O Grande Amigo de Deus

O Grande Amigo de Deus Taylor Caldwell

Resenhas - O Grande Amigo de Deus

Manô 01/03/2024

Livro cansativo.
O livro é uma biografia do discípulo tardio Paulo, digo discípulo por ser um seguidor do nosso Senhor Jesus Cristo.
O livro se baseia na história dele, desde seu nascimento. Conta sobre seus pais, irmã, parentes e experiências pessoais. O que eu achei muito cansativo foi o fato de descrever todos os detalhes fúteis e dar pouca ênfase na sua conversão. Pois a parte mais curta do livro foi essa. E me deixou profundamente insatisfeita já que está parte da história seria a parte de maior interesse da maioria das pessoas.

Leo 27/11/2023

São Paulo
Muito bom poder ler esse livro sobre a vida de São Paulo e seus ensinamentos. Sou fascinado pela história desse apóstolo e esse romance foi escrito de forma bastante envolvente.

"Não sou eu quem vivo, mas é Cristo que vive em mim"

Marquim 30/06/2023

#1 - O grande amigo de Deus
Este é o segundo livro que eu leio da autora. O primeiro deles foi o que fala sobre São Lucas (o qual li em espanhol). Quem me indicou foi a mãe do meu melhor amigo.

Eu estou impressionado! Um livro excelente e com uma linguagem bastante acessível. O título em português me incomodou um pouco, pois em inglês é "Great Lion of God". E esse aspecto da personalidade de São Paulo, o fato de ser como um leão, é bastante ressaltado em vários momentos da obra.

Outro aspecto que me deixou superdesapontado foi a quantidade de erros de ortografia presentes na minha edição. Espero que isso tenha sido corrigido nas outras edições do livro. Creio que, por essas razões, dou nota 4.5 para o livro.

Dois dos momentos mais marcantes da obra, na minha opinião, foram o relato da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e o martírio de Estêvão. A maneira como a autora tratou desses dois fatos foi espetacular.

O momento da Ressurreição me deixou muito envolvido na leitura. Ela realmente a descreveu com uma beleza, esplendor e magnificência tão grandes que não sei mais o que dizer para expressar a beleza dessas páginas. Em relação ao martírio de Estêvão aconteceu o mesmo. Parecia que eu estava ali presenciando o ato no momento próprio em que ocorreu.

A grande novidade adotada por mim a partir dessa minha leitura é que eu passei a utilizar adesivos que possam marcar os trechos que mais me chamaram a atenção no decorrer da leitura. Creio que isso pode ser de grande valia em um momento em que seja necessário o retorno à obra em questão.

Enfim, leitura recomendada.

Vamos ler, galera!

Alex 12/08/2022

Uma biografia incompleta.
Um relato absolutamente detalhado. É isso que vc encontra nesta obra de Taylor Caldwell.

Ela conta a vida de Saul de Tarshish, Paulo de Tarso, para os romanos. Um judeu, romano, fariseu, doutor da lei, tribuno romano e com voz de profeta.

É interessante que a primeira metade do livro, na qual conta suas vida mais jovem, o relato é lento, sem emoção, até mesmo enfadonho em alguns trechos. Mas é rico na tradição judaica, nos usos e costumes daquele povo. Nas relações de Saul com seus professores gregos, romanos e egípcios. Nas pequenas picuinhas familiares entre seus parentes saduceus e fariseus.

Já na segunda metade, você leitor, já recebeu todo o conhecimento cultural necessário para entender as decisões de Saul, algoz e perseguidor dos cristãos. Sua ferrenha e tenaz violência é compreendida, diante de tudo que o formara como homem judeu e fariseu.

E depois, mais ainda, as enfadonhas explicações sobre Saul menino, explicam como ele se torna Paulo, apóstolo dos gentios. Amigo de Barnabé, companheiro de Timóteo, amigo e companheiro de Lucano (que inclusive tem um livro da mesma autora sobre ele, livro ainda mais sensacional que este). Um Paulo incansável, rabino e mestre num mundo em pedaços.

Por fim, e talvez o maior defeito, a narrativa se encerra abruptamente. Sem os acontecimentos de Paulo em Roma e na Espanha. Se tinha intenção de lançar uma sequência, está nunca viu a luz do dia.

Recomendo, para todos os interessados na cultura romana, grega, judaica e/ou, simplesmente, no cristianismo das primeiras comunidades. Efervescentes e cheias de dissensões e pequenas rusgas.

Andréa 10/03/2022

O apóstolo dos Gentios
Um livro lindo sobre a vida de São Paulo, um grande amigo de Deus e o maior evangelizador cristão que deu sua vida pela sua fé

Cris.Aguiar 10/11/2021

Mais uma grande obra
Eu já havia lido "Eu, Judas" da mesma autora (e ainda segue sendo meu favorito) e gostado muitíssimo; e nessa obra ela repete com muito sucesso a história de Paulo.

