1348 - A Peste Negra

1348 - A Peste Negra José Martino

Resenhas - 1348 - A Peste Negra

Christian Robles 28/03/2024

Culpa de Deus?
População vivia no esgoto a céu aberto, dormiam com ratos pulguentos, matavam animais nas ruas sem higiene e jogavam seus excrementos pela janela. E ainda assim acreditavam que era uma punição divina.
Tnc viu. Tem que se f?. Mesmo. Kkkkkk

Josi152 21/07/2023

Interessante
É um ebook bem pequeno contendo 95 páginas apenas, conta detalhadamente o que os europeus passaram durante a peste negra.
O autor dividiu os capítulos com cada país atingido contando como a peste negra chegou nesses países e como as pessoas sofreram sem saber o que estava causando, me lembrou muito o que passamos há um tempo com a covid.
Para finalizar vale muito a pena a leitura principalmente por termos vivido algo parecido.

Thayfx 18/07/2023

A peste
Achei bem interessante, pois narra o estilo de vidas das pessoas daquela época e como propagou a doença. Houve muitas crenças equivocadas, que os prejudicou muito.
É uma leitura bem interessante para aqueles que têm curiosidade de saber não só sobre a peste mas também sobre como vivia as pessoas da epoca.

Camila Felicio 14/07/2023

Leitura rápida e gostosa, passando um
panorama geral do momento histórico!
Super interessante para algum entusiasta do período, trazendo informações precisas e rápidas sem muita enrolação, para quem já conhece a temática o livro torna-se um pouquinho superficial! Eu achei super válido principalmente a parte italiana, pois conhecia menos as consequências da peste por lá, posto que conheço mais a história francesa e inglesa.

mariksj 23/05/2023

Muito interessante
Bem informativo. estava procurando algo mais científico no sentido de aprofundamento na doença e acabei achando um livro mais histórico.
de qualquer forma, foi muito prazeroso.

terrível ler essas informações, no entanto. imagino o horror que foi viver nessa época. não me entra na cabeça a realidade daquele tempo.

recomendo!

Paiva 02/01/2023

Para quem só sabia q a peste negra matou metade da Europa foi uma excelente leitura. Fatos e citações histórias de encaixam no período de pandemia e como esta influenciou diretamente no desfecho do resultado.
Nada muito profundo mas q atende a curiosidade de saber como foi esse período negro.

Léo 20/10/2022

Sobre: 1348 - A Peste Negra;
"o homem medieval não tinha medo da morte, mas da danação eterna. Daí, entende-se o grande poder que a igreja possuía no período, uma vez que ela era a representante oficial de Deus na terra."
#

1348 - A Peste Negra conta sobre a grande peste assolada na Europa que varreu diversas vidas das mais diversas cidades. Não poupando plebeus ou cidadãos de mais alta corte, o livro tenta retratar, contar e explicar como tudo aconteceu em um punhado de cidades.

Sinceramente tinha grandes esperanças nesse livro, por amar história e ter um profundo interesse nessas pandemias, em especial a Peste Negra. Mas o livro deixou bastante a desejar.
Há coisas muito boas, você por vezes se sente na pele dos camponeses com todos os retratos das situações das cidades, das pobres condições de vida e tudo mais, mas depois de três ou quatro cidades, se torna massante. Pouquíssimas coisas se diferenciam como as questões clericais ou intrigas dentro da nobreza mas, fora isso, você vê o mesmo relato em cinco, seis cidades.
É um bom livro, consegue te prender um pouco, mas não é nada tão inovador e incrível.

?????

Gilcimar 07/07/2022

Estudo completo sobre a Peste Negra
Um estudo apurado, completo e bem direto sobre a incidência e as consequências da Peste Negra na Europa, durante a idade Média.
Um livro curto, mas muito bem trabalhado sobre o assunto.
Super recomendo!

Thayane 08/06/2022

E já aconteceu antes...
Amei os relatos dessa época sobre uma fase tão sóbria da história da humanidade, e de como a falta de informação e higiene levou a uma tragédia sem precedentes até então.

Recomendo para aqueles que desejam entender mais sobre como a peste negra e como a ignorância pode ser letal.

Clari 15/05/2022

Achei so um pouco confuso, acho que as divisoes foram muito, poderia ter sido algo mais continuo e coeso

notexist 04/04/2022

Coincidência...
Sucinto e esclarecedor.

E quem diria que o drama todo fosse também começar perto da China e Mongólia.

Com a diferença que não me pareceu ter sido descoberto e lançado sobre os inimigos de modo proposital. Coisa que só depois da batalha contra os genoveses foi transformado em arma de batalha. Mas situacional durante o cerco.

E também posso destacar a forma indiferente dos familiares com o destino dos parentes infectados. Era, no geral uma cultura bem torta, apesar de girar em torno do clero.

Laila Laudina 26/03/2021

ResenhasLabirinto
Um ótimo e-book, muito esclarecedor sobre este momento vivido pela humanidade, com traços parecidos com o que estamos vivendo atualmente. Bem curto porém com uma bagagem de conteúdo e informações gigantesca.