Como Estarás Daqui a Meio Século

Como Estarás Daqui a Meio Século Abílio Gonçalves

Resenhas - Como Estarás Daqui a Meio Século

Conchego das Letras 18/09/2017

Resenha Completa
Não sabia nada do livro “Como Estarás Daqui a Meio Século” ou do autor Abílio Gonçalves quando comecei a leitura. Imaginava apenas que uma obra que tratasse de velhinhos num asilo traria muita emoção, pois trata de pessoas cheias de experiência pra compartilhar, mas com pouco tempo e saúde para aproveitar, pois estão na iminência de passarem dessa para uma melhor. Pessoas que ao verem a morte de perto pensam nas coisas erradas que fizeram ou nas certas que deixaram de fazer, emocionam qualquer um, faz com que olhemos para dentro e pensarmos coisas desse tipo, sem ter que esperar pra chegarmos no final da nossa vida, incapazes de fazer alguma para mudar.

Infelizmente encontrei muito pouco dessa sensação. O livro não tem grandes erros e a trama segue bem linear do início ao fim. Sem as grandes emoções que tanto esperava. Além disso a história tem dois grandes mistérios. Como uma das senhoras sempre ganha no bingo? E quem matou Paulo, um funcionário do asilo? A resposta da primeira me pareceu muito forçada. Fiquei me perguntando como alguém poderia trapacear no bingo? Isso empolgava minha leitura, mas quando tive a resposta não fiquei nada convencido de que aquilo poderia ocorrer de verdade. Me senti um pouco traído.

Dei alguns sorrisos com os personagens Maria, com sua mania de roubar remédios e experimentá-los, e Álvaro que reforma seu antigo Citroen e engana as pessoas fingindo não estar escutando. A história é contada de forma epistolar, durante dez dias acompanhamos a visão diária de cada um dos 8 velhinhos que vivem no asilo. Não achei que a escrita e pensamentos dos idosos eram suficientemente distintas ao ponto de parecerem personagens diferentes, cada um com suas características e personalidade.

Posso dizer que “Como Estarás Daqui a Meio Século” é um livro leve, de leitura rápida e divertida, mas que não consegue criar as emoções e a nostalgia que eu esperava.

site: http://www.conchegodasletras.com.br/2017/09/o-marco-leu-como-estaras-daqui-meio.html