Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

Ana M. 11/04/2024

Orgulho e Preconceito, Jane Austen.
O primeiro livro que li da autora. Li em poucos dias, fiquei presa nas páginas e senti muitas emoções. Porém, nenhum personagem me cativou, nem mesmo o Darcy, o que me surpreendeu, já que eu espera que o meu "homem ideal" fosse atualizado. Pretendo ler no futuro, quando for mais velha, tiver mais experiência de vida e de literatura.

Nandabeth 21/03/2024

é exatamente o que você espera de um livro como esse, o romance é bom, os personagens são cativantes e a história é envolvente, apesar disso o começo é muito chato e lento, o que faria muitas pessoas abandonarem ele na minha opinião, e existem alguns personagens e suas histórias que são completamente desnecessárias e só fazem o leitor ter raiva por ter que ler aquilo e não a parte dos protagonista principais que é o mais interessante, apesar disso ainda é muito bom e as vezes faz até você esquecer que tá escrito nesse português arcacaico péssimo de tão boa que a trama é

Nayara 13/03/2024

Terminei minha releitura e este continua sendo meu livro preferido, amo a história, o desenvolvimento, os protagonistas.
A forma gradual do despertar do amor de Elisabeth é cativante, ver ela observar e reconsiderar seus pensamentos ao longo do enredo é interessante. E na releitura gostei ainda mais de Darcy, Lizzy me irritou em algum momento com seu julgamento baseado em nada, mas Darcy foi ótimo, mesmo quando foi desagradável haha
Não posso deixar de mencionar que Elisabeth é sensacional, errou em alguns momentos mas soube reconhecer a verdade e com isso aprimorar seu julgamento, além de ser uma força da natureza que não se diminui e não se cala.
Considerando a época do livro deve ter sido escandaloso o comportamento de uma dama da forma como Lizzy foi descrita pela autora, sem dúvidas uma personagem ousada e de pensamento crítico afiado.
Todo sarcasmo e ironia da dona Jane Austen são maravilhosas nesse livro, com personagens cativantes e outros que conseguem nos irritar pelas páginas no decorrer do enredo. Gosto do equilíbrio de personagens, sem alguns a história não seria interessante e talvez se tornaria chata.

Foi a primeira vez que reli um livro, percebi mais detalhes e enxerguei a história sob uma nova perspectiva, e isso foi interessante. Julguei de forma diferente os personagens e prestei mais atenção neles, a primeira vez que li foi muito rápido e não absorvi tão bem tudo como agora.

Giulia29 12/03/2024

Um clássico do romance
Li esse livro para uma atividade da minha faculdade, em história contemporânea, onde deveríamos ler algo de literatura para comparação com o período.
Esse livro é gostoso de ler, leve, mesmo com uma linguagem mais antiga.
Ele é muito bem escrito e é fácil de se apegar aos personagens, principalmente o Mr. Darcy.
Recomendo!

Nati 05/02/2024

Me surpreendi
Quando ouvia falar em Jane Austen imaginava aqueles diálogos sem graça e história fraca, mas felizmente estava errada. Orgulho e Preconceito tem um enredo bem desenvolvido e uma camada boa de personagens. Tem algumas pequenas falhas, mas pode ser a questão da tradução.
De qualquer forma foi uma delícia lê-lo, fui bem conduzida pela autora para preferir e concordar com o posicionamento de certos personagens, mas ao decorrer, como a própria Elisabeth, as aparências vão se modificando e as atitudes tomam as rédias da narrativa.
A partir de agora estou disposta a ler mais de Jane Austen.

nobodynocrime 19/01/2024

Não esperava que iria gostar tanto
O único defeito é que o início é muito chato. Tanto é que abandonei 3 vezes antes de conseguir ler de fato. No início, também é complicado entender quem é de qual família e quantas pessoas são de tal família e de onde são. Inclusive, vi uma pessoa aqui que recomendou pesquisar a árvore genealógica, só que assim eu tive spoilers (não que mude muita coisa). Mas quanto ao resto, foi exatamente o que eu queria ao ler ele. É um livro em que tudo dá certo no final SIM. É leve e é para deixar a gente feliz ao terminar. A amizade de Jane e Elizabeth é uma das coisas mais fofas do livro. A relação de Lizzy com o pai também. A evolução de Darcy como pessoa é muito bonita e, de repente, a gente se vê torcendo por ele e Elizabeth.

Taís 05/01/2024

Lindo amei
Querido senhor darcy, se você quiser entrar na minha casa me humilhar e cuspir no meu prato eu deixo.