A grande diferença na escrita de Tayllor para mim, é que ela como grande pesquisadora que é, aborda muito da construção das personalidades baseada na época... As efervescências causadas pela religião, a Pax Romana, a Terra árida, a Política, às fidelidades das seitas... mesmo a vinda e vida de Cristo como descritas, nos faz ver tudo muito mais "humano".

Nesse livro, só achei um pouco cansativo quando ela descreve ambientes e a mesa (comidas etc), porque cada o faz todas as vezes e é sempre muitos adjetivos ... enfim, fazem parte para formarmos um cenário minucioso e importante, mas talvez poderia ter descrito muito nas primeiras vezes, e um pouco menos nas próximas...

MAS QUEM SOU EU para criticar algo assim?

Eu particularmente adorei a leitura e recomendo muito!

Aliás, recomendaria ler esse e depois Paulo e Estevão do Chico Xavier, um par perfeito para ver a vida de Paulo em mais ângulos.
Ed Goularth 19/09/2022minha estante
Nao faz o meno sentido ler um livro espírita depois de ler esse romance historico de quem sempre defendeu a Ressureição dos mortos e a vida eterna e não a reencarnação. Para Paulo, assim como para Cristo, só morremos uma vez.

RODERICK 12/07/2023minha estante
Concordo totalmente! Paulo e Estevão é uma obra espetacular, com um fundo histórico e cultural coerente. Nem parece um livro espírita, pois não se trata de reencarnação. O objetivo da obra é mostrar o quanto um cristão (seja ele de qualquer denominação) deve viver e morrer por amor a Cristo, assim como Paulo fez. Conheci um ateu que me confidenciou que esta obra, Paulo e Estevão, merecia o prêmio Nobel de literatura.

Jana.Hermes 14/12/2020

Esperava mais...
O livro não me cativou tanto, como ocorreu com Médico de Homens e de Almas, da mesma autora (e que é um dos meus favoritos da vida).

A história de Paulo de Tarso, o apóstolo dos gentios, contada nesta obra de forma romanceada, é interessante e marcada por conflitos pessoais, próprios de um homem comum, influenciado por suas paixões. A mão e a voz de Deus são presenças constantes na vida deste homem, que existiu para servi-Lo e para propagar os seus ensinamentos, ainda que, por vezes, compreendidos de forma equivocada.

É basicamente isso o que o livro retrata, em uma narrativa que, para mim, foi um tanto cansativa.

A edição que li, da Record (37° de 2020), está cheia de problemas de revisão, que também prejudicaram um pouco a leitura.

Andre 19/02/2020

O grande amigo de Deus
Minha segunda leitura da lavra de Taylor Caldwell, da qual saio tão gratificado quanto da primeira, "Médico de homens e de almas". Imperdível esse passeio pelos tempos e lugares apostólicos e pela vida do tenaz e essencial Paulo de Tarso. Não tema as centenas e centenas de páginas, o prazer e o deleite a cada parágrafo tornam a leitura uma doce viagem no tempo-espaço.

JOhAnO 08/02/2020

O Grande Amigo de Deus
Há vinte anos li "Médico de homens e de almas", de TC. Ótima a biografia romanceada de São Lucas. O Grande... é a mesma coisa. Poderia ser um livro inspirado pelo Alto? Sim. Nem todos os escritores são tecnicamente "canais" de informações supramentais, entendidas como aquelas contidas nos arquivos interiores, suprafísicos da história da humanidade. Pode ser apenas a obra de uma meticulosa pesquisadora e hábil escritora? Também pode. Mas, lendo superficialmente a vida de TC, (coisa que agora é bem mais fácil de fazer do que em 1999!) descobri que ela "escreveu sua primeira novela, O Romance de Atlântida, aos 12 anos". Claro que isso não prova nada - muitos artistas são precoces - mas a força autêntica que reside em sua narrativa me leva a conjeturar um caso de conexão, talvez inconsciente, mas direta, com a verdadeira biografia de Paulo de Tarso.
Os que são mero amantes da literatura romanesca certamente aprovarão o livro. É muito bom. Os que (como eu) procuram na vida dos Santos uma pista do que os tornou santos também vão apreciá-lo.
É a história de um ser humano corajoso, humilde (naquele sentido pouco usual da palavra), ao mesmo tempo fraco (e reconhecedor de sua fraqueza), que levanta quantas vezes for preciso para executar da melhor forma sua missão.
Diz-se que o Cristianismo na verdade é um Paulismo travestido. Se a história contada neste livro for próxima da verdade, talvez se possa especular que tenham existido outros atravessadores (intérpretes, etc.) da Doutrina original do Cristo além do Leão de Deus.
Ed Goularth 19/09/2022minha estante
Se vc leu o livro, deve lembrar que os intérpretes eram um problema grave para Saul. Por isso ele mesmo tentou escrever cartas da maneira mais simples possivel, para que a mensagem de Cristo permancesse intocável. E permanceu, pois é o Espírito Santo, o próprio Cristo que conduz esse fio essencial da Mensagem, através das palavras e do tempo, nunca maculada pelas intepretações!

