Andrezinn 08/06/2023
Thrawn: A ascensão de um estrategista
Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante... Mitth'raw'nuruodo, ou Thrawn, um alienígena humanóide de pele azul e olhos vermelhos vivos, características da raça Chiss, faz seu primeiro contato com o Império e acaba chamando atenção do próprio Imperador Palpatine, a quem consegue convencer de que pode ser útil para os planos de expansão imperial. Em meio a inúmeros desafios para sua ascensão na hierarquia imperial, Thrawn acaba encontrando aliados e inimigos que põem em prova sua capacidade e habilidade como um estrategista.
O livro traz o ponto de vista de três personagens: Eli Vanto, Thrawn e Arihnda Pryce. Vanto foi o cadete responsável por auxiliar Thrawn na academia, onde ambos se formaram juntos, e Arihnda, uma personagem que, enquanto buscava sua própria ascensão na política imperial, trouxe a Thrawn novos desafios, cooperou com os interesses dele e, mais tarde, foi a personagem responsável por conectá-lo a incrível série animada "Star Wars Rebels". Ambos os pontos de vista, com suas tramas pessoais que se intercalam numa teia magnífica são uma adição e tanto para o cânone de Star Wars, expandindo com maestria esse universo que até hoje conquista legiões de fãs.
Timothy Zahn, o autor, não resguarda sua engenhosidade em explorar a ascensão de Thrawn no Império Galáctico, e nos vários desafios que surgem a ele. Enfrentando piratas, ladrões, contrabandistas e até mesmo insurgentes rebeldes, Thrawn vai conquistando aos poucos uma reputação enorme no meio da Marinha Imperial e causando um rebuliço enorme, devido sua origem alienígena, algo que o Império não vê com bons olhos, principalmente se um alienígena demonstra ser prodigioso e até mesmo melhor que muitos humanos de alto cargo na Marinha Imperial. Esse preconceito imperial é trabalhado muito bem ao longo do livro, dando ainda mais camadas a história.
O livro é uma espécie de quebra-cabeça que Zahn convida o leitor a montar e tentar encaixar as peças para que a imagem faça sentido. Cisne Noturno, o grande inimigo de Thrawn no livro, não fica para trás em desenvolvimento. O personagem é trabalhado artisticamente e suas táticas chegam a se equiparar com as do Chiss, relembrando muito os embates de Sherlock Holmes e seu arqui-inimigo, o Professor Moriarty. Com o desenrolar da história fica quase impossível não fazer tal comparação, já que os planos de ambos são mirabolantes e geniais. Quanto ao Watson, não se preocupem, Vanto, o encarregado de ajudar Thrawn faz esse papel, admirando as capacidades mentais de Thrawn e o acompanhando em suas aventuras.
Mas tem algo errado, Thrawn demonstra ser carismático, inteligente, astuto, se preocupa com reféns e perdas desnecessárias, e inspira lealdade a suas frotas; qualidades essas que estão mais para um herói. Mas Thrawn não é um vilão em Star Wars? Pois bem, ao combater os rebeldes na série "Rebels" e sendo uma força de oposição a eles, ele acaba assumindo sim um papel de vilão; mas nesse livro em específico, ele é um personagem em branco, que, com o passar das páginas vai sendo modelado. Mas títulos como anti-herói, herói ou vilão não são rótulos que cabem para esse estrategista, apesar de suas características o aproximar de um anti-herói. Justamente por não conhecermos suas lealdades e aspirações até o final do livro, o personagem acaba sendo tão cativante e conquistando ainda mais admiração dos leitores.
Para terminar, o final do livro é magnífico, pegando todas as peças que nos foram apresentadas ao longo do livro e mostrando onde elas se encaixam, formando um belo quadro de arte que parece fazer parte de uma coleção, onde todos contam mais sobre esse personagem e se conectam criando um acervo magnífico, digno da admiração do Grão Almirante Thrawn.
"Todos os seres começam a vida com esperanças e aspirações. Entre essas aspirações está o desejo de que haja um caminho direto para seus objetivos. Raramente é assim. Talvez nunca seja. Às vezes, as curvas são causadas pela própria vontade da pessoa, conforme seus pensamentos e objetivos mudam com o passar do tempo. Mas, na maioria das vezes, as curvas são causadas por forças externas."
"Arte. Para alguns, é indicador de cultura. Para outros, é um indicador de riqueza. Para a maioria, é uma questão de simples satisfação. Para Thrawn, era uma ferramenta inestimável."
" - Minha carreira não é importante. O que é importante é o futuro da Marinha Imperial. - Cheno gesticula com respeito e admiração. - O senhor é esse futuro, Thrawn. Foi um privilégio ser seu comandante."
"A guerra é basicamente um jogo de habilidade. É uma competição de mente contra mente, tática contra tática."
"Um amigo não precisa ser mantido nem ao alcance da visão, nem ao alcance da mão. Um amigo deve receber a liberdade para encontrar e seguir o próprio rumo. Se vocês tiverem sorte, esses caminhos se juntarão por um tempo. Mas, se os caminhos se separarem, é reconfortante saber que seu amigo ainda abrilhanta o universo com suas habilidades, pontos de vista e presença. Porque, se uma pessoa for lembrada por um amigo, ela nunca morre realmente."