O Imperador - Os portões de Roma

O Imperador - Os portões de Roma Conn Iggulden

Resenhas - Os Portões de Roma

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

cid 02/09/2013

A vida é apenas um dia quente e curto entre noite longas.
A prosa de Conn Iggulden é muito fácil e agradável.
A história de Julio Cesar, parece nunca sair de moda. Queria que não tivesse havido grandes alterações da história, mas afinal o que temos é literatura e suas liberdade para criar e tornar tudo mais dramático. Amei o personagem Orso Férito, que aparece nas páginas finais e diz o trecho que mais gostei do livro. Falando aos companheiros antes da luta, sem esperanças de vitória ele diz :
“Alguém aqui acha que vai viver para sempre? Que outros homens plantem e ressequem ao sol. Eu morrerei como soldado, nas ruas da cidade que amo, em sua defesa... A vida é apenas um dia quente e curto entre noite longas. Para todo mundo chega a escuridão, até para os que lutam e fingem que sempre serão jovens e fortes...Não meus amigos, meus irmãos. Vamos enquanto a luz ainda é forte e o dia ainda brilha.
Quem quiser ir embora que vá, com minha benção.Que encontrem outras vidas em algum lugar..."

Fábio Valeta 21/03/2013

Leitura bem interessante, embora não esteja entre os melhores romances históricos que já li.

Escrever sobre Julio César e a Roma do período final da república é sempre um desafio, afinal a História é muito conhecida (além de muito interessante) e o maior problema que vejo é justamente que, ao simplificar o conflito entre Mario e Sila, como o próprio autor explicou no final do livro, ele acabou deixando a sua história bem menos interessante que a História conhecida.

Mas mesmo com os defeitos, é uma leitura agradável e com vários personagens interessantes, em especial Mario.

Agora é partir para o segundo volume hoje mesmo.

Paty 21/03/2013

Primeiro livro da série que conta a vida do governante mais famoso e importante do Império Romano CAIO JULIO CESAR.
O autor começa narrando a infância de um garoto chamado CAIO e de seu amigo Marco, ambos vivem na área rural ao redor de Roma, sendo que o pai de Caio, Julio Cesar é um cidadão importante com voz ativa no Senado.
Descreve conflitos infantis, que nos dão uma base da futura personalidade de ambos,sua força de vontade, objetivos, e mostra a lealdade e amizade entre os garotos, que convivem na mesma residência, devido a falta de familiares para cuidar de Marco.
Relata a primeira visita de Caio e Marco a Roma.. seu entusiasmo a luta dos gladiadores e nos dá uma visão de Roma na época.. inicia-se também então um personagem que fará um papel essencial no treinamento da arte da guerra de ambos.. um gladiador expériente e de personalidade forte chamado Rênio.
Seguimos esse aprendizado, até que um série de eventos resulta em escolhas difíceis a ambos.Entre todos essas narrativas, incluem-se embate entre legionários, brigas politicas, conspirações e novos personagens são inseridos no contexto..prendendo sua atenção do inicio ao fim.. e deixando aquela sensação de quero mais para a sequencia.

Guigo 13/11/2012

O Imperador - Caverna do Eremita
Durante os últimos meses estive lendo a coleção "O Imperador" de Conn Iggulden, e só posso dizer que mais uma vez fiquei muito satisfeito com o que li. A série é composta por quatro livros, "Os Portões de Roma", "A Morte dos Reis", "Campo de Espadas" e "Os Deuses da Guerra".
O autor narra a história de Júlio César, um dos maiores nomes da história antiga, desde a sua infância, passando por suas grandes conquistas, até a sua morte.
A narrativa de Conn Iggulden em seu primeiro romance histórico, mostra o potencial escondido em sua escrita, desde as primeiras páginas, o autor nos prende ao livro, nos aproximando dos personagens, e trazendo o ambiente de uma Roma hostil à nossa imaginação.

Roma, lar de grandes imperadores, generais e comerciantes, é também palco central da política, corrupção, disputas por poder e da ambição de homens poderosos, e mais do que isso, agora também é lar de Caio Júlio César.

