O lado invisível da economia

O lado invisível da economia Katrine Marçal

Resenhas - O lado invisível da economia - Uma visão feminista

Bárbara 13/02/2023

E a mãe do Adam Smith?
O melhor questionamento desse livro, pra mim, foi esse: "e quem fazia a comida e lavava as roupas do Adam Smith?" Por que o trabalho invisível das mulheres não entra nas equações econômicas?

Já chega de levar em conta conceitos ultrapassados que colocam o homem no centro do universo e da economia. Já passou e muito da hora de incluir as mulheres e o seu trabalho de cuidado não-remunerado ? de crianças, doentes e idosos ? nas políticas públicas de estado. Está na hora de atualizarmos a forma como se pensa e se administra a economia de um país.
Mapplehead 13/02/2023minha estante
ótimo questionamento mesmo. A força invisível do trabalho doméstico precisa começar a ser valorizada. A falta de valor monetário faz as pessoas ignorarem as horas gastas nisso.

Lauren / Biblioteca de Lilith 03/01/2020

Uma visão feminista da economia
O pensamento feminista tem o poder de nos fazer repensar antigas estruturas e conceitos pré-determinados ou ideias equivocadas enraizadas que oprimem. Ele nos coloca diante de novas reflexões e questionamentos nos fazendo olhar para o mundo sob outra perspectiva, de forma mais madura consciente e menos egoísta, principalmente repensando o patriarcado. O Livro O lado invisível da economia – uma visão feminista contribui para estas reflexões.

Citações:
“A mulher recebeu a tarefa de cuidar dos outros, não de maximizar seu próprio ganho. A sociedade lhe disse que ela não pode ser racional porque o parto e a menstruação a amarraram ao corpo, e o corpo foi identificado como o oposto da razão.”

“As mulheres nunca tiveram permissão para ser tão egoístas como os homens. Se a economia é a ciência do interesse pessoal, como a mulher se encaixa nela? A resposta é que o homem teve permissão para representar seus interesses, e a mulher ficou representando o frágil amor que precisa ser conservado. Senso excluída. “

“Os frutos do trabalho masculino podiam ser armazenados em pilhas e medidos em dinheiro. Os resultados do trabalho feminino eram intangíveis”.

“A mulher se tornou “corpo” para o homem poder ser “alma”. Ela ficou cada vez mais atada a uma realidade corpórea para que ele pudesse se libertar dela.”

“Na realidade, a renda obtida fora de casa pode ter um impacto nas relações de poder dentro da família e , por sua vez, influenciar as escolhas. A mamãe tem menos poder de decisão porque papai paga as contas.”

“A vida dos homens é valiosa. A vida das mulheres é valiosa em relação à dos homens.”

“O trabalho das mulheres é um recurso natural que não achamos que precisamos levar em conta. Supomos que sempre existirá. É considerado uma infraestrutura invisível e indelével.”

“Correr riscos excessivos é o que quebra os bancos e gera crises financeiras, então será que os homens não têm hormônios demais para cuidar da economia? Outros estudos mostram que mulheres tem a tendência pelo menos igual à dos homens a correr riscos, mas só quando estão no meio de seu ciclo menstrual. Será que o problema com os banqueiros é que eles são como mulheres ovulando? Qual a ligação entre o ciclo de negócios e o ciclo menstrual?”

“A economia não tinha a ver com dinheiro. Desde o início, tinha a ver com o modo como vemos as pessoas. Fundamentalmente, a economia era a história de como nos comportamos para lucrar em uma situação determinada. Em todas as situações. As consequências não tem importância.”

“Enquanto a linguagem humana é usada para descrever o mercado, a linguagem do mercado é cada vez mais usada para descrever as pessoas. A economia se tornou gente, e nós nos tornamos a economia.”

“Os recursos do mundo são limitados, e isso leva à disciplina porque as pessoas são forçadas a competir para sobreviver. Soluções de mercado e grandes abismos sociais são, portanto, uma forma de manter tudo em ordem. Se as pessoas conseguirem o que precisam sem ser forçadas a competir, então não haverá uma razão para serem disciplinadas. “

Karli Souza 14/04/2020

Necessário...
Esse é um daqueles livros que mereciam mais leitores, para todos aqueles que se interessam por economia e feminismo, aqui temos um bom encontro, é ainda melhor para estudantes de economia, já que o livro apresenta grandes preceitos da ciência e várias afirmações de sua teoria e história de pensamento. O livro inicialmente me surpreendeu bastante, é divertido e sagaz, a autora desperta a reflexão do leitor e faz uma dura crítica a ciência econômica e em especial ao homem econômico, foi muito proveitoso; apesar do final ser um pouco arrastado, o livro é muito necessário para ter uma análise diferente, profunda e perspicaz sobre um lado invisível da sociedade e como a economia é grande responsável por isso. Além disso, reforça o tipo de profissional que um economista não deve ser. Simplesmente leia.

