A Joia da Alma

A Joia da Alma Karen Soarele

Resenhas - A Joia da Alma

Vlademir.Dorigon 15/01/2020

O passado cobra suas dividas
Renegar seu passado é algo que não devemos fazer jamais.
Pelo contrario... Devemos aceitar seus fatos e aprender com eles... É como dizem "Errando é que se aprende", mas e quando você não aceita seu passado?
Quando a lembrança que ele traz é tão pesada e dolorosa que você se vicia em esquecer esse fardo?
No futuro você será cobrado...
Em "A joia da Alma" vemos essa cobrança sendo feita e toda a Arton irá depender dessa cobrança.

Robson 23/01/2020

Tenebroso!
Ok, vamos lá. Não sou dado a hiperbóles, mas esse é facilmente UM DOS PIORES LIVROS que eu já tive o desprazer de ler. Praticamente nada se salva dessa incursão ao mundo de Tormenta (o cenário multimídia brasileiro de fantasia medieval). Desenvolvimento de personagens beirando o nulo, o que faz com o que nada que eles façam lhe importe, os diálogos são risíveis, dando a impressão de que todos são a mesma personagem, e até se poderia elogiar a edição, que embora não extraordinária, é agradável de se ler. Mas quando você nota que passam pela mão do editor palavras como " enviezado" e até mesmo o nome do protagonista é trocado, fica difícil elogiar até isso. Devo ter tido um surto masoquista que me obrigou a ler quase 400 páginas dessa belezura, ou apenas custei a crer que realmente gastei dinheiro nele. Triste.

Mariana Rocher 04/02/2020

null
É como jogar RPG!

Luis 31/08/2017

Me surpreendi com o resultado, a Karen dessa vez nos entrega um livro poderoso em um universo diferente do das Crônicas de Myríade. Me emocionei muito ao ler esse. Recomendo.

Lucas 27/02/2020

O Passado que Assombra
Eu confesso que de cara eu fiz algo que não se deve: li ?A Deusa do Labirinto?, continuação de ?A Joia da Alma? antes de ler ?A Joia? mas não resisti à tentação de ter em mãos a bela versão em papel e autografada pela autora em mãos. E ter feito isso não estragou a leitura nem um pouco, pelo contrário, criou certas expectativas em ver certos eventos que eram mencionados em ?A Deusa?.

?A Joia? é uma estória sobre a redenção de um aventureiro e sobre ele fazer as pazes com o passado. ?Ah, Lucas, existem seiscentos livros assim? talvez vocês remontam pensado nesse momento. E sim, caro leitor, existem vários livros assim, o meu primeiro livro publicado é um pouco assim também mas poucos são tão bem escritos como ?A Jóia?.

Karen consegue nos envolver com sua escritos fluida, descrevendo bem os cenários (sem ser maçante) e descrevendo melhor ainda os sentimentos e as reações dos personagens à ponto de você sentir na pele o que eles estão sentindo. Também abusa de algumas reviravoltas sem cansar quem lê e não tem medo de matar os seus personagens quando se faz necessário.

Enfim, ?A Jóia? é um livro extremamente prazeiroso para aqueles que, como eu, adoram uma boa aventura numa cenário de fantasia medieval. Ah e o meu personagem favorito do livro é um certo grifo cinza chamado Fuligem mas quem me conhece sabem muito bem o porque disso.

Boa leitura e boa diversão!

JeffSouzaXD 18/09/2020

Um ótimo romance de tormenta.
A escrita da Karen é incrível. Eu sempre amei grifos e o personagem principal desse livro também, então me identifiquei muito com ele, leiam a resenha completa em https://www.instagram.com/p/CD2M2QaDcbl/?igshid=ufd2u7p25qxj

J. R. P. LIMA 29/10/2020

A Joia da Alma (Karen Soarele).
Um livro de 2017, em alta fantasia, escrito por uma brasileira e ambientado em um cenário nacional.

A Joia da Alma narra a trajetória de Christian, um aventureiro experiente, em meio ao trabalho que lhe garantiria a aposentadoria, mas as coisas acabam por tomar outro caminho. Conhecemos, também, Ichabod o amigo feiticeiro que sofre com o preconceito por ser um Lefou (um tipo de mestiço de demônio da tormenta, uma peculiaridade do cenário). Juntando -se a ele, teremos Oihana uma jovem Druida que está em uma trajetória de crescimento, tradição de sua vila de Barbaros.

