1348 - A Peste Negra

1348 - A Peste Negra José Martino

Resenhas - 1348 - A Peste Negra

Lucas 04/05/2020

1348-A PESTE NEGRA
Ebook muito bom, conta detalhadamente a história da peste negra, vale a pena ler,principalmente nesse momento em que estamos passando, o autor relatou muito bem os fatos,recomendo, são só 95 páginas,mas em cada página tem milhares de informações não só sobre a peste,mas também sobre a vivência e modos adotados pela sociedade decorrente desse tempo.
Roqueline.Ferreira 21/05/2020minha estante
Vou ler !

Helio 02/04/2020

Quarentena e a Peste Negra.
Em tempos de quarentena, vale a pena investir no hábito da leitura. Na pior das hipóteses, conseguimos tirar um pouco nossa mente da contaminação ao Covid-19, provocado pela televisão. 1348 - A Peste Negra, nos leva a percorrer o caminho da peste e suas consequências pela Europa medieval. Leitura de fácil compreensão e muito interessante para se compreender certos hábitos e comparar os efeitos que a falta de conhecimento provoca, quando não se sabe, contra o que se está lutando. Recomendo.
Ramon M. Santos 06/04/2020minha estante
E é justamente o conhecimento que nos coloca numa posição diferente daquela época. Progredimos bastante, apesar de algumas semelhança com aquele período.

Laila Laudina 26/03/2021

ResenhasLabirinto
Um ótimo e-book, muito esclarecedor sobre este momento vivido pela humanidade, com traços parecidos com o que estamos vivendo atualmente. Bem curto porém com uma bagagem de conteúdo e informações gigantesca.

Gilcimar 07/07/2022

Estudo completo sobre a Peste Negra
Um estudo apurado, completo e bem direto sobre a incidência e as consequências da Peste Negra na Europa, durante a idade Média.
Um livro curto, mas muito bem trabalhado sobre o assunto.
Super recomendo!

Pedro Luiz da Cunha 22/03/2020

Mais uma leitura sobre pandemia na quarentena
É bem interessante, de leitura fácil e comprometido com a historiografia.
Já estive em rodas de conversa onde disseram que a peste negra nunca existiu. O desserviço das publicações "politicamente incorretas" é sério e real. Falta de respeito com os milhões de mortos e com os historiadores sérios que desenvolveram seus trabalhos sobre isso.
Ramon M. Santos 26/03/2020minha estante
Esses comentários certamente são de pessoas que não leem a respeito...

Pedro Luiz da Cunha 26/03/2020minha estante
Pelo contrário, já vi na estante de uma delas um livro do Leandro Narloch. ?????

Ramon M. Santos 26/03/2020minha estante
Vixe heheheh, dói.

Helio 02/04/2020minha estante
Estou lendo e gostando muito. Gostei do seu comentário e concordo com o que você diz. Vivemos num tempo que muitos falam do que não sabem e nem se dão ao trabalho de pesquisar.

Christian Robles 28/03/2024

Culpa de Deus?
População vivia no esgoto a céu aberto, dormiam com ratos pulguentos, matavam animais nas ruas sem higiene e jogavam seus excrementos pela janela. E ainda assim acreditavam que era uma punição divina.
Tnc viu. Tem que se f?. Mesmo. Kkkkkk

notexist 04/04/2022

Coincidência...
Sucinto e esclarecedor.

E quem diria que o drama todo fosse também começar perto da China e Mongólia.

Com a diferença que não me pareceu ter sido descoberto e lançado sobre os inimigos de modo proposital. Coisa que só depois da batalha contra os genoveses foi transformado em arma de batalha. Mas situacional durante o cerco.

E também posso destacar a forma indiferente dos familiares com o destino dos parentes infectados. Era, no geral uma cultura bem torta, apesar de girar em torno do clero.

Léo 20/10/2022

Sobre: 1348 - A Peste Negra;
"o homem medieval não tinha medo da morte, mas da danação eterna. Daí, entende-se o grande poder que a igreja possuía no período, uma vez que ela era a representante oficial de Deus na terra."
#

1348 - A Peste Negra conta sobre a grande peste assolada na Europa que varreu diversas vidas das mais diversas cidades. Não poupando plebeus ou cidadãos de mais alta corte, o livro tenta retratar, contar e explicar como tudo aconteceu em um punhado de cidades.

Sinceramente tinha grandes esperanças nesse livro, por amar história e ter um profundo interesse nessas pandemias, em especial a Peste Negra. Mas o livro deixou bastante a desejar.
Há coisas muito boas, você por vezes se sente na pele dos camponeses com todos os retratos das situações das cidades, das pobres condições de vida e tudo mais, mas depois de três ou quatro cidades, se torna massante. Pouquíssimas coisas se diferenciam como as questões clericais ou intrigas dentro da nobreza mas, fora isso, você vê o mesmo relato em cinco, seis cidades.
É um bom livro, consegue te prender um pouco, mas não é nada tão inovador e incrível.

?????

Davi.Alves 05/04/2020

100 páginas que poderiam ser 60
Eu gostaria muito de ter dado uma nota maior, pois o conteúdo do livro carece de mais traduções em nosso idioma e o autor apresentou informações interessantes acerca do que foi a Peste Negra.
A obra tem uma prosa boa, mas, em dado momento, o autor se perdeu na redundância. Várias vezes, o que minou o brilhante trabalho que estava sendo feito.
Um exemplo, a grosso modo: peguemos o coronavirus e falamos de como ele é perigoso e sua forma de contágio no mundo, em seguida falamos de seu perigo e forma de contágio no Brasil, depois nos Estados...
A informação é a mesma (note que não estou me referindo aos números de mortos e contaminados), o que ficou cansativo, mesmo sendo um livro muito curto.
Mesmo assim vale a leitura!

Ramon M. Santos 06/04/2020

A Grande Peste Negra e a Covid-19
Quem estiver informado sobre a atual pandemia da Covid-19 vai se surpreender com as semelhanças e diferenças no comportamento humano de 670 anos atrás. Também e marcante os trechos de textos de pessoas que viveram naquela época e vivenciaram aquele momento.

Rodrigo.Moritz 08/03/2020

Ótimo
Ótimo relato histórico sobre a peste negra.

WeltonLuis 22/05/2020

Um breve relato de uma das maiores pandemias da humanidade. Embora seja de uma época bem remota, é possível traçar paralelo com epidemias atuais, inclusive nas atitudes da população.

Camila 02/02/2021

Muito bom! gostei bastante da leitura, é rápida e apesar de ter poucas páginas é bem detalhada.

mariksj 23/05/2023

Muito interessante
Bem informativo. estava procurando algo mais científico no sentido de aprofundamento na doença e acabei achando um livro mais histórico.
de qualquer forma, foi muito prazeroso.

terrível ler essas informações, no entanto. imagino o horror que foi viver nessa época. não me entra na cabeça a realidade daquele tempo.

recomendo!