FM 04/05/2020

Uma obra que só tem a acrescentar coisas boas.
Com o objetivo de trazer mais " luz " , sobre o papel das mulheres no desenvolvimento da sociedade , a jornalista, economista e escritora sueca Karine Marçal faz um apanhado de todo o século XX e desse início do séc XXI, e , lança o seu olhar sobre ( segundo a visão dela) os equívocos da economia neoliberal "pautada por uma visão masculina", tem levado o mundo a se aventurar em escolhas que se pautam pela competição da Racionalidade Vs O corpo.
Seu livro, marca sua posição, ao Buscar desconstruir a imagem de nomes importantes do pensamento liberal, como Milton Friedman ( Nobel de economia de 1976) e Adam Smith, escritor do Clássico A riqueza das Nações.
Embora seu livro, tenha como propósito dar mais voz e visibilidade a presença e as contribuições femininas na economia, a maior parte da obra destaca e dá visibilidade os erros e equívocos mascu-capitalistas ( e aí, sou eu falando, e não a autora) ,e como o capitalismo moderno se utiliza desses erros para criar novos "cases de sucesso" e se reinventar.
No entanto no é uma obra inspiradora que conseguiu mudar a minha visão sobre o papel das mães e dos pais, que deixam de seguir suas vidas em prol da família e do futuro da nação.
Vale muito apena ler este livro. Recomendo.

Andressa Klemberg 31/07/2020

Maravilhoso
Livro muito importante para pensarmos o feminismo na economia. A exclusão e a desigualdade da mulher em termos econômicos. Também os papéis feminino e masculino que foram artificialmente criados, além de trazer explicações muito fáceis de entender sobre crises e a teoria do homo econômico.

Mi 18/02/2021

Perfeito
O segredo mais bem guardado do feminismo é quando uma perspectiva feminista é necessária na busca por uma solução para nossos principais problemas econômicos. Essa visão está em tudo, de desigualdade a crescimento populacional a benefícios ao meio ambiente e ao dilema dos cuidados que logo será enfrentado por muitas sociedades que estão envelhecendo. O feminismo diz respeito a muito mais do que ?direito das mulheres?. Por enquanto, apenas metade da revolução feminista aconteceu. Adicionamos as mulheres e mexemos. O próximo passo é perceber que essa mudança foi enorme e de fato mudar nossas sociedades, economias e políticas, adaptando-as ao novo mundo que criamos. Despedirmo-nos do homem econômico e construirmos uma economia e uma sociedade com espaço para um espectro maior do que significa ser humano.
Não precisamos chamar de revolução; em vez disso, podemos denominar de melhoria.

Bruna Rosa 21/02/2021

Trabalho doméstico não remunerado
Um ótimo livro pra entendermos como funciona a lógica capitalista que invisibiliza o trabalho doméstico.
Fala muito mais sobre economia do que eu imaginava e em alguns momentos eu "viajei" no assunto.

Mas no geral, é um ótimo livro. Gostei bastante. Está na lista dos melhores livros feministas que já li até agora.
Dica para complementar a leitura: não deixe de ler também Calibã e a Bruxa.

kitski 10/03/2021

O Lado Invisível da Economia
um livro sobre economia numa perspectiva diferente, que abrange as mulheres e traz a luz os obstáculos. é uma leitura necessária.

Ailauany 05/07/2021

"Não importa se o avião ou a arma antiaérea são operados por uma pessoa ou por uma máquina. As ações do piloto são decididas pela lógica do sistema. Não tem a ver com ele como indivíduo"

hspaiva_ 01/09/2021

Muito perspicaz
Katrine Marçal escreve muito bem esse livro e passa muito claramente a sua ideia. Livro muito bom e com muitas ideias boas e "insights" para enxergar a ciência econômica de outra forma. Minha crítica ao livro é que a autora acaba sendo repetitiva em alguns capítulos.

Cibele 04/04/2022

Ótimo
Um choque de realidade sobre todo o trabalho feminino que nunca é contabilizado, mas que a estrutura da sociedade se alicerça sobre.

