Os Fantasmas de Goya

Os Fantasmas de Goya Jean-Claude Carrière

Resenhas -

Marcone989 24/09/2023

Os fantasmas seculares.
O livro acompanha 3 personagens e suas transformações através de uma espanha conturbada, uma sociedade insaciável. As revoluções, o divino, o herege, o sacrilégio, como descrever as tamanhas reflexões feitas pela obra, que a principio nos lembra um pouco Notre Dame de Paris de Victor Hugo, porém ao invés de concentrar o simbolismo em um monumento, os autores fragmentam os elementos em um periodo histórico, refletindo as angustias sociais e a inconstância do que é considerado sacro e do que é proibitivo. Quem define quais serão os fantasmas, quem realmente tem o controle sobre o que é vivo, a impressão final é de descontentamento, pela tragédia, mas de profunda analise, o poder transita e como peças somos usados no jogo dos grandes, no fim não escapamos de nossos erros, decisões geram consequências sendo elas perseguidoras implacáveis.

Vanderlei.Augusto 17/07/2023

O livro é Fantástico
Foi um dos melhores livro que li. E com toda certeza um dos mais tristes. A história de Goya, Lorenzo e Beatriz se entrelaçam de uma forma muito interessante. Gostei de alguns personagens secundários, que mesmo aparecendo pouco, possuem papéis de grande impacto na trama.
Outro ponto positivo é o período histórico em que a narrativa se passa. Queda da Bastilha, ascensão e queda de Napoleão, Inquisição espanhola, início do Iluminismo.
A primeira parte da história é muito fluída. O início da segunda parte é um pouco truncada, mas nada que atrapalhe a leitura.
O livro é surpreendente. Há personagens onde o leitor terá uma mistura de sentimentos. Em certos momentos da história irá torcer por ele, noutra terá ódio e em algum ponto sentirá pena. Vale muito a pena essa leitura.
OBS: Particularmente eu achei o final muito triste.

Nilson 06/10/2021

Emocionante
Neste clube se fazem resenhas de acordo com a visão intelectual de cada um. Para a mesma leitura têm-se muitas formas de interpretação dependendo de quem lê. Eu particularmente entrei de cabeça e me envolvi nesta história de tal forma que simplesmente "devorei" este livro. Chocante, angustiante e muito triste. Vou procurar o filme para assistir.