Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida Sêneca

Resenhas - Sobre a brevidade da vida

Nina 31/12/2020

Sobre o tempo não ser breve, mas nós sermos esbanjadores
A passagem que mais me marcou é quando Sêneca diz que temos um receio grande das pessoas roubarem nossos pertences, como casa, roupas... mas não nos importamos quando roubam aquilo que temos de mais preciosos - o tempo de vida.

Temos que ser mais conscientes sobre o que fazemos neste tempo que nos é dado.

E isto é sobre se realizar mais como ser humano, isto é sobre ter mais domínio sobre si mesmo.

Excelente livro da tradição estoica.
(Só não gostei da introdução feita por William Li na versão que tenho)

Ed Carvalho 12/01/2021

Curto, direto e impactante
De forma direta e sem rodeios, Sêneca filosofa sobre a efemeridade de nossa existência e dá conselhos de como aproveitar melhor nossos curtos dias.

matheuslao 08/02/2021

Temos o tempo que precisamos
Me bateu a vontade de ler algo introdutório sobre filosofia e de preferência "original" de algum filósofo "antigo".

Eis que uma rápida busca aparece Sêneca e suas cartas a Paulino compiladas em "Sobre a Brevidade da Vida".

Foi interessante saber, ainda que de forma rasa, quem foi Sêneca (tutor do famoso Imperador Nero) e conceitos de Estoicismo.

O livro é interessante e como seu próprio título já diz, discorre sobre a finitude da vida, a certeza da morte e a importância de realizar apenas o essencial (ainda que a definição do que é essencial para Sêneca e o Estoicismo possa divergir do que pensamos hj em dia).

Ser "o homem ocupado" de Sêneca é perder o tempo apenas existindo, não vivendo.

Não sejamos homens ocupados.

elle carmo 11/02/2021

sobre a brevidade do conteúdo
tem seus pontos fortes ao falar acerca de como a vida pode ser curta demais se não soubermos vê-la passando diante dos nossos olhos.

porém achei que sêneca disse muito do mesmo sem seguir uma linha de raciocínio, uma construção clara de pensamento, não houve uma organização do conteúdo.

apesar disso, pode servir como um bom chacoalhão, vale a leitura por ser rápido.

Yuririn 11/02/2021

perspectivas de tempo e do bom filósofo
Sêneca demonstra uma perspectiva interessante acerca do tempo e da ideia de firmeza do sábio (segunda parte do livro). Com seus diversos exemplos de situações ele amarra as pontas da sua tese que podem parecer soltas, à primeira vista. Contudo, achei que em meio a tantas aplicações práticas das suas ideias, o ponto principal foi ofuscado e perdi a atenção algumas vezes. Mesmo assim, foi uma leitura válida para adquirir mais perspectiva e argumentação.

Maju 21/02/2021

Ótimo
Muito bom para inciantes, assim com eu, no mundo da filosofia. Uma lição de vida que se deve levar para sempre?

Jackson 09/03/2021

Um tratado sobre o tempo e uma crítica à pratica de atividades inúteis
“por que ficar sem nada fazer? Se não ocupares o dia, ele fugirá”. (9:2) (p.10)

De forma simples Sêneca discorre sobre como a noção de brevidade e longevidade dependem muita mais de como nós "gastamos" nossa vida; aquilo que fazemos dela é que traz a sensação de brevidade ou não.
O resto do livro deixo para que vocês tirem suas próprias conclusões. Aqueles que decidirem se aventurar no mundo das ideias de mais um filósofo NÃO VOLTARÃO DE MÃOS VAZIAS!

Miriam172 11/03/2021

Médio
Creio que saber o contexto em que foi escrito é muito importante. Ele exalta o ócio em uma sociedade onde só os homens ricos podiam fazer isso. Mulheres não podiam, escravos não podiam, pobres não podiam. Achei um pouco datado por isso.

Aline 13/03/2021

Um livro antigo com uma reflexão atual
A brevidade da vida é um livro curto, de leitura fácil, porém não é um livro pra você ler rápido, é para ir degustando cada frase, refletindo sobre o que ele trata. O livro fala do tempo que temos, e que muitas vezes gastamos com coisas desnecessárias. Faz a gente refletir e querer usar nosso tempo de forma mais consciente. Belo livro, bela reflexão.

Vinícius 20/03/2021

A vida fugaz
De leitura rápida, a brevidade da vida escrita no início do nosso tempo depois de Cristo, leva-nos a perceber o quão importante é viver cada dia sem perder tempo com o supérfluo e aproveitando cada momento para uma vida plena de paz e harmonia. O mais engraçado era como se desperdiçava o tempo há 2.000 anos. Se fosse hoje seria: TV, Facebook, Instagram, Etc... Como os tempos mudaram. "Bastante longa é a vida e suficiente para levar a termo os maiores empreendimentos, desde que bem utilizada."

natháliap. 29/03/2021

Sobre a brevidade da vida
Leitura leve e rápida com muitos pontos de reflexão no contexto atual!

"Deve-se aprender a viver por toda a vida e, por mais que te admires, durante toda a vida se deve aprender a morrer"

Bea 30/03/2021

Vale a reflexão
Livro rápido e profundo, e mesmo sendo de 2 mil anos atrás, ele aborda várias reflexões que são mais do que atuais.

"Algo se perde no passado? Ele recupera com a memória. Está no agora? Ele desfruta. Há de vir com o futuro? Ele antecede. A união de todos os tempos em um só momento faz com que sua vida seja longa."

bookwoman 31/03/2021

?não importa quanto tempo nos é concedido, se não há lugar onde ele possa depositar-se, se ele vaza por trincas e perfurações de nossas almas?

Like a Sir 03/04/2021

Excelente
Um dos suprassumos do conhecimento humano. Toda passagem carrega uma lição a ser aprendida.

hgiradi 08/04/2021

Prefácio excelente
O prefácio me marcou mais do que as conversas entre os filósofos.
Palavras ali guiaram alguns anos da minha adolescência. Livro muito importante pra mim.