corajosa em diversos momentos barra-pesada e o romance dela com o Gwyn não tirou a essência da personagem (diferente do que aconteceu com a Tina).

MAIS UM SPOILER
Por fim mas não menos importante, Consul Alexander Lightwood e Inquisidor Diego Rocio Rosales, obrigada pelos mimos Cassandra.
Manu 09/01/2021minha estante
SIM o negócio da cristina foi exatamente oq eu tava sentindo