Os Leões de Bagdá

Os Leões de Bagdá Brian K. Vaughan

Resenhas - Os Leões de Bagdá

1 | 2 | 3 | 4

Leonardo1263 23/09/2023

Acredite... é baseado em uma história real
Sou fã confesso de Brian Vaughan, já li Saga (ainda aguardando a décima edição) e Y - O último homem e gosto da forma como ele escolhe contar histórias.

Em Leões de Bagdá, acompanhamos a história antropomórfica de 4 leões residentes de um zoológico em Bagdá. Em determinado dia, um pássaro anuncia que o céu está caindo ao ver um caça passar voando bem baixinho próximo da cidade. A história se passa em 2003, e aborda a invasão americana ao Iraque. Após muitos bombardeios na cidade, o zoológico é depredado e todos os animais fogem para a cidade. Agora, com a liberdade em suas patas, traçam planos de como e onde sobreviver em meio ao fogo cruzado de uma guerra.

Eu com certeza deveria ter lido isso antes, uma edição completa, que agrega muito, MUITO valor nos créditos e apresenta a ideia do porque escolher contar essa história. Cada personagem simboliza uma classe de pensamento social da época, o antagonista extremamente amedrontador, passa muito sobre o clima do lugar nesta época. E nesse ambiente desesperançoso torcemos para que os animais possam viver em um lugar tranquilo e natural, já que desconhecem os motivos de tanto sofrimento causado pelos homens.

O melhor de tudo, é que sim, foi baseado em fatos reais... Com pessoas ou animais?... Com animais mesmo! Só lendo a história e o pós fácil para entender as muitas camadas desta história tão simples, e tão aclamada em meio ao público fã de quadrinhos. Leia!!!

Guilherme Duarte 12/04/2023

Liberdade Selvagem
Contar uma história baseada em fatos reais utilizando a aventura dramática de leões presos em uma cidade em guerra para retratar questões filosóficas, jurisprudência estrangeira e diferentes posições políticas diante da situação, já deveria ser por si só algo digno ao estrelato.

E não é pra menos. Leões de Bagdá é uma excelente história que transcende a primeira camada interpretativa. Sem a pretenção de afirmar o que é certo e errado, a obra apresenta a história sob um diferente ponto de vista que é pertinente para qualquer um que deseje gastar tempo pensando sobre isso.

Há algumas passagens em que os leões são demasiadamente humanizados e por mais que estejam ali representando estereótipos sociais, são comportamentos distorcidos um pouco além da conta. Porém, nada que atrapalhe o esplendor que é essa obra.

ciliane.ogg 11/04/2023

Querer fazer uma hq dizendo que os americanos foram destruir o Iraque para levar a liberdade aos cidadãos, é brincar e chamar o leitor de idiota
A situação não era boa dentro do Iraque, mas depois da invasão dos EUA, ficou pior. Certa estava a tartaruga quando falou sobre ser a respeito do petróleo do que sobre outra coisa.

Belluci0 06/04/2023

Ótima Hq
Incrível, uma história baseado em fatos reais, que faz várias analogias sobre liberdade de uma forma criativa.

Henry 20/03/2023

Welcome to the jungle...
Que quadrinho incrível!!
Mais um que faz questão de mostrar, de forma fria, a crueldade e irracionalidade do ser humano.

Quem são os verdadeiros selvagens nesse mundo? Essa HQ traz uma reflexão muito bacana, criando esse comparativo entre o comportamento e as tomadas de decisões dos animais com as dos humanos.

A arte é lindíssima e super casou bem com o tipo do couchê dessa edição.

Um primor!!
jessiviesser 20/03/2023minha estante
Gosto bastante também!

Renan 14/01/2023

Pode ser lido pelo visual ou pela história
É uma história bem curta e interessante. Tem alegorias sobre a guerra no Iraque, que fica ainda mais clara depois de ler os extras com a intenção do autor. Os desenho são muito bonitos, com lindas paisagens e cenários, mas os animais e o balões de fala não combinam tanto. Não parece natural, é como os filmes de animais falantes dublados.

Pâmela de Amorim 09/08/2022

Os Leões de Bagdá
Baseada na história de quatro leões que escaparam do Zoológico de Bagdá em 2003, a Graphic Novels foi escrita por Brian Vaughan, desenhada por Niko Henrichon, e apresenta um novo ponto de vista sobre a Guerra do Iraque. O duplo significado do título original “Pride of Bagdad”, acabou se perdendo na tradução, a palavra 'Pride' significa tanto 'Orgulho' quanto 'Alcatéia'.