Conheceremos, também, o trio que assumirá o papel de antagonista, durante um bom tempo. Esses são a Gwen, uma elfa sacerdotisa de Tanna-toh, a Deusa do conhecimento. Veronica, uma medusa guerreira extremamente ambiciosa e Dok, um Goblin tão bom em construir quanto em pilotar suas máquinas.

A obra é dinâmica e fluida, é eletrizante e envolvente. Karen Soarele consegue passar a sensação de ação em um momento e rapidamente consegue te por para pensar com uma reflexão existencial, é excelente.

Sim, é ambientado no cenário nacional de TormentaRPG. Por tanto, a sensação de estar presenciando uma campanha de RPG é enorme. Porém, por se tratar de uma obra literária é perceptível a liberdade criativa da autora. Enfim, Leia a Literuta nacional, conheça as autoras brasileiras, conheça o cenário de TormentaRPG.

MateusCantele 15/12/2020

Nada pode apagar o passado.
A Joia da Alma
Autora Karen Soarele
Publicado pela Jambo Editora

Se tornando a segunda romancista do universo de Tormenta, Karen Soarele nos trouxe a Jóia da Alma: Um artefato misterioso que está ligado a origem de toda Arton. Ao redor desse objeto a trama se desenrola onde Christian Pryde terá que lidar com o seu passado para se redimir e poder encarar com orgulho a vida que viveu. Uma aventura com diversos momentos de tensão, ação e que, em momentos muito bem acertados, abraça o humor e o romance. Me senti num filme de Indiana Jones, onde o protagonista se depara com momentos de sorte e revés que divertem aqueles que acompanham essa aventura. Por fim, o livro nos deixa a mensagem: Nada pode apagar o passado. É preciso enfrentá-lo de cabeça erguida, aceitando erros e acertos pois, no fim, foi tudo que vivemos que nos tornou o que somos.

Gostou? Siga-nos no Instagram @escritaehistoria

Thales 08/03/2021

KAREN É SENSACIONAL!
Simplesmente não sei como pude ficar tanto tempo longe dessa obra.
Uma ode ao amor pelas mesas de RPG.
Karen, escreva mais, por favor.

kauestark45 20/04/2021

O livro começa bem, uma boa cena de ação e uma ótima apresentação de personagens. Porém ele decai muito no decorrer da história. O meu maior problema foram os diálogos, eles são bem fracos, alguns momentos parecia que eu estava lendo uma fanfic. Mas as cenas de ação são incríveis. Eu gostei, curtinho, bobinho.
Recomendo pra quem gosta do cenário e pra quem está começando a ler.

Jaime de Andruart 12/08/2021

Excelente
A Joia da Alma, romance de Karen Soarele ambientado no cenário de RPG nacional Tormenta é o primeiro texto que leio da autora.
E que texto.
Nele acompanhamos a história de Christian Pryde e a jornada dele e de seus companheiros de aventura para recuperar a lendária Joia da Alma, que concede poderes inimagináveis àqueles que a possuem. Parece uma jornada do herói típica, mas não é.
Isso porque A Joia da Alma é uma história sobre a fé. Fé nos deuses. Fé na esperança. Fé no amor. O protagonista, Christian Pryde, ironicamente é um ateu criado em Salistick, o Reino sem Deuses, onde a magia divina é tão fraca que beira a inexistência. Não consigo não ver a ironia no seu nome, que soa exatamente como “christian pride” (orgulho cristão, em tradução livre do inglês), e no fato de que ele, mesmo sendo ateu, tem fé em outras coisas que não deuses: fé nos seus amigos e fé de que pode fugir de seu passado por meio de magias do esquecimento.
E é aí que encontramos uma bela alegoria para o vício: um homem atormentado pelo passado e que deseja esquecê-lo paga constantemente a uma feiticeira para que ela exclua determinadas lembranças de sua mente. Escapismo e fuga por meio de uma alegoria ao vício que automaticamente nos faz ver essa personagem como uma pessoa real, com seus momentos virtuosos e seus momentos baixos.
Como todos nós.
Não posso revelar nada do enredo além disso para não incorrer em revelações importantes, mas a história não fica só em Christian: temos diversas outras personagens de relevo, como o minotauro Titus, a medusa Verônica, o goblin Dok e o mago Eukithor.
À parte algumas falhas de revisão (há dois capítulos numerados como 26, por exemplo), o acabamento do livro é excelente. A ilustração da capa evoca o sentimento de aventura que se espera de um romance baseado num cenário de RPG e as páginas que principiam capítulos têm um acabamento especial, diferenciado das demais.

