Senhora José de Alencar

Resenhas -

Rafazellah 26/04/2024

Não recomendo
O final é bem palha, o casal só briga e se farpa, a linguagem é super difícil, meus olhos só passavam pelas letras sem entender nada! Li até o final porque era trabalho para a escola.

cerquinha934 21/12/2023

Senhora
Admito que a leitura de clássicos é uma atividade que, apesar de prazerosa, sempre me exigiu bastante atenção e tempo. Acredito que este é o maior exemplo dessa afirmação, tendo em vista o tempo que levei pra terminar esse livro.

Senhora, de José de Alencar, conta a história do casamento de Fernando Seixas e Aurélia Camargo, enquanto traz reflexões sobre o modelo de vida aristocrático da época e critica aspectos rotineiros da burguesia carioca no século XIX.

Apesar da leitura demorada, em grande parte decorrente da linguagem complicada característica desse tipo de livro, que exige mais atenção para a devida compreensão, a história é interessante e consegue envolver o leitor, que se interessa pelos personagens e pela resolução dos conflitos.

"Ao contrário, tanto receio tenho de comprometer eu mesma o meu futuro, que o confio à sorte. Deus proverá".

Julia4857 11/01/2023

me frustrei
o livro é bom. não mais do que isso. eu entendo todo o motivo de ele ser um clássico marcante em nossa história, mas >>eu

bela 06/08/2022

Senhora.
Não odiei, mas também não adorei.
Sendo perfeitamente honesta, eu tive vontade de abandonar a leitura umas 5 vezes no decorrer do livro, mas li só porque a escola pediu que eu lesse.
A linguagem é mega complicada e eu mesma não entendi quase nada em algumas partes, pois não fiz questão de pesquisar o que cada palavra significava, já que iria atrapalhar muito minha leitura.
É um romance de época com ideia de ?enemies to lovers? kkkkjk que me deixou com uma raiva imensa!!! O Seixas é um personagem que me incomodou demais, todas as vezes que ele se fazia de vítima pra Aurélia me dava três tipos de raiva diferente. Acho que o único momento que eu realmente me diverti lendo o livro foi no último capítulo, mas só por causa da ansiedade para que algo finalmente acontecesse, e aconteceu, porém foi decepcionante.
Vanda 06/08/2022minha estante
Eu AMO esse livro, achei muito "fácil" comparado aos outros dele. Mas realmente né, esse desfecho é tão tosco! Prefiro os desfechos trágicos a isso kkkkkk

bela 06/08/2022minha estante
sério, vanda? eu nunca li nenhum outro dele pra comentar, mas não sou acostumada com a escrita ?
mas sim, eu preferiria muito mais se tivesse um desfecho trágico do que aquilo KKKK, que bola fora

Vanda 06/08/2022minha estante
Sério. Já tentei ler "O Guarani" e "Lucíola" e tem tanta digressão desnecessária que não consegui concluir nenhum kkkk, mas tenta né, um dia a gente consegue.

Carol Passinho 24/07/2022

Senhora
Que história fantástica! Amei do início ao fim. Esse sem dúvidas é um romance Cão e Gato raiz. Houve momentos em que chegava a ficar brava com os protagonistas mas mesmo assim ainda me sentia cativada a cada página. Só queria ter lido essa preciosidade antes...

sophia1129 27/01/2022

não amei mas também não odiei.
é um livro difícil de ler por conta da linguagem mas ate q consegui captar bem

Eduarda.Bianco 22/09/2021

Senhora
Não gostei do livro, pois além de apresentar um linguagem de difícil compreensão, ainda é muito enrolado. Há capítulos enormes que não tem a menor necessidade para o entendimento da história e basicamente só tem o papel de dar mais volume a obra. O enredo é interessante, mas não achei o desenvolvimento bom, os personagens principais mais pareciam estar vivendo um romance tóxico do que propriamente uma história de amor. A única parte da do livro que achei interessante foi a personalidade marcante de Aurélia.

li 31/08/2021

nem amei nem odiei
O que torna a leitura difícil é a linguagem antiga, então isso foi um ponto ruim pra mim.
A história não é chata, é interessante ver a Aurélia e o Seixas, mas não consegui aproveitar direito.
Só li porque a escola mandou mesmo

Ana 21/05/2021

Leitura Obrigatória
Tive que ler este livro para a escola. Não sou muito de ler clássicos mas até que gostei da história. Tem um vocabulário mais difícil.