"Perdidos, confusos, famintos e finalmente livres, os quatro leões perambularam pelas ruas destruídas de Bagdá numa batalha desesperada pela sobrevivência."

Embora seja uma versão fantasiosa dos eventos, o livro é ambientado ​​durante o bombardeio estadunidense no Iraque, e busca retratar o significado de liberdade. Através de uma grande metáfora, o subtexto político é sútil e evidente ao mesmo tempo, lançando o questionamento “A liberdade deve ser dada ou conquistada?”

A narrativa da obra é fluida e densa, envolve o leitor ao apresentar diversas referências, nos faz questionar sobre o impacto causado ao povo iraquiano pelo bombardeio norte-americano, e principalmente, promove uma reflexão sobre a liberdade. Recomendo demais a leitura!

site: @jardimdapamela

EduardoCDias 17/07/2022

Animais na guerra
Em 2003, durante a guerra do Iraque, Bagdá foi bombardeada e, como consequência, os animais do zoológico fugiram. Quatro leões foram encontrados e mortos pelo exército americano. Sem apelar para motivos humanistas ou ideológicos, os autores constroem uma história fazendo paralelos entre cada animal e a sociedade iraquiana. Fenomenal!

Lory 28/04/2022

Simples, mas impactante ??
Com um gráfico simples, mas impecável, no qual cores, movimentos e emoções incrementam o desenrolar da história, Leões de Bagdá se utiliza do contexto verídico da fuga de 4 leões do zoólogo de Bagdá durante a guerra do Iraque para retratar as diferentes personagens existentes na guerra, fazendo uma analogia muito interessante e reflexiva a respeito de cada uma das partes e da guerra num modo geral.

Porém, a quem interessar, pode-se ainda ir mais fundo nos questionamentos a respeito dos lados da guerra, assim como ? não pude deixar de refletir a respeito (alô, bióloga) ? na questão dos zoológicos vs. liberdade dos animais.

Ps: É o segundo graphic novel que leio (o primeiro foi Maus ? recomendo também) e posso dizer que me afeiçoei bastante por este formato. Escolhi lê-lo entre uma e outra leitura de formato tradicional, para dar um descanso à vista, mas terminei em 1h ? foi bom enquanto durou, rs.

Rodrigo.Macedo 28/02/2022

Cruel
Quatro leões falantes escapam de um zoológico por causa de um bombardeio. Em meio a vários perrengues envolvendo caçadas por alimento dentro de uma cidade sob ataque bélico, vamos nos afeiçoando aos personagens. Os diálogos são agradáveis, a arte linda e o final é, no mínimo, impactante.

Bruna 01/02/2022

Que historia triste! Não estava esperando por essa. Ainda mais sabendo que aconteceu de verdade. A gente numca para pra pensar o que acontece com os animais, domésticos e de cativeiro, quando começa um bombardeamento. Aqui mostra a realidade. A arte é muito linda.

Ricardo256 02/01/2022

HQ
Apresenta um enredo simples, mas a arte gráfica é simplesmente maravilhosa. Ela é toda colorida e é possível sentir a emoção que é passada pelo texto. O final é triste. O livro não é grande, tem 120 páginas e no final há vários textos explicando a construção da HQ e comentários de cada parte da história. Foi minha segunda experiência com esse tipo de livro.

Daubian 27/10/2021

Leões não latem
O escritor tem um histórico de ótimas histórias e esta não foge (com o perdão do trocadilho) da regra. Em inglês é Pride of Bagdah, uma brincadeira entre o nome de um bando de leões e também pode ser entendido como Orgulho da cidade de Bagdá. Temos essa relação dúbia com leões. Eles são símbolo de poder e realeza e é um dos poucos símbolos compartilhados entre o Iraque e o Ocidente, mas mesmo assim, a espécie sofre cada vez mais. Aqui, baseado em fatos reais o que é muito surpreendente, o autor coloca questões sobre família, dever, poluição, política internacional e principalmente liberdade num pano de fundo da guerra do Iraque. Com um pouco de arte pega-se um rodapé de um jornal e destaca um evento marcante deste século. Os humanos que vivem em seus estranhos zoológicos não se entendem nas suas alcatéias. A liberdade tem seu preço, mas muitos pagam mais que os outros.

1 | 2 | 3 | 4