Gramatura Alta 28/10/2021

AJOIA DA ALMA é o mais novo romance de Tormenta, o maior universo de fantasia do Brasil, lar de dezenas de quadrinhos, livros e jogos. Uma história sobre heróis relutantes, erros do passado e busca pela redenção.

Um aventureiro veterano, Christian está prestes a completar uma última jornada, que lhe permitirá se aposentar em paz. Mas tudo dá errado quando o passado volta para assombrá-lo. Agora, Christian e seus companheiros, um mago aberrante e uma menina selvagem, terão de cruzar o Reinado de Arton em busca de um poderoso artefato. Mas eles não são os únicos nessa jornada: Verônica e seu grupo se mostram rivais à altura e parecem estar sempre um passo à frente.

No começo de A JOIA DA ALMA, conhecemos um Christian ainda jovem, pré-adolescente, metido em apuros junto com seus dois melhores amigos, Nadia, a filha de um lorde, e Eukithor, um garoto ainda mais jovem que é bastante atrapalhado e medroso. Os três fogem de uma aranha gigante que não terá nenhuma dificuldade em matá-los e devorá-los. Nadia é capturada e, enquanto Eukithor foge para salvar a vida, Christian retorna para resgatar a amiga. Então a narrativa é cortada e o leitor é levado para décadas no futuro, quando Christian já é um guerreiro próximo de aposentar as aventuras e está em sua última missão, encontrar a Joia da Alma, um objeto que permite que o dono reviva todas as suas memórias, desde o seu nascimento.

Ele viaja na companhia de Ichabod, um mago, e os dois acabam esbarrando em Oihana, uma garotinha druida, ainda na fase inicial de seu aprendizado. Ela tem como protetor um jaguar chamado Presa Ligeira. Os quatro são presos e levados à presença do pai de Nadia, que deseja devolver a Christian um objeto que ele tinha na juventude, o Sir Dedo-Duro, uma espécie de bússola que consegue apontar o caminho para encontrar qualquer pessoa. Mas esse objeto mágico possui mais que esse poder, ele possui um segredo dentro dele que apenas uma pessoa conhece, Eukithor.

Eukithor cresceu e se tornou uma pessoa poderosa. Ele contratou um trio de mercenários para recuperar Sir Dedo-Duro: Verônica, uma medusa guerreira; Gwen, uma elfa; e Dor, um goblin. Os três iniciam uma perseguição a Christian, Ichabod e Oihana, que criará batalhas e reviravoltas, além de os levar na direção da descoberta de que existem muitos segredos no passado que precisam ser revelados.

Confesso que fiquei com um sorriso quando comecei a ler A JOIA DA ALMA. A narrativa é muito dinâmica, simples, pouco descritiva, apesar de ser uma obra de fantasia e RPG, que costumam ser bem mais prolixas. Os personagens são divertidos ou dramáticos na medida certa e nos momentos propícios. A ação é sequencial, crescente, e os inimigos são variados. Não existem personagens completamente bons e nem completamente maus, todos possuem suas justificativas plausíveis. E isso é um grande mérito da autora.

A JOIA DA ALMA é uma aventura no melhor estilo do desenho CAVERNA DO DRAGÃO, com todos os elementos conhecidos do RPG, mas com personagens carismáticos, com motivações bem construídas e justificáveis, para todos eles. E uma delas, a mais intrigante, é o que exatamente aconteceu no passado de Christian em relação à aranha gigante e ao destino de Nadia. Por quase toda a história, ficamos com essa pergunta, e apenas no final, conhecemos a verdade, as consequências, e o qual é o outro poder escondido dentro do Sir Dedo-Duro.

site: http://gramaturaalta.com.br/2021/10/28/a-joia-da-alma/

Raphael Rostaizer 09/12/2021

Primeiro contato com Tormenta
Essa leitura foi meu primeiro contato com o universo de RPG brasileiro Tormenta. Já conhecia por cima mas foi a primeira vez mergulhando a fundo nas obras. Excelente história, que venham muito mais.