Tais Caires 05/04/2022

A economia é dependente da exploração das mulheres
O lado invisível da economia - uma visão feminista, Katrine Marçal
O título desse livro merecia uma análise semiótica: o lado invisível são as mulheres, que são o grupo que compõe o feminismo. A visão feminista seria portanto considerar esse grupo nas análises econômicas, para que elas possam, finalmente, ser baseadas na realidade
"Se quisermos uma imagem precisa do mercado, não podemos, por exemplo, ignorar o que metade da população mundial estão fazendo metade do tempo" (p. 174)
A leitura deste livro é fácil, rápida e a escrita é bastante provocativa. E ainda que não se saiba muito sobre economia é bastante claro, os exemplos trazidos pela autora são bastante simples
Com a leitura deste livro ficou evidente, para mim, que a economia foi baseada em uma sociedade que ignora a existência das mulheres, aliás, que pressupõe o trabalho doméstico não remunerado, que coube às mulheres, como desimportante, podendo portanto ser ignorado nas teorias econômicas. Ou seja, a economia acaba por não ser capaz de incluir mulheres em suas teorias porque é baseada na sua exploração. Em outros termos, a economia é dependente daquilo que ignora: o trabalho do cuidado feito pelas mulheres
"O trabalho tradicionalmente executado por homens é o que conta. Ele define a visão de mundo econômica. O trabalho da mulher é 'o outro'. É tudo que ele não faz, mas de que depende para poder fazer o que faz" (pg. 26)
Talvez a grande tarefa do feminismo seja propor maneiras de mudar a sociedade, economias e políticas, adaptando-as ao mundo que queremos viver, em que mulheres não sejam vistas como "o outro", mas sim como humanas.
#amoraefeminismo

Maíra 27/04/2022

Livro de fácil entendimento
Livro agradável, a autora aborda temas da econômica complexos de uma forma bem didática, para pessoas leigas assim como eu foi bem útil para entender como a roda da economia gira, e a importância do trabalho doméstico.

O único ponto "negativo" é que o livro tem um ponto de vista eurocêntrico, então foge um pouco da nossa realidade aqui no Brasil, onde nossa economia gira em torno do serviço doméstico mal remunerado das mulheres e na sua maioria negra.

Valeu a leitura e o conhecimento adquirido.

Juliana 22/09/2022

Por que quase não vejo falarem sobre esse livro?
A escrita é muito clara, em certos momentos até repetitiva. Mas traz reflexões e informações mto importantes.

Algumas citações:

?O feminismo sempre teve a ver com o dinheiro. Virgínia Woolf queria um teto todo seu, e isso custa dinheiro?

?A garota de 11 anos que anda 15 quilômetros todas as manhãs para pegar lenha para a família tem um papel importante na capacidade de desenvolvimento econômico de seu país. Mas esse trabalho não é reconhecido. A garota é invisível nas estatísticas econômicas.
No cálculo do PIB, que mede a atividade econômica total de um país, ela não é contada. O que ela faz não é considerado importante para a economia. Nem para o crescimento. Dar à luz, criar filhos, cultivar um jardim, cozinhar para seus irmãos, ordenhar a vaca da família, costurar roupas para seus parentes ou cuidar de Adam Smith para que ele possa escrever A riqueza das nações... Nada disso conta como "atividade produtiva" nos modelos econômicos padrão.

Fora do alcance da mão invisível, há o sexo invisível.
A autora e feminista francesa Simone de Beauvoir descreveu a mulher como "o segundo sexo". É o homem que vem primeiro.

Ele define o mundo e a mulher é ?a outra?, tudo o que ele não é, mas também aquilo de que ele depende para poder ser quem é.
Para poder ser importante.
Assim como existe um ?segundo sexo?, existe uma ?segunda economia?. O trabalho tradicionalmente executado por homens é o que conta. Ele define a visão de mundo econômica. O trabalho da mulher é ?outro?. É tudo o que ele não faz, mas de que depende para poder fazer o que faz.?

?Não há nada na biologia de uma mulher que a torna mais adequada ao trabalho doméstico não remunerado. Ou a se esgotar em um emprego incrivelmente mal pago no setor público.?

?Alguém tem de preparar um bife para que Adam Smith possa dizer que esse trabalho não conta.?

Mary Stella 02/12/2022

Excelente leitura
Excelente abordagem a respeito do quanto o trabalho de cuidado, exercido majoritariamente por mulheres, é ignorado pela economia de modo geral na história das sociedades. O referência maior do livro foi exatamente o uso que o próprio Adam Smith fez dos serviços de cuidado de sua mãe até a morte dela, enquanto desenvolvia sua ideia de mão invisível do mercado, invisibilizando também o trabalho das mulheres da vida do homem econômico.