Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida Sêneca

Resenhas - Sobre a brevidade da vida

Italo205 02/11/2023

O livro enfatiza a administração do tempo em vida, junto a uma filosofia de Sêneca. Passando por grandes nomes da história de Roma, faz menções aos diversos imperadores e pensadores.
O livro é ótimo para quem está à procura de repensar sobre o que fazemos com o nosso tempo e tudo isso com fatos históricos e super interessantes, o que torna o livro muito especial.

mariliano 29/10/2023

É um livro curto e com uma linguagem bem simples, muito recomendado para quem está começando a estudar Filosofia, como eu. É um discurso um tanto quanto óbvio, o que me levou a lembrar sobre aqueles coachs da internet, porque fala sobre como desperdiçamos nosso tempo com coisas inúteis e vícios, como nos dedicamos a nos servir a outros muito mais poderosos, como lutamos para alcançar uma posição mais poderosa na sociedade e, no final, não soubemos aproveitar o tempo tão curto que nos foi dado. ?Se desejam saber o quão breve é sua vida, que reflitam quão curta é a parte que lhes toca.?

Marto 22/10/2023

Começando no estoicismo
Ótima forma de adentrar no mundo do estoicismo, interessante ver como certas ideias e pensamentos estão incutidos em maior e em menor grau em teóricos e obras que vieram depois desse período, da psicologia a economia, a filosofia, a física, em muitos campos vemos impresso um pouco do pensamento estoico.

hyril 18/10/2023

Raso e profundo
Gostei da leitura! foi meu primeiro contato com sêneca, mas não com o estoicismo. aqui vai uma breve opinião quanto a essa leitura...
acho estoicismo muito interessante, mas este livro em si não me impactou tanto.
apesar de haver oportunidade de boas reflexões, de forma que dá pra se aprofundar, sêneca não sai muito disso neste ensaio. ele fala bastante sobre aproveitar a vida e o tempo, mas por vezes parece superficial, não desenvolve muito, o que torna um pouco repetitiva a leitura. ou seja, ele fala do mesmo conceito em contextos diferentes. porém, senti falta dele falar sobre como podemos mudar/melhorar; como
se vive, de fato, praticamente falando, da forma que sua filosofia sugere.

Aioon 18/10/2023

Uma reflexão intensa
Uma leitura rápida e reflexiva de como temos o dom de desperdiçar nosso tempo e nossas vidas com coisas fúteis...

Hodge 13/10/2023

Bom livro
Bom livro! No entanto, após a segunda leitura de um livro da editora Camelot, decididamente não adquirirei mais livros desta. Falta edição, falta revisão. O conteúdo do livro é bom, certamente melhor em outra editora.

Ermis_minf 10/10/2023

Aproveite e vida
Sêneca nos diz que a vida é curta, e devemos aproveitá-la ao máximo. Ele compara a vida a um tesouro precioso que não podemos desperdiçar. O livro nos mostra que muitas vezes perdemos tempo com coisas sem importância, como preocupações e distrações. Sêneca nos lembra de valorizar as coisas que realmente importam, como passar tempo com a família, aprender coisas novas e ser bons amigos.
Além disso, o autor nos aconselha a não procrastinar, ou seja, não deixar para depois o que podemos fazer hoje. Ele nos lembra que o tempo passa rapidamente e que devemos fazer o melhor uso dele. Também nos fala sobre a importância de aproveitar o presente e não ficar ansioso pelo futuro

Pedróviz 29/09/2023

Sobre a brevidade da vida
A vida é breve. Devemos aproveitar o pouco tempo que temos. E qual é a mensagem de Sêneca, qual é seu ensinamento com respeito ao aproveitamento do tempo?

