O Inimigo de Deus

O Inimigo de Deus Bernard Cornwell...

Resenhas - O Inimigo de Deus

Paula1735 06/06/2021

O que era bom, ficou ainda melhor...
" O inimigo de deus" é o segundo livro da trilogia " as crônicas de Artur", a história começa exatamente de onde parou em " O rei do inverno". Nesse livro Bernard Cornwell se preocupa em desenvolver mais os personagens e esclarecer algumas situações.

Como eu já conhecia os personagens e já estava familiarizada com o contexto histórico e ambientação, a leitura desse volume fluiu muito rápido para mim, mesmo sendo um livro mais calmo (se comparado ao primeiro livro), aqui temos pontos mais importantes e emblemáticos das histórias arturianas abordados... com um enredo repleto de emoções e reviravoltas, podemos dizer que esse volume aborda mais questões diplomáticas do que a guerra em si, vemos Merlim finalizando sua busca pelo caldeirão (o tesouro da Britânia mais importante para ele), Artur tentando unir o país para finalmente lutarem contra os saxões, a famosa Camelot, o surgimento da távola redonda, a triste história de Tristan e Isolda, a coroação de Mordred e a grande luta religiosa entre os cristãos e pagãos, que ocasiona grande reviravoltas na trama. Confesso que esperava mais de Marlim nesse livro e fiquei um pouco incomoda com a presença fraca de Morgana na trama, mas nada que me irrite.

O formato permanece como no livro anterior, ou seja, com nosso maravilhoso e carismático narrador Derfel dividindo a história em partes e escrevendo para a rainha Igraine, e nossa, se eu já tinha me apegado ao Derfel, depois desse livro, confesso que é por ele que torço e é ele que nutri minha curiosidade em saber o final dessa trilogia, saber o que fez ele virar um monge cristão e ser um dos únicos vivos. Torci demais para Derfel e fiquei muito feliz pelo desfecho dele na primeira parte do livro.

Cornwell com sua escrita fascinante me proporcionou um mistura de sensações ao ler esse livro, me fez comemorar com a atitude de Ceinwyn na cerimônia de casamento com Lancelot, chorar com o despecho de Tristan e Isolda, ficar surpresa com os acontecimentos a partir da terceira parte do livro e ficar revoltada por não ver a morte de um certo rei vaidoso e traidor pelas mãos de Derfel no final, assim como me arrepiou com o último parágrafo do livro.

O Inimigo de deus consegue ser melhor que o primeiro livro, elevando o nível da trilogia e só me deixando com uma vontade quase que desesperadora para ver o final de tudo.

Nat 03/04/2021

^^ Pilha de Leitura ^^
O livro continua sendo narrado por Derfel, um fiel soldado de Artur. O início, bastante envolvente, fala da tentativa de casamento de Lancelot com a princesa Ceinwyn, cujo desfecho envolve o próprio Derfel. Nesse volume ainda, o reino está (finalmente) unido politicamente e, portanto, as tramas envolvem mais as religiões – crescimento rápido do Cristianismo, que quer acabar com todos os que adoram outros Deuses. Pensando em dar um fim em toda essa confusão, Merlim, com aval de Artur, vai em busca de um caldeirão mágico que está em um território praticamente proibido. O Inimigo de Deus é melhor que o primeiro volume (que já é bom), tem ainda mais partes de ação e me deixou com ainda mais raiva do personagem de Lancelot (o que eu achei que nunca iria acontecer, uma vez que ele é sempre mocinho nas histórias da távola redonda).

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Fabio.Barbosa 12/04/2024

Empolgante
Gostei muito desse segundo livro, final foi digno e eletrizante principalmente com os destinos dos gêmeos, druidas na verdade me surpreendeu muito pelo desenrolar da historia.

Bruno Passuello 07/02/2021

REVIRAVOLTAS Y REVIRAVOLTAS
Livro até um pouco mais da metade foi bem calmo, explicou bastante coisa e continuou o pós Rei do Inverno mas depois de uns 60% da leitura as reviravoltas começaram, as histórias começou a fluir e fluir e fluir que faltou fôlego achava que a qualidade do livro era superestimada mas mudei totalmente o meu pensamento, livro espetacular todo o seu desenvolvimento, as batalhas, as conspirações, o pré e pós batalhas, as angústias dos personagens e as dores. Merlin é um personagem que não aparece muito mas quando aparece rouba a cena. Bernard Cornwell merece toda a sua qualidade e a receita de personagem dá muito certo e quem não gosta que morda as costas! ?????

Rubens.Ricardo 16/05/2022

Sensacional
Sem palavras , livro essencial para todo fã de fantasia medieval, excelentes narrativas e excelente mito construído em cima do lendário Rei Arthur.
Pedro 16/05/2022minha estante

Um épico desses
Wow, que continuação!!!!
Terminei sem fôlego.
Um livraço!!!!
Dei minha maior nota possível, pq sendo o Bernard eu não tenho como dar 5 estrelas, uma vez que ele é bem prolixo e eu não sou fã desse estilo enrolado de escrever.
Todavia, essa obra não deixa de ser sensacional. Por enquanto, essa trilogia tem tudo pra ser uma das minhas favoritas.
Até o fato do narrador dar spoiler ao longo da narrativa (detalhe: odeio spoiler), incrivelmente não me incomoda. O jeito que ele faz é de uma maneira especial, porque você já sabe o que vai acontecer afinal muitas vezes ele conta ou deixa de uma forma tão previsível que você sabe onde aquilo vai dar, porém você fica totalmente preso por não saber COMO as coisas se desenrolarão.
Isso é bem interessante.
Leiam por favor!!!!

