I Am Malala: How One Girl Stood Up for Education and Changed the World (Young Readers Edition) Malala Yousafzai

Resenhas -

Ariany 12/09/2022

Uma vida afetada pelo Talibã
A trajetória de Malala, contada de forma simples nesse livro, nos ensina sobre a história e política no Pasquistao.
Quando ainda criança, por volta de 11 anos de idade, Malala viu a sua cidade Mingora começar a se transformar. A liberdade para escolher suas roupas, ir e vir, brincar e assistir TV começaram a ser afetadas com a progressão do Talibã. Assim como o direito das mulheres à educação.
Mais e mais pessoas começaram a seguir o grupo. Porém, Malala se manteve firme no objetivo de continuar os estudos, recebendo apoio da sua família e principalmente do seu pai, diretor da escola.
Por meio do seu pai, Malala teve acesso a jornalistas e mesmo com a vida sendo extremamente afetada e noites sem dormir por causa de bombas e tiros, ela deu entrevistas e fez o que podia para defender a educação para as meninas. De forma interessante, ela conta que fez apenas o que todas as suas colegas de classe também fariam, mas ela teve o apoio familiar necessário.

Um livro curto e fácil de ler, que conta a vida de Malala e o regime Talibã no Paquistão. Nos faz refletir como a religião consegue ser usada para atrair seguidores e justificar a imposição de tantos absurdos, e a punição e perseguição de pessoas.

Luna.Favarini 05/01/2021

I Am Malala
?I am Malala? é um livro sobre a força e a coragem de Malala Yousafzi, jovem paquistanesa, em defender o direito à educação de todas as crianças e jovens, especialmente meninas. Com um pensamento crítico e sempre lutando pela igualdade de oportunidades entre meninas e meninos, Malala é um símbolo da defesa dos direitos humanos e da paz. No Paquistão, o Talibã impede que crianças e jovens frequentem a escola e tenham acesso à educação. Malala é inspiradora por ter tido coragem de se posicionar diante de um movimento tão violento e cruel como o Talibã. Apesar de todos os desafios ao longo do caminho, Malala continua trabalhando, desenvolvendo projetos e discursando em nome da educação, da paz e dando voz àqueles que não são ouvidos. Em 2014, aos 17 anos, Malala foi a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz.