Nenê Bonet

Nenê Bonet Janete Clair

Resenhas - Nenê Bonet

Charleees 28/03/2023

NENÊ BONET - Janete Clair
Nenê Bonet não é um romance clássico, com aquela linguagem que estamos acostumados a ler, isso porque ele foi escrito por uma das maiores dramaturgas da televisão brasileira sob encomenda de um jornal para ser exibido semanalmente, uma forma de reviver os tempos nobres dos folhetins. E a trama tem todos esses elementos folhetinescos que acostumamos a apreciar, um misto de drama, suspense, mistério, tristeza, alegria que vai nos prendendo página a página... e como quase todo folhetim, tem aquela "barriga" no meio da história em que nada acontece, mas está ali, alimentando de alguma forma a história. Janete dizia: "eu acho que entendo um pouco da psicologia do povo, eu sei o que o povo gosta de ver, o que ele gostaria de sentir naquele momento, é uma emoção de alegria, é uma emoção de tristeza, é uma emoção de drama, então eu acho que você sabendo dosar isso bem é quase que, não digo uma fórmula para atingir o sucesso, mas uma maneira de se atingir o grande público..." e em Nenê Bonet todos esses elementos estão intrincados na história de uma maneira muito harmônica, alegria, tristeza, drama... A forma como Janete constrói a história e os sentimentos de seus personagens é realmente maravilhosa, você confia e desconfia o tempo todo de cada um deles, a verdade que dará fim a trama é levada até o último momento com a maestria da escritora que parou o país com o famoso "quem matou Salomão Ayala" da novela O Astro. A história de Nenê Bonet a primeira vista pode parecer só mais um clichê, mas é quando você se aprofunda nas páginas e embarca na história que a trama com alto teor psicológico vai surgindo... Sem dúvida um trabalho de mestra!

* Resenha editada em Novembro de 2017.