Doug 13/12/2021

Maravilhoso o livro.
Que livro bom, personagens mexe com você. Bom livro bem escrito as batalhas são épicas. Teve horas que fiquei com muita raiva do Arthur só ele não via traição que ele levou. Vamos Arthur vira rei fazer Derfel ser seu campeão.

Alessandro.Aguilera 01/10/2020

Empolgante, cativante, envolvente
Vou repetir mais uma vez, Bernard Cornwell é um excelente contador de histórias. O livro começa depois dos acontecimentos do primeiro, O Rei do Inverno, e vai nos mostrar um durante um período a coroação de Mordred aos 16 anos. Vemos também, os caminhos que Arthur, Derfel, Merlin, Galahaad, Nimue e Morgana tomaram. Esse segundo livro foca muito mais na política, amizade e juramentos e menos nas guerras, porque temos um período grande de paz entre os reinos. Mas, quando tem uma guerra, Arthur se mostra um excelente estrategista com cenas de tirar o fôlego. Muito bom o livro.

Desativado por enquanto 02/10/2014

O livro favorito do autor.
Este é uma dos meus livros favoritos, este e os dois outros da trilogia.
Quando li As Crônicas de Artur, a muitos anos, não conhecia e nem tinha lido nada do grande autor Bernard Cornwell, eu, desinformado foi atrás da lenda, da magia.
A cada momento eu esperava pela magia acontecer, e quanto mais ela era tratada de forma sútil e real na história, eu gostava mais. Esperava pela magia de Merlin e Nimue, esperava pela magia da espada de Excalibur. Mas não era só eu que esperava, TODOS OS PERSONAGENS PARECIAM ESPERAR COMIGO. E essa é a grande sacada do escritor, neste e nas Crônicas Saxônicas, te faz viver junto com eles, as crenças, as batalhas.. a gente se transporta!

O que eu achei foi o verdadeiro Artur, quem ele poderia ter sido. Encontrei o verdadeiro mundo pagão sofrendo com a decadência de sua cultura. E eu sofria junto com eles. E quando entendi que se tratava de um livro de ficção HISTÓRICA eu mesmo assim esperava pela magia, pelo milagre, mesmo sabendo qual foi destino das velhas culturas na nossa história antiga.

Mas então encontrei a magia... a magia do autor Bernard Cornwell. Fantástico na fórmula de colocar seu humor inglês na dose certa e fantástico na construção de um dos mais sensacionais personagens que já li, Derfel.

Marlon.Roth 26/12/2021

Grandes momentos em todo o livro
Você não espera pelo o que pode acontecer, e como sempre Cornwell te surpreende. A história consegue empolgar do início ao fim, com grandes momento espelhados por todo o livro e te deixando louco para o livro 3.

Jardii 30/09/2021

Quem realmente ia querer ser rei?
Eu achava que não tinha como essa Trilogia ficar melhor, mas eu estava enganada. O inimigo de deus, me surpreendeu de uma forma inexplicável. Esse livro tem mais plot do que todos os Thrillers que já li. Sensacional, inteligente, épico. Bernard entregou tudo nesse livro!

Matheus.Victor 11/06/2016minha estante
Parabéns pela resenha.Realmente,Cornwell é um mestre em vários quesitos,mas o principal na minha opinião é como ele consegue fazer com que nós nos sintamos dentro da história.Terminei hoje o segundo livro,dei uma pausa de um dia para refletir sobre a história e tentar curar essa "depressão" pós leitura heheh.Quero começar logo Excalibur e já adquiri a triologia do arqueiro(Busca do Graal) pois estou louco para conhecer mais obras do Cornwell.

Fael 22/05/2021

Tesouros escondidos, traições e catarse
Neste segundo livro da trilogia, a trama se aprofunda de forma mais complexa nos conflitos políticos e religiosos já iniciados no primeiro volume. Personagens mais maduros e um cenário totalmente caótico, com novas reviravoltas, uma trama ainda mais dinâmica e um ato final que prepara o terreno pra a conclusão. Dificil achar algum defeito aqui.

Dani 24/05/2023

Surpreendente
Este segundo livro foi uma grata surpresa pra mim. Foi bem mais gostoso de ler do que o primeiro livro, acredito que por já estar mais ambientada (no primeiro eu me senti um tanto perdida com tantos nomes e lugares difíceis de decorar).
Cada página era uma surpresa, todas as reviravoltas de cair o queixo deixaram aquela ansiedade para ler o próximo e saber o desfecho dessa história.

Luiz.Fernando 02/11/2021

O início é interessante, o meio é lentíssimo e o final é arrebatador (apesar de um pouco óbvio) .

Mas animado demais para o último livro dessa trilogia maravilhosa.

P.S.: Lancelot é um [*****] e Arthur é lerdo, que dó
Luiz.Fernando 02/11/2021minha estante
Ah, gostei mais do primeiro. Achei a Narrativa mais equilibrada e a trama mais envolvente! Mas ambos são muito bons