PAULINHO VELOSO 17/02/2019

Depois de Cristo , o maior influenciador
Taylor, a autora, evita repetir a história já conhecida de São Paulo, ou Paulo de Tarso, para os não cristãos. Prefere ir mais a fundo, explicando o que motivou Paulo a ser o que foi. Psicologia, sociologia, história, geografia, religião etc. estão neste romance ajudando a desvendar o ainda misterioso Paulo de Tarso, o Grande Amigo de Deus.

Iris 05/05/2016

Paulo de Tarso
Excelente narrativa. Descreve a extraordinária força de vontade de um homem que transformou-se, íntima e completamente , em nome de sua crença. A relação de Saulo/Paulo com sua religiosidade é comovente e inspiradora.
Mandark 07/05/2016minha estante
Primeira resenha!! Que legal!! ;D

Valério 09/09/2014

Transformador
O Grande Amigo de Deus foi para mim um clichê: Mudou minha vida.
A vida de São Paulo, desde seu nascimento, romanceada pela autora, impressiona pelo sentido que faz com a personalidade que Paulo demonstrou nas passagens da Bíblia em que aparece.
Extremamente servil à Deus, foi perseguidor implacável dos seguidores de Jesus, até que teve uma visão no deserto (chorei, sim, nesta parte. Muito, copiosamente, e não me envergonho de dizer).
Toda a austeridade de Paulo já aparece em sua infância e adolescência, reforçando-se em sua maturidade.
Uma vida de entrega, de abandono dos bens materiais para servir a Deus.
E que mostra que, quando mais achamos que estamos fazendo a coisa certa, podemos na verdade estar fazendo exatamente o contrário.
Livro maravilhoso, que pode mudar a vida de vários como mudou a minha.
Mostra que somos humanos e que, como tais, não somos perfeitos e devemos nos aceitar assim, sem contudo deixar de nos esforçarmos para sermos melhores e mais próximos de Deus.

Wilton 08/09/2014

História singela
O livro é um romance histórico inspirado. Tendo por base a Bíblia Sagrada e não fugindo à realidade histórica, a autora produziu uma grande obra. A tradução foi muito bem feita. As descrições vivas dão à narrativa características cinematográficas. A personalidade ímpar de Paulo de Tarso exala do livro, naturalmente, sem que houvesse a necessidade de estudo psicológico. A personalidade do santo brotou espontaneamente de seus atos, pensamentos e obras. Não é um livro religioso na acepção do termo. Nele não há fanatismos ou incongruências, mas fatos. Em suma, é uma história bem contada.

Clara Mítia 30/11/2013

O Grande Amigo de Deus - Taylor Caldwell
Paulo, Paulo! Se eu pudesse te definir seria a imperfeição que caminha para a perfeição, a lei que briga para dar espaço para o amor, o questionamento constante que não se rende ao mistério. Deus e sua capacidade de preferir os "sem jeito", os contrários do mundo. Ele tem Suas razões... Eu, uma apaixonada pelos livros da Taylor Caldwell, depois de ler Médico de Homens e de Almas, chegou a vez do Grande Amigo de Deus. A autora sempre nos propõe uma viagem sensorial: a impressão que tenho é a de sentir os cheiros, gostos e avistar o que está sendo descrito no texto. Sem falar que mergulhando na miséria de Paulo, mergulho na minha também. Embora Médico de Homens e de Almas seja o meu favorito, o Grande Amigo de Deus é igualmente apaixonante! É tudo uma questão de empatia. A única coisa que posso dizer é que os Atos dos Apóstolos e as epístolas agora têm um cenário novo para mim... Boa leitura e boa viagem na solidão acompanhada de Paulo Apóstolo!
PAULINHO VELOSO 27/02/2015minha estante
Clara Mítia, seu comentário : meu comentário !!! Aproximando do Cristo através do xará !!!

paulo.ag.140 22/06/2018minha estante
Chico Xavier comentando a extraordinária Mediunidade de TAYLOR CALDWELL em "Médico de Homens e almas" "Ficávamos relembrando fatos da História, pois todos nós estávamos sempre em busca do estudo da vida, enquanto Chico ficava a observar-nos, à espreita e a incentivarnos ao encontro da Verdade, com o seu bom humor, nascido de uma fonte inesgotável de alegria.
Vez por outra ele entrava em cena, dizendo: "os Amigos Espirituais, aqui presentes, afirmam que esta nota da História está correta, ou está próxima da verdade"; outras vezes, dizia: "a história conhecida não é a verdadeira". Arnaldo Rocha no Livro "Chico, Diálogos e Recordações, Cap 21"

paulo.ag.140 22/06/2018minha estante
Acabei de LER "Médico de Homens e Almas" da mesma Autora. Não tenho lembrança de ter a oportunidade ler algo parecido, nem próximo. Simplesmente uma Obra Fantástica em todas aspectos. Em dezembro será RELIDO com mais interesse e admiração. "O Grande Amigo de Deus" já estou providenciando. Abraço!

