O Aprendiz de Gutenberg

O Aprendiz de Gutenberg Alix Christie

Resenhas - O Aprendiz de Gutemberg

Stéfany 22/02/2024

A história não conseguiu me prender por completo, acho que a leitura simplesmente não fluiu em alguns capítulos. É um romance que traz muitos aspectos técnicos e foca muito nas relações dentro da oficina, mas senti que algumas questões não são tão bem desenvolvidas, o que me deixou perdida sem entender muito bem o que estava acontecendo. Foi uma leitura boa, apesar de não ter sido incrível

danimite 17/05/2023

Peter Schöffer
Essa obra é um prato cheio para quem ama ler e ama história!
Conta a jornada do principal aprendiz da oficina de Gutenberg durante impressão da famosa bíblia de Gutenberg, em Mainz na Alemanha.
Fiquei tão fascinada que adentrei em pesquisas sobre os personagens, principalmente Peter, e como viviam há mais de 500 anos.
Foi mais que uma leitura, foi uma viagem ao passado e aos conflitos sociais e religiosos da época.
Em minha futura viagem para a Europa farei questão de ir aos lugares citados no livro.
A única questão negativa é quanto aos diálogos, que devido ao modo que foram escritos, muitas vezes não deixam claro a qual personagem pertencem.
No mais, recomendo muito a leitura.

alissont 25/04/2023

Devagar, quase parando
Decepcionante. Essa é a palavra que melhor descreve minha sensação ao terminar "O aprendiz de Gutenberg". Nem mesmo a temática histórica, a qual gosto muito, foi capaz de me cativar durante a leitura. Tal contextualização, aliás, foi responsável por gerar em mim altas expectativas quanto à obra, o que talvez seja a causa da minha frustração.

Em suma, o livro apresenta diálogos confusos, não trabalha bem a relação dos personagens e, durante boa parte, descreve demasiadamente processos técnicos, tornando a leitura muito cansativa. Quanto a pontos positivos, o conhecimento histórico fornecido pode ser citado.

Sendo assim, em vista daquilo que se propõe a ser, "O Aprendiz de Gutenberg" deixa muito a desejar quando se trata de romance, sendo razoável no tocante ao histórico.

Maria7768 17/12/2022

É um livro interessante mas? confuso? Ainda não sei o que pensar.

?? Como você mudou?
Como poderia não ter mudado, depois que provou a liberdade e sentiu seu destino crescer dentro dele? Será que nenhum deles via isso? Sentia isso dentro de si, grandeza;?

Marcelo H S Picoli 14/02/2022

A história da famosa bíblia de Gutenberg
Europa Medial, onde os poucos exemplares de bíblias existentes eram copiados a mão por escribas. Isso fazia com que o livro fosse raro, e poucos tinham acesso.
O invento de Gutenberg vem para popularizar não somente a bíblia, mas também o acesso a demais livros pela população.
O enredo conta como isso aconteceu, com os desafios, intrigas e oposições.

Não achei a escrita boa, mas a trama acaba compensando.

Mimi 22/03/2021

Viva a Bíblia!!!
Trata-se da história da impressão de como surgiu a impressão da Bíblia.

Pra quem gosta de literatura histórica é uma boa pedida.

As vezes achei um pouquinho cansativo mas valeu a leitura.

Bia 01/12/2020

O aprendiz de Gutemberg
Essa leitura veio a calhar. Estou muito investida em coisas históricas e por isso esse livro me chamou atenção. É interessante como ele mescla narrativa histórica com thriller, deixa o leitor totalmente investido para saber o que vai acontecer. Os personagens são bem trabalhados, a narrativa bem simples mas apresenta reflexões muito interessantes sobre religião, moral, relacionamentos e sociedade. Senti falta de apego com os personagens e me incomodou como algumas coisas eram superficiais quando deveriam ser mais trabalhadas, as vezes as coisas ficavam muito vagas porém os únicos dois pontos que podem ser considerados negativos é que envolve muita nomenclatura católica, política e relações entre poderes, outra é que o autor não dá um forte contexto histórico o que pode deixar o leitor muito confuso e se vc não tem conhecimento prévio desses dois pontos pode se tornar uma leitura maçante e meio confusa, o que aconteceu um pouco comigo. Mas a leitura em si é extremamente fluida e divertida, e fiquei satisfeita com o final. Um ótimo livro.

Fabio.Dimant 06/05/2018

Interessante
Pelo ponto de vista do aprendiz, conhecemos o contexto da que provavelmente foi a maior invenção da humanidade.

douglaseralldo 03/11/2017

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE O APRENDIZ DE GUTENBERG, DE ALIX CHRISTIE OU SOBRE TAREFAS HOMÉRICAS
1 - O Aprendiz de Gutenberg é um livro interessante mesclando narrativa histórica e thriller jogando luzes sobre um dos maiores inventos da humanidade, a impressão de Gutenberg, narrado a partir da perspectiva de um de seus aprendizes, Peter Schoeffer, numa trama que dentre outras coisas falará de obstinação e comprometimento;

2 - Para narrar este grande acontecimento da humanidade a autora noveliza a experiência histórica elaborando sua versão dos anos que antecederam até o dia do sucesso da impressão das edições da hoje conhecida Bíblia de Gutenberg. O impressor a partir de suas prensas e seus sistema de impressão provocou uma grande revolução no mundo,todavia há no romance de Christie certa tentativa de revisão histórica ao trazer para este acontecimento seu cenário amplo (que ao leitor de hoje até pode surpreender por causa de nossa concepção de impressão) com mais personagens relevantes a dar noção da condição homérica deste trabalho;

3 - Com o tempo e sua passagem nos habituamos a falar na Bíblia de Gutenberg, permitindo o esvanecimento da grandiosidade da empreitada realizada e todos os atores envolvidos no processo, de modo o romance ao trabalhar a perspectiva de Schoeffer acaba dando a dimensão do fato ao mesmo tempo que reproduz um cenário de intrigas e golpes, isso tudo num mundo cujo pano de fundo histórico está bastante tumultuado;

Resenha completa no blog

site: http://www.listasliterarias.com/2017/11/10-consideracoes-sobre-o-aprendiz-de.html