Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida Sêneca

Resenhas - Sobre a brevidade da vida

paulafr 20/09/2022

A vida vai e não volta? ela é breve, direta, e caminha sempre para a frente.
O tempo que se foi vivido ou perdido, não voltará.
Desperdiçamos tempo preocupados com um futuro que não vamos viver.
Dedicamos tempo demais em trabalhos que não nos fazem felizes.
Não amamos como deveríamos.
Nascimento 13/10/2022minha estante
Considerando a vastidão do tempo cósmico, a vida humana é só uma gota de orvalho ao sol do meio dia. Não obstante, queríamos a eternidade de um sonho de uma noite de verão e vivemos a frustração da brevidade da vida, cercados pela escuridão e a hora da morte...

Luiza 18/09/2022

Você vai ler um livro de mais de 2 mil anos atrás e tem a impressão de ter sido escrito ontem. Só assim para se dar conta de que, de fato, nada mudou na humanidade.

Leitura fácil fácil, difícil é lidar com as verdades ditas ali.

Adriana.Karimi 17/09/2022

Viva o presente!!!
Esse livro parece ter cido escrito ontem. Dedicamos anos em trabalhos que odiamos, para adquirir coisas que se deterioram com o tempo a fim de impressionar pessoas que não gostamos. E reclamamos ao estarmos doentes ou velhos que tivemos pouco tempo para viver. E realmente sim pois apenas existimos. E não VIVEMOS!

BCasf 10/09/2022

Sobre a brevidade da vida
Livro clássico, filosofia de Sêneca é a prova do tempo, pois se encaixa perfeitamente nos dias atuais, a correria sem fim dos homens, sempre aspirando algo a mais e esquecem de si?

Joyce.Gomes 05/09/2022

Sèneca faz ótimas reflexões sobre a brevidade da vida e joga na nossa cara o quanto desperdiçamos a maior parte dela.

AlefRamos 28/08/2022

A fugacidade do tempo
O livro traz algumas reflexões sobre a brevidade da vida, e foi escrita pelo filosófico estoico, Sêneca.

Contém diversos conselhos sobre o uso do tempo, e a arte de viver bem, independente do tempo que temos.

Uma citação que resume bem a essência do livro:

"A vida divide-se em três etapas: o que se foi, o que está, aí; e o que será. Dessas três a que vivemos é a mais breve. A vindoura é duvidosa. A vivida é certa, mas irrevogável."

Uma boa leitura para despertar-nos e ficarmos atentos ao recurso mais escasso que temos.

Edna 20/08/2022

Dois trechos
"Pode haver alguma coisa mais tola, me diga, que a maneira de viver desses homens que deixam a prudência de lado?"

Nenhum homem sábio deixará de se espantar com a cegueira do espírito humano."

jade 17/08/2022

não sou muito chegada no estoicismo mas gostei muito desse livro! não sabia de nada sobre Sêneca até então... posso dizer que foi uma grata surpresa. discordo de muita coisa, mas acho essencial pensar a respeito de diversos pontos abordados. muitos e muitos trechos destacaveis. uma leitura atual.

Emma 17/08/2022

Eu amo a lição desse livro: é capaz de acalmar até os corações mais angustiados com crises existenciais. Mas não vou mentir, é massante quando o Seneca repete a mesma ideias várias vezes de formas diferentes, como se quisesse garantir que o leitor entendeu.

Galardo 16/08/2022

Boa reflexão
É um livro otimo para quem procura refletir sobre a questão, não acredito que seja um livro de respostas pois não concordo com diversos pontos, mas é inegável a capacidade de seneca em fazer raciocinar
Mauro 16/08/2022minha estante
Tudo de Sêneca é bom.

Talvanes.Faustino 10/08/2022

Sêneca foi um filósofo que aprendi a gostar. Este pequeno livro é considerado sua obra prima, deixa lições importantíssima para a vida. No mundo ainda afogado na pandemia as reflexões do filósofo, nos dão muito que pensar.

kethlycosta 31/07/2022

Livro rápido, objetivo e profundo.
Sêneca descreve com maestria a angústia de não saber viver e o quanto somos maus gestores do precioso tempo.
A obra, escrita em 49 d.C., nos mostra que a ignorância e o despreparo em viver não é atributo somente da nossa geração, mas um problema do indivíduo.
Parece-me uma boa introdução ao estoicismo.

Jucier0 31/07/2022

Curto, mas precioso
Livro curtinho, sem enrolação, mas que nos traz valiosos ensinamentos sobre o tempo, sobre como aproveitar o tempo que temos, sobre ociosidade. É um petardo certeiro

Hellen 30/07/2022

Necessário!
Esse livro é muito, muito indispensável e arrisco dizer que é para ser lido mais de uma vez!
Minha primeira experiência com Sêneca, e será a primeira de muitas! ??