O Capital - Edição Condensada

O Capital - Edição Condensada Karl Marx

Resenhas - O Capital

Filino 22/03/2024

Uma boa introdução - mas não sem algumas dificuldades
Essa edição condensada da obra maior de Marx é um bom convite para que o leitor conheça algumas ideias de um dos maiores pensadores da história da filosofia. A obra se inicia com um olhar sobre a mercadoria e termina com uma discussão acerca do colonialismo e de que modo a propriedade privada capitalista, suprimindo a propriedade privada em que o próprio indivíduo é detentor dos meios e dos frutos, conduz à condição de desigualdade e miséria. E durante esse percurso, há considerações sobre mais-valia (absoluta e relativa), exemplos (e cálculos) a respeito do que seja o valor e salário.

É uma obra que traz consigo elementos de economia, que povoam não poucas páginas. E isso pode ser um pouco enfadonho (e até dificultoso) para o leitor que não é da área. De qualquer forma, vale o desafio.

Antes do texto de Marx, há um escrito do próprio Gabriel DeVille, tratando do "socialismo científico", em um tom forte (que, ele próprio admite numa nota anterior a tal escrito, não reflete a sua postura anos depois) e apresenta as linhas básicas dessa visão de mundo. Uma obra interessante.

Leo 16/01/2024

Capital
Há muitos anos quanto eu achava que concordava com essas ideias, comecei a ler o livro porém abandonei.
Agora decidi ler novamente buscando realmente entender a lógica.
Para mim o pensamento dele é errado e em alguns momentos apesar de ter uma certa lógica se limita a apenas um fator e não observa os demais elementos.
Sempre colocando a culpa em quem detém o capital, chegando inclusive a dizer que acumulação de riqueza de um lado gera pobreza de outro. Que a pobreza é consequência do sistema capitalista. Quanta bobagem.
Em outra passagem, como um visionário, vislumbra constituição de uma forma superior de família e relação entre os sexos e que teria uma evolução social. Nessa aqui ele acertou bem, os progressistas, feministas e por aí vai estão implementando esses absurdos.
Enfim o papo da mais valia, para mim, não fez sentido algum e o fato do trabalhador ser tratado como um coitado que fica refém do capitalista é outra lorota.

Nubia 18/08/2023

Gênio gênio gênio
Karl Marx foi um filósofo, economista, historiador, sociólogo, teórico político, jornalista, e revolucionário socialista alemão. Um dos melhores filósofos q já li na vida

Ju.Cardozo 12/03/2023

O Capital é um marco no pensamento econômico mundial e a obra-prima de Karl Marx. O filósofo e economista alemão reuniu nestes textos toda a sua teoria, que rompia de vez com o pensamento dos economistas clássicos. Esta é a única edição condensada de sua obra máxima autorizada por Marx. Encomendada ao teórico francês Gabriel Deville, teve o propósito de popularizar as teorias socialistas entre os operários europeus, dada a dificuldade de se lidar com as teorias complexas da obra original. O livro acabou sendo publicado em 1883, ano da morte de Marx. Com o passar dos anos, esta obra se tornou importante aliada na divulgação das teorias marxistas, inclusive em língua portuguesa, uma vez que acabou traduzida antes do próprio original em Portugal, em 1912. Trata-se de um texto essencial a todos que se interessem pela intrigante relação que tem norteado o curso da história econômica: homem – trabalho – lucro.

LUCAS 04/07/2021

ENSINAMENTO POLÍTICO
Antes de conhecer essa obra pensava ser como a sociedade fala, mas, na verdade, trata-se uma coisa completamente distinta do que se pensa. Esse livro mostra a relação da sociedade com o capitalismo, como esse surgiu, como era a sociedade, como foi a mudança e quais foram as consequências. Em suma, todos os pensamentos que temos hoje da relação homem-trabalho são muito bem evidenciadas aqui, ou seja, o pensamento marxista está bem alienado ao pensamento atual. Isso acontece pelo fato do Marx estabelecer o modo de produção socialista como uma consequência inevitável do modo de acumulação capitalista.

Manços 02/09/2020

Força!
Conceitos fortes e fundamentais para entender a sociedade capitalista, porém a escrita é maçante e precisa de muita força de vontade para terminar.

Lorenza.Borba 15/06/2020

esqueci em casa :/

GIPA_RJ 21/03/2018

O "Grande capital"
Foi de certa forma válido conhecer de forma condensada este ensaio do final do seculo XIX.
Fui de coração aberto ler este material idealista e sonhador (como eu rs)
Neste sentido , esperava algo mais romantizado- entusiasmado mas que de antemão não iria me seduzir , por saber como o sonho marxista terminou.
Dai me assustou .... um livro pesado , que instiga o conflito e luta de classes com muito ódio , pondo a revolução violenta como única possivel alternativa. Me lembrou um Lula raivoso vociferando nos palanques rsrs mesmo considerando que ele não leu uma linha sequer disso , contaram para elle.
Depois a coisa acalma e começa a discutir temos como valor , preço , mais-valia , manufatura , indústria , produtividade e capital de uma maneira que no mundo capitalista não se estuda . Até curti , e vi que tudo aquilo se visualiza em nosso dia-a-dia , principalmente a exploração da mão de obra , mas não tive saco de ficar interpretando e esmiuçando , tudo muito chato mesmo.
Devem haver livros que venderam a ideia socialista da forma romantizara que supus , mas definitivamente não é esse.
Baffa 13/09/2023minha estante
Suas impressões são verdadeiras. Dos Gulags soviéticos aos discursos horríveis de Lula, as idéias de Marx trouxeram sofrimento, atrocidades, divisões, mortes e perseguições em todo o planeta, justificadas abertamente como necessários para sua implantação romântica e utópica.

GIPA_RJ 22/01/2024minha estante
Pero , mesmo diante de tudo isso , estou com Lula e não abro.
Impossível enxergar algum futuro para o Brasil sem convergir para uma visão mais a esquerda. E isso só se exacerbou em mim ao ver o que foi esta extrema-direita no poder. (Em tempo : não votei nela)