São Paulo Nas Alturas

São Paulo Nas Alturas Raul Juste Lores

Resenhas -

Luís Gustavo 19/03/2024

Livrão bem escrito e pesquisado. Edição caprichada!
Um livro que mistura história da arquitetura, do Brasil e de São Paulo, com Arquitetura e Urbanismo. É muito bem escrito, com narrativa envolvente, começando pelo que deu certo - na arquitetura de São Paulo dos anos 50 e 60 - e pelos porquês disso. Depois, aborda o que levou ao fim do ?milagre arquitetônico paulistano? e quais foram as consequências disso para a cidade como um todo.

Eu recomendaria esse livro para qualquer pessoa que queira entender como a Arquitetura e o Urbanismo impactam nossa vida diariamente e tentar ir além do ?que prédio bonito? ou ?que prédio feio?.

A título de curiosidade, o autor aborda a maior parte dos grandes nomes da arquitetura brasileira dos anos 1950 e 1960: Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, João Artacho Jurado, João Batista Vilanova Artigas, Paulo Mendes da Rocha, Abelardo de Souza, Franz Heep, Gregori Warchavchik, Lina Bo Bardi, Maria Bardelli, Ermanno Siffredi, David Libeskind, Lucjan Korngold, Alfredo Duntuch, Rino Levi, Eduardo Kneese de Mello, Gian Carlos Gasperini, Salvador Candia, Oswaldo Bratke, Jorge Wilheim, Jorge Zalszupin, Victor Reif, Jacques Pilon, Guido Gregorini, Majer Botkowski, Israel Galman e Rodrigo Lefèvre.

Hordarok 15/03/2024

SP nas alturas vale a leitura, mas com poucas ressalvas
O Raul fala das condicionantes que permitiram a construção de excelentes (tanto em estética quanto em funcionalidade) prédios modernistas no centro expandido de São Paul durante a década de 50. Isso na primeira metade do livro.

Já na segunda metade, ele apresenta as razões do declínio da qualidade das construções a partir da década de 60.

O livro é mto bom, mas o Raul é muito pedante com a escolha estética da arquitetura dos anos 20-40, que também construiu prédios ótimos em questão funcionalidade na minha opinião.

Fernanda 05/11/2020

Boa introdução aos interessados em arquitetura
O livro é uma introdução aos interessados em arquitetura, em especial a arquitetura moderna paulistana, que gostam de um bom passeio no centro de São Paulo para observar as incríveis obras arquitetônicas.
Para quem já é da área, vale a leitura com um olhar crítico mais apurado, principalmente em situações com a visão mais pessoal do autor, em especial o trecho sobre o Arquitetura Nova.
No geral é um bom livro, um pouco cansativo do meio para o fim, mas vale a leitura.

Julio.Gurgel 14/03/2020

Arquitetura da esperança
Nunca imaginei que um livro sobre o boom criativo da arquitetura paulista nos anos 50 (e além) pudesse ser tão interessante. Numa escrita ligeira, o autor apresenta um trabalho de pesquisa muito bem detalhado. Pode ser meio estranho pra quem não mora ou não conhece bem as ruas e os prédios de SP.