Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida Sêneca

Resenhas - Sobre a brevidade da vida

nicosnek 06/06/2024

"Esta é a única maneira de prolongar a vida - ou melhor, de transformá-la em imortalidade. Honras, monumentos, toda aquela ambição ordenada por decretos ou regida em obras de pedra rapidamente se transformarão em ruína. Não há nada que o lapso do tempo não destrua e aniquile. Mas as obras que a Filosofia consagrou não podem ser arruinadas pelo tempo. Nenhuma idade as destruirá ou as diminuirá."

O que dizer sobre uma das grandes obras de Sêneca? Quem sou eu para tal?

Esta obra permanece para sempre ao lado de quem a lê, e Sêneca, através dela, se torna um amigo e mentor. Que tipo de amigo seríamos se não nos víssemos regularmente? Acredito que é uma obra que deve ser lida e relida pelo resto da vida. Visite seu amigo e aprenda a viver.

Rafa 27/12/2021

Trechinho pra vida! O ser é desejante, o tempo todo.

"Nunca faltarão motivos de inquietação, quer na prosperidade, quer na miséria: a vida será dilacerada entre as ocupações; o ócio sempre desejado, nunca obtido".

Kit 03/12/2021

Não sabia que eram epístolas, achei que fosse um texto inteiro, mas, apesar disso, vários pensamentos interessantes são encontrados aqui.
?Se desejam saber quão breve é a sua vida, que calculem quão exígua é a parte que lhes toca?

Américo 27/09/2020

Uma advertência aos "ocupados"
Nesta epístola, Sêneca faz uma crítica a todos aqueles que reclamam constantemente da falta de tempo para si mesmos.

Segundo o autor, enquanto deveriam valorizar e tirar proveito do tempo presente, muitos o desperdiçam com frivolidades, ou se preocupando com questões do futuro ou do passado, em vão.

A todos os que dedicam suas vidas exclusivamente ao trabalho, a realizar grandes empreendimentos em prol do povo ou de terceiros, em busca de glória ou bens materiais, e ainda àqueles que se entregam aos prazeres do corpo, ele os chama de ocupados.

Estão ocupados demais para perceber a passagem do tempo, que não pode ser suprimida.

De forma que, ao se aproximarem do dia de sua morte, já é tarde para lamentar.

Para Sêneca, a única forma de ter controle sobre seu próprio destino e fazer bom proveito do tempo é se dedicando única e exclusivamente a si mesmo, através do ócio.

Mas o ócio, por si só, é algo igualmente improdutivo.

A única forma de ócio (e nesse caso, de vida) realmente elevada e proveitosa, para o autor, é aquela devotada ao pensar, ao exercício pleno da filosofia.

Somente através dela o indivíduo é capaz de se conectar com os grandes sábios do passado, transcendendo os limites do tempo, alcançando a plenitude da vida e aceitando a chegada da morte com resiliência e serenidade.

Edna 20/08/2022

Dois trechos
"Pode haver alguma coisa mais tola, me diga, que a maneira de viver desses homens que deixam a prudência de lado?"

Nenhum homem sábio deixará de se espantar com a cegueira do espírito humano."

Alan 17/08/2020

Este livro é composto por cartas trocadas entre Sêneca e Paulino, onde Sêneca apresenta a Paulino questões sobre o bem viver, sobre o tempo, sobre como nós tornar melhores como pessoa.
É fantástico como poucas páginas são capazes de nos fazer pensar tão profundamente na vida e de como estamos vivendo (ou existindo) nela.
Leitura obrigatória para todas as pessoas que estão buscando se conhecer e dar um novo passo rumo a perfeição do ser integral.

Caio Hernams 31/12/2021

Não é apenas o tempo e sim o que faz com ele.
Livro pequeno porém não tão fácil de entender e muito menos de digerir, o livro é um soco na barriga e faz repensar muitas coisas, por exemplo, sobre como realmente a vida é breve e com o que você gasta o seu tempo, como quer viver, qual legado vai deixar, o que realmente importa. Muito bom.

tortajulia 17/04/2022

fundamental
De modo geral, Sêneca fala sobre o quão breve é a nossa vida e como essa brevidade (ou a sensação dela) está ligada às ocupações e expectativas das pessoas e o modo como levam a sua própria vida. Fala como sobre ocupar o nosso tempo com coisas e preocupações fúteis só aumenta essa sensação de que a vida é breve. Gostei, é um livro simples de entender e diversas passagens são muito interessantes e realmente me fizeram pensar sobre aspectos da minha vida e juventude. Acho que é uma obra fundamental para aqueles que desejam se questionar mais sobre o modo de levar o seu dia-a-dia e vida.

