Mahabharata

Mahabharata William Buck

Resenhas - Mahabharata

Alex 27/11/2022

Requer algum conhecimento prévio
Difícil, mesmo sendo uma adaptação ocidental. Muitas histórias de origem de personagens, conceitos hindus (como dharma, castas e semideuses) e a trama principal, a Guerra de Kurukshetra, é um pouco caótica e o leitor pode se perder nos detalhes. Ao longo o livro há diversos ensinamentos e aprendizados, e acabamos conhecendo uma faceta mais humana de Krishna, para muitos a suprema personalidade de Deus, mas ainda assim, antes de ler este livro, recomendaria ler primeiro o Ramayana; uma boa edição do Bhagavad Gita; e alguns estudos/resumos sobre o hinduísmo. No geral, um grande livro que devemos ler ao menos uma vez na vida.

Stolfi 04/10/2022

Demorei mais do que deveria pra terminar de ler, definitivamente vai pra futura lista de releitura. Porém, é lindo em todos os sentidos, hare krishna !

alinnemarinho 04/05/2021

Conhecendo a mitologia hindu
Há muitos ensinamentos neste épico indiano!
Uma epopéia que te prende do início ao fim. Gostei bastante, principalmente por aumentar meu horizonte em relação ao divino. Acho que diz muito sobre o início da civilização indiana... O próximo é Ramayana!

Sergio Fernando 03/06/2019

Emocionante e complicado
História linda mas são tantos personagens que quando acabei de ler tive certeza que perdi muito do trama. Algum dia vou reler.

Charles 12/03/2016

Imperdível!
Um livro muito fácil de ler, pertencente à literatura universal. Um verdadeiro clássico à disposição do público brasileiro. William Buck, autor/adaptador para o ocidente, excluiu muitas repetições e a maior parte das orações e doutrinas que não são parte do corpo narrativo e que deixariam o leitor ocidental cansado, simplificando o suficiente para nos deixar a par do mito como um todo. Como resultado, o Bhagavad Gita está praticamente excluído por este conter, na sua maior parte, o diálogo doutrinário entre Arjuna e Krishna. Mas, com isso, ganhamos um corpo histórico mais coeso e fluido. Vale a pena lê-lo!
Alexandre.Biscalquim 24/11/2016minha estante
Obrigado, será meu proximo!

André 03/03/2012

Uma boa adaptação
Uma adaptação acessível aos leitores que queiram conhecer o enredo principal do Mahabharata, sem proselitismo ou interpretações pessoais que muitas vezes tiram o foco da riqueza da história em si. Apresenta o surgimento dos Kauravas e dos Pandavas, primos de uma mesma família, e a crescente hostilidade entre eles. A disputa pelo reino culmina da grande batalha épica de Kurukshetra. Com personagens fortes e cativantes, esta adaptação convida a conhecer melhor o Mahabharata, um livro a ser lido constantemente.