Vejamos. Sêneca foi um estoico e suas ideias confirmam isso. O estoicismo possui muitos aspectos positivos, especialmente no que diz respeito à temperança, à disciplina, à virtude. Disso resulta que seus ensinamentos para aproveitar uma vida naturalmente curta são: aproveitar a vida ao máximo; evitar o desperdício de tempo; viver como se não houvesse amanhã; viver com sabeforia e virtude (os prazeres da vida devem ser aproveitados com temperança, evitando-se hábitos viciosos e autodestrutivos).

Algo que me impressionou na leitura foi a clara definição dos extremos: o excesso de ócio, e o excesso de trabalho. A tônica para o bom proveito da vida é a moderação.

Igor Rocha 20/09/2023

Pequeno livro, grandes reflexões
O livro se baseia na ideia central de que não é a duração da vida que importa, mas sim a qualidade com que vivemos.
Sêneca nos convida a repensar nossas prioridades, nos encoraja a investir tempo em atividades significativas e a cultivar relações profundas com aqueles que nos cercam.
O autor aborda questões complexas com sabedoria e perspicácia, oferecendo uma série de reflexões e conselhos práticos que podem ser aplicados em nosso cotidiano.

Luba 01/09/2023

?Ouvirás a maioria dizendo: ?Aos cinquenta anos me dedicarei ao ócio. Aos sessenta, ficarei livre de todos os meus encargos?. Que certeza tens de que há uma vida tão longa? O que garante que as coisas se darão como dispões? Não te envergonhas de destinar para ti somente resquícios da vida e reservar para a meditação apenas a idade que já não é produtiva? Não é tarde demais para começar a viver, quando já é tempo de desistir de fazê-lo??

Desafio de Leitura
Livro 21

Valentina351 27/08/2023

Esse livro me pegou desprevenida
O livro em si é muito bom, acho q é o tipo de livro q todo mundo tem q ler ao menos uma vez na vida. Apesar de curto ele n é um livro para se ler em um dia, ele é o tipo de livro que precisa ser apreciado, degustado, a cada capítulo ele exige que vc pare e pense um pouco.

o Sêneca tem uma linha de raciocínio muito boa, e q me despertou vontade de ler os outros livros dele. no livro ele trás muitas abordagens a se pensar, ele me pegou totalmente desprevenida, apesar das minhas expectativas altas ele conseguiu supera-las, se tornou um dos meus livros de filosofia favoritos, não q eu tenha lido muitos, inclusive acho q esse livro foi a chave para despertar minha vontade de ler livros filosóficos.

Aline 27/08/2023

Extraordinário
Como pode um livro tão curto nos fazer refletir tanto?

Sêneca traz à luz questões pertinentes ao ser humano e a como nós vivemos.

O que mais me impressiona é que não é um livro escrito atualmente, mas é extremamente atual. Isso prova que a velocidade com que evoluímos em termos tecnológicos é muito maior do que a velocidade com que crescemos mentalmente. Na verdade, acredito que estamos retrocedendo, infelizmente.

Penso que esse livro deve ser lido principalmente por pessoas que estão no início da vida adulta e adolescentes, pois suas reflexões podem nos ajudar a decidir melhor como vamos levar a nossa vida.

Lucas 25/08/2023

Sobre a brevidade da vida
Foi uma leitura que realmente mudou minha mentalidade.
Quanto tempo vivemos pensado no futuro e/ou com medo do passado.
Quantas vezes fazermos coisas inúteis que não gostamos e nem queremos, ou nos deixamos levar por vícios.
Vivemos no mundo externo e não nos preocupamos com o nosso interior, o auto conhecimento é importantíssimo.
E por último, devemos valorizar o ócio, mas lembre-se, o ócio não é o mesmo de ter ocupações inúteis.
Realmente gostei muito dessa leitura, Sêneca é um dos maiores pensadores estoicos e com certeza está entre os maiores filósofos.

Pedro.Inocente 17/08/2023

O livro tem bons ensinamentos e de fato Sêneca é um dos Estóicos mais famosos que existiram, porém achei o livro bem ok, esperava um pouco mais, mas ainda sim vale a pena ler!