A história começa a se desenvolver na infância de Caio (nome de Júlio na infância), onde o garoto vivia com sua família e com o seu melhor amigo Marco. Após alguns incidentes, Caio vai morar com seu tio Mário, um grande general romano, que ambiciona tornar-se cônsul de Roma, e assim, começa a vida política de Júlio César. Expulso de Roma pelo ditador Sila, o garoto torna-se um homem, com uma habilidade sem igual de persuasão e oratória, um exímio guerreiro com ótimas percepções de guerra, capaz de transformar meros pescadores em soldados e comandar legiões. Seu amigo Marco (agora Brutus), torna-se o melhor guerreiro de toda a Roma, e braço direito de Júlio.

Grande conquistador, Júlio se inspirava em Alexandre o Grande, e durante a sua vida, pacificou a Espanha, conquistou a Gália, derrotou inúmeros generais inimigos, suplantou revoltas em todo o território romano e tentou formar um império unificado com o Egito.

Por trás do senado, seu nome era sussurrado com respeito, com medo, e o povo o aclamava, mas os jogos políticos não são fáceis, e para isso Júlio mergulha com afinco nesse jogo, formando alianças inimagináveis, capazes de liquidar qualquer adversário do senado, mas com o poder...vem a ambição, e Roma não perdoa os homens ambiciosos.

Todos os livros são ótimos, e eu indico a qualquer um que queira entender um pouco mais sobre a história desse general incrível que leia, porque mesmo sendo um livro de ficção, Conn nos apresenta no final de cada livro, notas históricas, que explicam o que na história é real, e o que é ficção, deixando claro que não é apenas um livro escrito a partir de ideias, mas sim de muito tempo de pesquisa sobre o assunto.

João Paulo 27/07/2012

Não empolgou...
Apesar de ser de fácil leitura, o livro carece de profundidade histórica e de uma melhor apresentação dos personagens. O Caio descrito no livro é uma figura apática em muitos momentos. O livro também peca no sentido de conter muito pouco de como realmente se portava a sociedade romana naqueles dias.
No fim, um romance histórico que não nos mostra fatores para entendermos a sociedade romana daqueles dias.

Fico no aguardo de no segundo livro da série as coisas melhorarem um pouco mais, tendo em vista que há um pouco mais de informação dessa impressionante figura histórica que foi Caio Julio Cesar. Mas não espero um aprofundamento histórico sócio/cultural dos dias de César.

INDICO: para aqueles que querem um obra que esmiúce a sociedade romana daqueles dias, leiam SENHORES DE ROMA da escritora Collen McCullough.

Paulo 12/07/2012

Jul/2012

prof.vinic 13/06/2012

César ... Czar ... Kaiser ...
Comecei a ler apenas por tratar da vida de um dos personagens históricos mais importantes da humanidade, senão o maior de todos! Já li alguns biografias de César e não esperava algo a mais aqui ... claro que desde que conheci Cornwell, e suas versões romanceadas da história, eu tomei gosto por este gênero e estava especialmente curioso de ver isso para Caio Júlio César!

Expectativas superadas!!!! O livro é empolgante, do começo ao fim ... diria que especialmente no fim!

Em pequenos detalhes é perceptível características da personalidade deste ser humano único e fantástico ... caso você tenha assistido à serie Roma da HBO, vai identificar vários! Na verdade, fiquei dividido em torcer por Caio ou por seu grande amigo Marco, ambos sendo uma força única da natureza. O enredo é excelente, mesmo sabendo que pouca coisa tenha realmente acontecido como se trata aqui, é impossível não torcer e se surpreender com os acontecimentos ... mesmo sabendo que César só morre aos sessenta e tantos anos, fiquei apreensivo com algumas passagens! Mérito total do autor.

Falando em autor, esta é a primeira obra que li deste, mas confesso que fiquei bem impressionado e pretendo ler toda quadrilogia. Pretendo ver até onde ele é capaz de ir com sua reconstrução histórica. E olha que pelo que eu vi até agora o final deve surpreender ... surpreender para o bem, eu digo!

Maisa 19/03/2012

Razoavel
Fiquei na expectativa do livro ser tão bom quanto os que eu já li do Bernard Cornwell, mas infelizmente não foi.