ThaisAOPC 27/10/2020minha estante
Oi Clara, você leu algum outro da Taylor Caldwell que possa recomendar? Coincidentemente li o Médico de Homens e agora estou quase terminando O amigo de Deus.

Debora.Lopes 25/08/2021minha estante
Quero ler

Cris.Aguiar 11/09/2021minha estante
Já leu ?Eu,Judas? ? Recomendo muitíssimo

Ed Goularth 19/09/2022minha estante
Belo comentário. Me fez lembrar da emoção pungente que senti ao ler o momento que ela descreve a visão de Maria, aparentemente frágil, esplendorosa, delicada e forte, esperando Jesus. Quando Ele traz a comida para ela e o teor tátil do relacionamento ao mesmo tempo materno e divino do filho/Deus a tratá-la com imensa afeição. Naquele momento, eu transcendi!!!

C Henrique 28/09/2013

Tive de ler até o final porque não gosto de deixar nenhum livro inacabado, mas deveria ter procurado uma biografia de fato (mesmo não tendo nenhuma garantia, pelas limitações de fontes e informações biográficas, pelo menos seria algo mais objetivo), pois embora goste de romances históricos, essa obra romanceia e floreia muito a vida de São Paulo, de tal forma que apenas o contexto é real, mas diria que uns 75% dos fatos narrados não ocorreram e foram inventados pela autora.

Se as próprias informações na Bíblia podem ser questionáveis como fonte histórica, esse livro então jamais deve ser lido nesse intuito. Há vários fatos narrados que não possuem respaldo histórico, como a relação de Saulo com seu pai e sua mãe, os encontros que teve ao acaso com Jesus Cristo antes de se converter, o filho que teve com uma escrava grega, etc, sem contar com a análise pretensiosa da personalidade do apóstolo.

Infelizmente tive de dar apenas 3 estrelas, não correspondeu às minhas expectativas. Mas vale ressaltar um ponto positivo da obra que é a ausência de um tom proselitista, embora a história seja narrada do ponto de vista cristão, e a autora relate acontecimentos como milagres, etc, em alguns pontos ela teve o cuidado de mostrar outras visões e perspectivas, como a judaica, grega e romana, conferindo uma certa "imparcialidade". Poderia pelo menos ser um livro mais curto.
Jossi 08/06/2017minha estante
TODOS os livros de Caldwell de tema histórico, são romances. Ela não é uma teóloga, é uma cristã. Entretanto, se você parar para pensar, as mais belas obras da literatura mundial são ROMANCES HISTÓRICOS ou BIOGRAFIAS ROMANCEADAS. Eu prefiro assim, 'biografia romanceada', mesmo porque sabemos: sendo romance, é claro que o autor tomará algumas 'liberdades literárias' ou seja, é uma obra que TEM COMO BASE a vida ou obra de determinada pessoa. Base. É a base do livro a VIDA daquele personagem. Sendo personalidades que viveram há muitos séculos ou até, milênios atrás, fica impossível narrar-se um romance baseado nela, sem recorrer-se à imaginação.
Não são assim os filmes que assistimos? 'Cleópatra', o grande clássico com Liz Taylor, terá sido um filme fidelíssimo à vida da rainha? Naturalmente que não. É baseado, apenas.
Mesmo assim, a autora (que também escreveu a vida de Lucas, o evangelista) toma muitos cuidados, para não fugir à verdade histórica: lugares, atividades, local de nascimento e morte, obra, etc., bem como uma reconstituição descritiva bastante fiel às fontes históricas, é uma constante nas obras de Caldwell.
Eu estou lendo "Médico de Homens e de Almas", estou achando maravilhoso, muito bem escrito e com descrições perfeitas da época. Recomendo este livro, porque o leitor se sente transportado para aquele mundo antigo. A escrita é fantástica.

Ed Goularth 19/09/2022minha estante
Perfeito Jossi. Se quer relato histórico vá ler Flavio Josepho! Um viés que me marcou nesse livro é que não precisamos mudar nossa personalidade ao aceitarmos o Amor, ela deve ser aperfeiçoada no nosso tempo e no tempo de Deus, não no tempo dos homens.