1421

1421 Gavin Menzies

Resenhas - 1421

Paulo Medrado 03/11/2015

Desvendando segredos da história
Uma grande obra tende a gerar polêmicas, em especial quando questiona definições do poder vigente, afinal todos nós sabemos que a história sempre foi escrita pelos vencedores.
Figuei impressionado com a divergência de opiniões e o acirramento dos ânimos, por exemplo, a crítica de Ricardo Bonalume Neto da Folha de São Paulo ironiza os estudos do Gavin comparando-o com os devaneios de Von Danniken no improvável "Eram os Deuses Astronautas?", além de questionar a formação acadêmica do autor. Por outro lado, o Sinólogo paranaense André Bueno, professor de História e Filosofia da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras da Vitória (PR), diz "que o ocidente precisa abandonar sua resistência a pesquisas vinda da Ásia." Para ele "é preciso eliminar o preconceito contra qualquer versão da História que não seja a desenvolvida por pesquisadores ocidentais."
Segundo o Professor "as academias ocidentais tem o costume de buscar uma especie de controle sobre as teorias inovadoras e versões novas da história." Para maiores detalhes, basta o leitor buscar na rede, a entrevista completa do professor e a repercussão no meio acadêmico.
Eu particularmente concordo com o Professor André, assim como com as teorias do Menzies, raciocinando que uma teoria não é a verdade absoluta, mas uma boa teoria é a que responde um maior numero de perguntas. E o Menzies sem dúvidas, esclarece de forma notável inúmeros questionamentos inclusive em outras áreas como botânica e zoologia.
De qualquer forma, só de esclarecer os segredos do mapa de Piri Reis, tão comentado nos meios exotéricos ou por aqueles que não acreditam na capacidade do homem em realizar grandes feitos, já merece todo crédito possível.