As guerras e os conflitos foram passagens rápidas no livro. Acredito que isso aconteceu por conta da idade dos personagens, já comecei a ler o segundo livro e pelo que vi ate agora minhas expectativas melhoraram.

Beta 17/01/2012

Minha Impressão : Os Portões de Roma
Quando comecei a leitura deste livro fui obrigada após algumas páginas a olhar novamente a capa pra saber se realmente estava lendo o livro certo, pois ele inicia sem indícios do grande Júlio César. Tive claro, minhas suspeitas, mas aos poucos, a história simples e rica em detalhes de Caio e Marco vão conquistando a ponto de você esquecer sobre o que se trata o livro.
A história se passa na propriedade da família de Caio, aos arredores de Roma. Filho de um membro do Senado, Caio quase não tem a presença do pai em casa pois os assuntos de Roma pedem a presença continua dele,sendo então trabalho de Tubruck os cuidados da propriedade, de Caio, de Marco (filho de um amigo falecido de Júlio pai de Caio que o deixou sob seus cuidados devido a mãe do menino os terem abandonado), e de sua esposa que desde o nascimento do único filho desenvolveu uma doença que drena sua vida pouco a pouco.
Pra quêm lê o primeiro livro fica a impressão de uma criança teimosa, turrona. Muitas vezes você se vê como aquele menino e seu amigo em suas aventuras de infância e se esquece que no futuro ele será um grande homem. Todas as escolhas que fazemos – mesmo quando crianças – definem quem somos ,-ou quem seremos- e fica evidente nessa história que todas as escolhas feitas por Caio serão importantes para o seu futuro e, -porque não? - de Roma.
A narrativa é simples, e Conn Inggulden faz você ver a história por aspectos diferentes, vários pontos de vista. As batalhas lembram muito nosso querido Bernard Cornwell e as intrigas políticas muito lembram as Crônicas de Gelo e Fogo, ou seja, Conn Ingguldenn juntou o melhor de dois grandes autores numa história simples e direta que empolga o leitor e o transporta para os grandes e notáveis Portões de Roma.
Se quando você começa a ler o livro sente aquela pequena dúvida sobre o que se trata o livro, aos poucos percebe que a intenção do autor é formular as prováveis causas de Júlio César ter sido o Imperador que foi. As suas motivações, as suas convicções… Como essa criança de nascimento modesto conseguiu chegar tão longe? E tão cedo? Essas e outras questões o autor te responde no decorrer da história, e quando o livro chega ao fim, você sente aquele gostinho muito bom de “quero mais”.

Carol Amaro 03/07/2011

Originalmente postado em: http://www.meunomenaoekerol.com/2011/06/ja-li-o-imperador-os-portoes-de-roma/
----------

Essa é a história de Caio e Marcus. A história de dois garotos criados como irmãos que juram estar sempre um ao lado do outro. Juntos eles aprendem a lutar com o terrível tutor Renius e, quando Roma entra em mais uma disputa de poder eles se aliam ao tio de Caio, o cônsul Mário. Caio fica ao lado do tio aprendendo os meandros da vida política, enquanto Marcus entra para a Quarta Legião para conseguir construir uma reputação dentro do exército.

Conforme seus caminhos se separam, Caio e Marcus conhecerão amor, perda e violência. E a terra que tanto amam perde a inocência e mergulha num conflito civil que colocará romano contra romano…

————------

Romance histórico novamente, né? Fazer o que se eu adoro…kkk

Esse, claro, estava na minha lista (em constante crescimento) de “Vou ler” do Skoob, mas não tinha ideia de quando iria comprá-lo. Até que um belo dia, meu amigo Reiner resolve passear na Livraria Saraiva e sai de lá com um exemplar de Os Portões de Roma na mão (se não me engano foi indicação do Diego… foi do Vagner!). Ele começou a ler e obviamente entrei na fila de leitura e assim não precisei gastar um centavo para ler a série toda (sim, o livro é tão bom que Reiner teve que compra todos para a gente ler…kkk). Tão bom ter amigos leitores! ^^

Mas voltando ao livro. Eu não conhecia os livros do Conn, mas como essa série é recomendada pelo próprio Bernard Cornwell (que ainda não tinha lido na época, mas tinha certeza que era um excelente escritor) sempre estive de olho nela. Não me arrependi nem um pouco de ler Os Portõe de Roma, está tudo lá: Roma, tiranos, escravos, sórdidas intrigas, paixões avassaladoras, batalhas e César. César é como Henrique VIII para mim, adoro ler tudo sobre ele.

Nesse livro pegamos César ainda Caio e temos a oportunidade de acompanhar sua infância e adolescência com todos os eventos que ajudaram a formar a personalidade marcante e o gênio militar que ele viria a ser.

Os detalhes de época são inúmeros e impressionantes, nos fazem literalmente viajar à Roma Antiga e ver, como num filme, a construção de um Império como nunca mais existiu…

Recomendadíssimo!

Fernando 10/05/2011

Até agora todos os livros do Conn Iggulden que li, possuem histórias que prendem você, misturando histórias reais, com outras que na verdade não aconteceram, porém no final do livro ele conta as histórias que ele inventou, e a realidade, porém o final é realmente o desfecho histórico.

Márcia 16/11/2010

A ascenção do Rei

Um bom livro, uma história viva, personagens históricos extremamente interessantes e uma guerra rica, de tirar o folego.
É com esses ingredientes que Conn Iggulden escreve "Os Portões de Roma". Entrelaçados pelo talento de um ótimo autor, esses elementos, juntamente com o modo prático, rápido e simples com que o autor narra, fazem da história de Júlio Cesar um dos livros mais excitantes que li.

Os personagens principais, Caio e Marcos - dois meninos de origens totalmente diferentes mas que, por destino, são criados juntos e unidos por uma das amizades mais leais que já se viu - são cativantes desde as primeiras páginas.
Conhecemo-os meninos ainda. Sujos, brigões e bochechudos, os dois se metem nas mais diversas aventuras. A infância e suas desventuras apenas um breve prelúdio do que estava por vir no futuro próximo, mas que os dois meninos enfrentam com igual coragem.

Não tenho conhecimento nenhum sobre a história do Júlio Cesar, e minha envergonho disso. Estava pronta para aceitar piamente qualquer verdade imposta pelo autor nesta narrativa. No entanto, ele deixa bem claro ao fim do primeiro volume que manipulou as informações da vida do Cesar para que sua história coubesse num romance. Há personagens tão apaixonantes e reais que é dificil acreditar serem fruto de alguma imaginação. Pensar em todas as vidas perdidas em guerra... Ler um livro com essência na realidade traz sempre uma sensação de nostalgia; como se você conhecesse aquelas pessoas.

Não sei muito bem se a história do Cesar poderia ter sido escrita de outra maneira que não brilhante. A mim pareceu algo tão interessante que não acredito na possibilidade de não existir paixão pelo Cesar escrito em outro lugar.

De mais a mais, o livro por vezes é cansativo. Não há narrativa que hora ou outra não derrape em algo que não satisfaça o leitor nos totais 100%. Muitos detalhes da infância do menino, em capítulos e mais capítulos achei desnecessários, embora tenham me guiado para onde tudo de verdade começou. Apesar de o caminho da infância ter sido longo, escrever através dele foi a melhor maneira que o autor poderia ter encontrado de criar um laço entre leitor e personagens. Quer entender o caráter de alguém, entenda sua infância.

Samuel Castro 04/11/2010

Emocionante e inteligente
Mais uma ficção histórica que vale a pena de se ler. Iggulden escreve de forma inteligente e emocionante, dando realmente ao leitor a percepção de tudo o que descreve. Neste livro ele começa de forma um pouco mais lenta e o final se torna uma leitura impossivel de se deixar de lado e ao termino também é impossivel de se manter longe do segundo livro por muito tempo. A curiosidade e a emoção de acompanhar o que irá acontecer com Júlio César e Brutos é muito grande.
Comparar o autor com Bernard Cornwell talvez seja um pouco ruim pois apesar de ambos escreverem ficções históricas e se assemelharem na forma de escrita vários pontos diferentes podem ser percebidos por eles e mesmo a minha preferencia pessoal por Cornwell ser evidente, Iggulden não me decepcionou em nada, muito pelo contrario, não é simplesmente um autor para "tapar os burracos" entre um livro de Cornwell e outro, e sim um autor que vale a pena parar tudo para se ler!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6