Beatriz3345 31/12/2023

Um romance bonito
Decerto um clássico, mas aí vai algumas observações. O livro tem 61 capítulos, mas somente no capítulo 32 algo realmente interessante acontece na narrativa. O início é bem devagar quanto aos acontecimentos e parece que a autora mais preferiu, primeiramente, deixar o leitor bem íntimo dos costumes da época e o modo de vida das pessoas (suas preocupações e ambições). Por isso, o início não é recheado de acontecimentos marcantes.
Além disso, é bastante emocionante ver o romance nascendo entre os protagonistas. Acontece que os fatos vão se desenrolando muito rápido, o que não tira a vontade do leitor de saber o que vai acontecer e quando os protagonistas vão se encontrar novamente e o que acontecerá.
Após superar a morosidade inicial da história, o livro é cativante, e como todo bom romance histórico, o final é feliz, o que torna a leitura compensatória.
A linguagem é formal, a fofoca, as ofensas, tudo de modo formal, o que deixa o livro bastante elegante e, muitas vezes, é cômico, também.

Manu Boschetti 31/12/2023

Realmente é do seculo 19
O livro da metade pro fim fica bem mais interessante, mas o início é bem maçante e por mais que eu entenda que é um livro antigo as vezes é difícil não se indignar com as coisas que falam dos costumes, porque é mta inferioridade das mulheres. Elizabeth de fato é a melhor personagem e a gente aprende a se afeiçoar no Darcy. Jane um amor e a mãe delas muito chata.

N.I.X. 24/09/2023minha estante
Eu não sou fan da narrativa de Jane nem da escolha de casais. E a prática dela de sempre me enfiar uma Jane perfeita na história me dá asco kkkkkkkkkkkkkk

valen 31/08/2023

Meu orgulho no seu preconceito
Final meio meh, meio todos foram felizes para sempre porém eu gostei não tenho oq reclamar e quero um sr darcy pra mim

Nath Cantini 09/08/2023

0 defeitos!
Que livro perfeito!!
Altas críticas sociais, reflexões sobre preconceito, orgulho elevado e mudanças de comportamento, e claro, um enemy to lovers que a gente ama.

Eu ri tanto com esse livro! Os personagens irritantes conseguem ser mais irritantes aqui do que no filme. A alma impertinente da Lizzy é maravilhosa e é incrível ver a sua evolução e sua mudança de opinião quanto ao Sr. Darcy.

Apenas leiam! Eu queria não ter demorando tanto pra ler. É muito bem escrito, divertido e cheio de trechos que te fazem refletir.
priscila.marques 10/08/2023minha estante
Uma das melhores leituras da vida! ??
A Jane Austen tem uma forma tão inteligente de contar uma história, sem contar as virtudes que sempre são abordadas por meio das personagens dela.

Taina.Vieira 06/08/2023

"Orgulho e Preconceito" é um romance clássico escrito por Jane Austen, publicado pela primeira vez em 1813. A história se passa na Inglaterra rural do século XIX e acompanha a vida da família Bennet, composta pelo Sr. e Sra. Bennet e suas cinco filhas: Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia.

O enredo gira em torno de Elizabeth Bennet, uma jovem inteligente e espirituosa, que é confrontada com questões de casamento, amor, orgulho e preconceito. A chegada do rico e distinto Sr. Bingley à vizinhança desperta o interesse de todas as jovens, especialmente de Jane, a irmã mais velha de Elizabeth.

No entanto, o Sr. Bingley é acompanhado por seu amigo, o altivo e orgulhoso Sr. Darcy, que inicialmente causa uma má impressão em Elizabeth. Conforme a história avança, Elizabeth e Darcy superam seus preconceitos mútuos e desenvolvem uma relação complexa.

O romance aborda temas sociais da época, como a importância do casamento, a posição das mulheres na sociedade e os desafios enfrentados pelas pessoas de diferentes classes sociais. Com sua prosa perspicaz e personagens memoráveis, "Orgulho e Preconceito" continua a ser apreciado e amado por leitores em todo o mundo, sendo um dos trabalhos mais significativos da literatura inglesa.

May | @vidadaleitora 03/08/2023

No conhecidíssimo "Orgulho e Preconceito", eu te recomendo paciência. Apesar da história ser bem reconhecida, e que talvez vc tenha assistido a uma versão cinematográfica, na leitura morosa desse enredo vc pode se encontrar entediado pela falta de emoção na vida de todos os personagens. Na minha opinião, climinha sem graça típico de livros do século XIX, onde o tédio reina e qualquer fofoca é bem-vinda. Mas, recomendo mesmo assim, pra ter uma noção de como era criar histórias na era de Jane Austen. Os diálogos valem ouro aqui, e são divertidos em algumas cenas.