"Portanto não há por que pensar que alguém tenha vivido muito, por causa de suas rugas ou cabelos brancos: ele não viveu por muito tempo, simplesmente foi por muito tempo."

"A vida divide-se em três períodos: o que foi, o que é, e o que há de ser. Destes, o que vivemos é breve; o que havemos de viver, duvidoso; o que já vivemos, certo."

"O tempo presente é brevíssimo, tanto que a alguns parece não existir, pois está sempre em movimento; flui e precipita-se; deixa de ser antes de vir a ser; é tão incapaz de deter-se, quanto o mundo ou as estrelas, cujo infatigável movimento não lhes permite permanecer no mesmo lugar."

Danilo435 09/04/2022

leitura bem reflexiva
Não é uma leitura muito fácil, mas em compensação é muito reflexiva

Século nenhum nos é vedado. Temos acesso a tudo. Graças à magnitude do espírito é exequível sair dos limites da pequenez humana e ingressar no espaço ilimitado do tempo.

Rebeka mm 11/11/2023

Ideias ?simples? e transformadoras
A principal lição que levo comigo é o quão perigoso é manter-se ocupado e não ver a vida passar.
A analogia da viagem que passa sem se perceber quando mergulhamos em um livro, e quando se chega ao destino final fica a pergunta ?já acabou??, me fez muito sentido e me despertou essa mudança, garantir que estou tirando tempo para sentir o tempo passar mais devagar.
A tempo suficiente na vida se nos atentarmos onde estamos o desperdiçando!

JuliaCS 07/03/2022

Talvez fosse digno de 5 estrelas. Mas como são poucos os livros que li até agora, talvez seja muito precipitado da minha parte já socar de cara o auge da avaliação rs.

Queria MUITO ler um livro do tipo. São recentes meus questionamentos sobre a vida e estava sentindo a necessidade de ler algo mais concreto sobre o tema.

Fiquei imensamente feliz ao ver que o conteúdo no livro é curto e grosso. Necessitei do dicionário algumas vezes, pois pra mim foi uma leitura diferente, mas de forma alguma isso foi negativo para a leitura, pelo contrário.

Enquanto escrevo essa resenha, percebo que ter uma vida boa é de certa forma simples. A humanidade se dedicou em transformá-la em algo complicado. Acredito que a própria religião, seja qual for, tenha uma culpa imensa nisso, pois impôs (e ainda impõe) as pessoas como elas devem ou não viver.

Ah, como sou feliz e grata por não ter jamais caído na tentação da religião! É uma das poucas coisas que admiro em mim.

Enfim... Conclui que pior vida é aquela não revisada, refletida, alterada e por fim, que não é moldada na própria vontade do indivíduo.

A pior vida é aquela vivida pelas ordens, vontades e interesses de outros, muitas vezes sem a pessoa nem mesmo notar que está vivendo para a vida de terceiros e, se percebido, será tarde... Pois querendo ou não, aqueles que alcançam a velhice certamente estarão com os corpos limitados.

A vida é de fato breve, porém pode ser extensa àqueles que aprenderem sobre sí mesmos, que conseguirem refletir sobre todos os seus atos sem medo algum de encara-los, apesar de saber que não será fácil. Mas não é por não ser fácil que não seja melhor, é muito melhor, infinitamente melhor.

~

Com certeza precisarei reler mais vezes, até para garantir a compreensão total do que foi dito.

Diante disso, caso seja uma pessoa ignorante em relação às figuras da época, como eu, indico dar uma olhada no final do livro antes de começar a leitura.
Lá tem um pequeno resumo sobre quem são as figuras citadas no decorrer das cartas, inclusive é bom ter uma ideia prévia de quem são antes da leitura para quando se deparar com elas, saber que o resumo está em mãos para revisar.
Eu não sabia disso nessa primeira leitura boiei um pouco nesse aspecto kkkk
moacircaetano 08/03/2022minha estante
Belíssima resenha, principalmente pela análise pessoal. Me levou a querer ler muito o livro.

moacircaetano 18/04/2022minha estante
Começando ??

Miriam172 11/03/2021

Médio
Creio que saber o contexto em que foi escrito é muito importante. Ele exalta o ócio em uma sociedade onde só os homens ricos podiam fazer isso. Mulheres não podiam, escravos não podiam, pobres não podiam. Achei um pouco datado por isso.

Rodrigo Leão 05/10/2020

Complexo
Leitura boa , mas bem pesada , arrastada , gostei tem temas bem atuais , mas tive q me adaptar ,pois a muitas referências

Japa 06/12/2020

Recomendo demais
Um livro super curto, escrito à tanto tempo, mas ao mesmo tempo tão atual. Seneca trás diversas reflexões sobre o quanto nós perdemos tempos preciosos na vida