5 (Cinco)

5 (Cinco) Raphael Miguel

Resenhas - 5 (Cinco)

CuraLeitura 09/01/2018

Resenha do blog CuraLeitura
Que o Raphael Miguel é um grande escritor, nós já sabemos. Prova disso são seus livros O Livro do Destino e Ácido e Doce e dezenas de contos publicados em antologias.

Não satisfeito, resolveu lançar 5, um suspense psicológico com um enredo um tanto peculiar.

Em seu terceiro livro solo, Raphael nos presenteia com uma história diferente.

São cinco personagens que narram cada qual a sua parte em uma história fatídica. Um assassinato cujo motivo foi: a assassina deu ouvidos às vozes que lhe sussurravam coisas terríveis, incitando-a a fazer coisas inimagináveis.

Ficou curioso?

Eu já havia declarado para mim mesma que leria tudo o que o Raphael Miguel escrevesse, pois sabia que não iria me decepcionar.

5, porém, tem um DEFEITO GRAVÍSSIMO! É curto demais, pequeno demais e acabou cedo demais.

Como assim, Raphael Miguel? 36 páginas definitivamente não são suficientes para conter essa história que está até agora martelando na minha cabeça.

Um adolescente, uma mãe, um investigador, um padre, outra mãe. Quem é ou que são os assassinos?

Fico em dividida entre duas opiniões: a primeira de que o autor deveria ter escrito mais, talvez detalhado mais as cenas, com as vozes sussurando coisas, ou escrito as histórias que antecederam os acontecimentos narrados; a segunda, que se ele tivesse feito isso, será que eu conseguiria ler? Porque, sim, sou medrosa.

Só o Raphael pra me fazer sair da minha zona de conforto literário e encarar a leitura de um gênero que não é muito minha praia. E o melhor (ou pior): com ilustrações!

São cinco capítulos e cinco ilustrações lindíssimas, o que deu um "up" no livro, tornando-o ainda mais especial. A capa, apesar de condizente com o enredo, não me foi muito atrativa, talvez em uma livraria o livro passaria batido, já que não é chamativa.

Mas, se eu saí de minha zona de conforto para ler 5, por que você não o leria? É um livro que dá para ser lido em 1 hora e pode ser lido à noite, para os medrosos de plantão (tipo eu).

Raphael Miguel, como sempre, arrasa na escrita.

site: www.curaleitura.com.br

Ana Mc Bairros 30/11/2017

Eu li - 5
Parecia um romance juvenil e inocente como qualquer outro: há um garoto popular do colégio, que poderia namorar qualquer garota que quisesse, mas acaba se encantando pela única que não lhe dá atenção.

E assim aconteceu com Giu, um rapaz no auge de seus hormônios que se apaixona por Margarete, uma garota gótica de cabelos avermelhados que nunca lhe dera bola. Porém, a história não acaba assim tão bem.

Depois de muita insistência de Giu, Margarete acaba aceitando se encontrar com ele, mas o motivo real é com finalidade de conhecer a casa do garoto que a atrai única e exclusivamente porque parece um lugar mal assombrado.

Entretanto, logo na primeira visita da garota, acontece algo inesperado, e a morte de dois inocentes trazem à tona cinco versões de uma história macabra que vem atravessando décadas.

Como não amar as obras do Raphael?

Após conhecer Ácido e Doce (resenha aqui) fiquei tão empolgada com a escrita do autor, que ao ser lançado o livro 5, mal acreditei quando ele me enviou para leitura (haha).

Os narradores do texto mudam a cada capítulo, e apesar de ir além da história principal, revelando traços de personalidades marcantes dos personagens, ele não foge do conflito principal. E digo sem exagero, que consegui até sentir um leve arrepio na espinha com as descrições detalhadas do espaço e complicação do enredo, me levando a refletir sobre questões do oculto, do sobrenatural e a perturbação da mente humana.

Uma escrita leve, bem fluída e criativa. É possível ler em uma/duas horas ou menos, e foi o que fiz, mas me arrependi logo em seguida, pois acabei sentindo falta dos personagens e do enredo depois (rsrs). Você se prende tanto na história que quando vê já está querendo mais.

Recomendo a todos que gostam de histórias do gênero, com exceção daqueles que não curtem um final aberto, já que é o caso de 5. Ele deixa à critério do leitor imaginar o que aconteceu com os envolvidos na trama, portanto estejam preparados. É de tirar o fôlego :)

site: http://www.vicioseliteratura.com.br/2017/11/eu-li-5.html

Morgana Brunner 29/11/2017

5 - Raphael Miguel
Oii gente, tudo bem?
Hoje é dia de trazer de trazer a resenha do livro 5 do querido parceiro Raphael Miguel, senti-me lisonjeada de ter tido a oportunidade de participar de seu livro com uma frase sobre o que achei antes de a obra ser lançada em físico e digo para vocês, que livro!

Raphael Miguel procura nos prender com detalhes nesse livro, são apenas cinco contos que se interligam durante todas as leituras, mas sempre com aquele gostinho de quero mais, quando chegamos ao término da leitura, com casos sobrenaturais conhecemos a história de uma mansão que tivera problemas no passado e agora uma nova suspeita inicia-se.

"Só que muitos de nós jamais iremos ver o final feliz. Alguns nem mesmo conseguirão ver o final, quanto mais feliz. Viver é uma grande armadilha. Basta estar vivo para se decepcionar, se frustar ou se entregar de vez à derrota. Sou a prova mais viva disso." Pág. 12

Desde anos passados uma história se iniciava naquela mansão, um fato perturbador onde a mãe acreditava que as pessoas iriam roubar seu filho, não podiam possuir namoradas diante do ciúme excessivo, achando sempre que seria o motivo de abandono de casa e assim esquecer quem lhe colocara no mundo, situações estranhas começavam a acontecer com quem morava ali, sentimentos eram extremamente fortes e até mesmo fora do comum, sem o mínimo de respostas. As pessoas diziam que era a mansão, mas aos reais fatos não seriam possíveis. E com você, leitor, está preparado para conhecer esse mundo cheio de incertezas e mistérios?

Mais uma vez o autor Raphael conseguiu me prender, em todos os momentos senti-me envolvida e curiosa para saber o que iria acontecer com a mãe, Cibele, e o filho, que tamanha obsessão fizeram-me ver que até mesmo é realista, mães com ciúme podem machucar alguém.

Já tinha outros obras da Darda e fiquei feliz de ver que o livro é ilustrado, só mostrou o capricho que teve, é um bem curtinho, creio que muitos de vocês adoraria realizar a leitura e se encantaria, tremeriam e ficariam surpresos com o final, é revelador.

site: https://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/2017/11/5-raphael-miguel.html