Degas, Renoir e O Relógio de Orfeu

Degas, Renoir e O Relógio de Orfeu Simon Goodman

Resenhas - Degas, Renoir e O Relógio de Orfeu

Luciane.Gunji 23/12/2017

Relatos ficcionais e verídicos sobre o Holocausto se perderam com o passar dos anos, mas é impressionante ver como uma leitura sobre um dos períodos mais violentos da história mundial ainda é capaz de comover. A luta de Simon Goodman para recuperar a coleção de arte de sua família é um relato biográfico de como os nazistas destruíram a humanidade de diversas formas. O que Goodman teria para nos ensinar?

As sequelas ainda deixam cicatrizes naqueles que viram o sofrimento de suas famílias. Apesar da narrativa de Degas, Renoir e o Relógio de Orfeu ser bem sucinta, consegui sentir o tamanho da dor e decepção da família a cada página. Os relatos são tão fiéis que é quase impossível não se emocionar. Foi uma leitura cansativa, confesso, mas bastante recompensadora.

site: https://pitacosculturais.com.br/2017/12/23/degas-renoir-e-o-relogio-de-orfeu-goodman-simon/

penapensante 07/12/2017

Fonte de Conhecimento Histórico!
Se existe algo que desperta o interesse dos mais diversos leitores à história, é, sem dúvidas, uma caça ao tesouro enlaçada de todas as aventuras e percalços inerentes a ela. E estamos acostumados a ver tais jornadas nos exemplares fictícios, fruto da criatividade de seus autores; o que não deixa de ser emocionante. Mas quando esses acontecimentos não passam pelo imaginário das mentes criadoras, encontrando-se na tênue linha da realidade, a atratividade é muito maior. Isso porque percebemos que o conteúdo presente nas linhas do exemplar, de fato, ocorreram sem precisar ser inventados, mas apenas relatados. E sobre estes mesmos relatos, quando expostos em períodos marcantes da história, completam a primorosa obra verídica de caráter artístico requintado. De tal modo que com essas palavras posso salientar a minha experiência da caça ao tesouro com o livro Degas, Renoir e o Relógio de Orfeu, escrito por Simon Goodman.

► Não deixe de acessar a resenha completa no site Pena Pensante.

site: www.penapensante.com.br