O lado invisível da economia

O lado invisível da economia Katrine Marçal

Resenhas - O lado invisível da economia - Uma visão feminista

Maíra 27/04/2022

Livro de fácil entendimento
Livro agradável, a autora aborda temas da econômica complexos de uma forma bem didática, para pessoas leigas assim como eu foi bem útil para entender como a roda da economia gira, e a importância do trabalho doméstico.

O único ponto "negativo" é que o livro tem um ponto de vista eurocêntrico, então foge um pouco da nossa realidade aqui no Brasil, onde nossa economia gira em torno do serviço doméstico mal remunerado das mulheres e na sua maioria negra.

Valeu a leitura e o conhecimento adquirido.

Ailauany 05/07/2021

"Não importa se o avião ou a arma antiaérea são operados por uma pessoa ou por uma máquina. As ações do piloto são decididas pela lógica do sistema. Não tem a ver com ele como indivíduo"

Bruna Rosa 21/02/2021

Trabalho doméstico não remunerado
Um ótimo livro pra entendermos como funciona a lógica capitalista que invisibiliza o trabalho doméstico.
Fala muito mais sobre economia do que eu imaginava e em alguns momentos eu "viajei" no assunto.

Mas no geral, é um ótimo livro. Gostei bastante. Está na lista dos melhores livros feministas que já li até agora.
Dica para complementar a leitura: não deixe de ler também Calibã e a Bruxa.

FM 04/05/2020

Uma obra que só tem a acrescentar coisas boas.
Com o objetivo de trazer mais " luz " , sobre o papel das mulheres no desenvolvimento da sociedade , a jornalista, economista e escritora sueca Karine Marçal faz um apanhado de todo o século XX e desse início do séc XXI, e , lança o seu olhar sobre ( segundo a visão dela) os equívocos da economia neoliberal "pautada por uma visão masculina", tem levado o mundo a se aventurar em escolhas que se pautam pela competição da Racionalidade Vs O corpo.
Seu livro, marca sua posição, ao Buscar desconstruir a imagem de nomes importantes do pensamento liberal, como Milton Friedman ( Nobel de economia de 1976) e Adam Smith, escritor do Clássico A riqueza das Nações.
Embora seu livro, tenha como propósito dar mais voz e visibilidade a presença e as contribuições femininas na economia, a maior parte da obra destaca e dá visibilidade os erros e equívocos mascu-capitalistas ( e aí, sou eu falando, e não a autora) ,e como o capitalismo moderno se utiliza desses erros para criar novos "cases de sucesso" e se reinventar.
No entanto no é uma obra inspiradora que conseguiu mudar a minha visão sobre o papel das mães e dos pais, que deixam de seguir suas vidas em prol da família e do futuro da nação.
Vale muito apena ler este livro. Recomendo.

Karli Souza 14/04/2020

Necessário...
Esse é um daqueles livros que mereciam mais leitores, para todos aqueles que se interessam por economia e feminismo, aqui temos um bom encontro, é ainda melhor para estudantes de economia, já que o livro apresenta grandes preceitos da ciência e várias afirmações de sua teoria e história de pensamento. O livro inicialmente me surpreendeu bastante, é divertido e sagaz, a autora desperta a reflexão do leitor e faz uma dura crítica a ciência econômica e em especial ao homem econômico, foi muito proveitoso; apesar do final ser um pouco arrastado, o livro é muito necessário para ter uma análise diferente, profunda e perspicaz sobre um lado invisível da sociedade e como a economia é grande responsável por isso. Além disso, reforça o tipo de profissional que um economista não deve ser. Simplesmente leia.