Eleanor Oliphant está muito bem

Eleanor Oliphant está muito bem Gail Honeyman

Resenhas - Eleanor Oliphant Está Muito Bem

Beatriz 14/01/2020

A solidão te incomoda? Você tem vivido ou apenas sobrevivido?
Lendo a história de Eleanor Oliphant eu percebi o quanto eu sou solitária, tanto que tenho problemas típicos de solidão: muitas vezes falta de tato ou jeito no social.
Eleanor é extremamente excêntrica, porém cheia de problemas a ser trabalhados. Ela é aquela pessoa boa que as vezes faz coisas ruins ou egotistas simplesmente porque não aprendeu a ser de um jeito melhor, mas ela vai aprender.
Acompanhando essa história que é engraçada e pesada ao mesmo tempo, nos deparamos com uma personagem que lida com problemas do cotidiano que podem parecer bobagem para a maioria que está ativa nos círculos sociais comuns. Terrivelmente honesta ela vai aprender a evoluir, abrir seus horizontes, lidar com coisas ruins da vida e ainda se frustrar muito. Mas as vezes é perdendo-se que nós nos achamos.
Foi estranho me identificar tanto com alguém que tem uma história tão diferente da minha, mas que de alguma forma a gente sente dores e age de formas parecidas. Apesar de ter várias pessoas me seguindo, acompanhando na internet, amigos e família. Não fui imune a solidão, e muitas vezes ela foi muito palpável na minha vida. Ocasionando uma falta de noção de como me portar ou agir com as pessoas, porque quanto mais isolado você fica, mais estranho você se torna.
Eleanor é independente, ela sabe como sobreviver, mas ela ainda não sabe como viver. Como sentir felicidade, e alegria de estar viva, de fazer algo e criar laços.
O livro escocês ganhou dois prêmios, foi descoberto através de um concurso de literatura e foi muito lido e comentado na gringa. Recomendo a todos que já sentiram medo de viver.
GeanPerius 15/01/2020minha estante
A solidão é salutar. Necessária. A presença humana só traz desgraças.

Kelly Dias 15/01/2020minha estante
Tive essa mesma sensação lendo a"playlist da minha vida", é uma leitura mais para o público adolescente, mas de qualquer forma mostra como não precisamos nos moldar ao que a maioria diz ser o certo para se ter amigos e ser querida e amada. A leitura é muito válida.

Fê Fucci 19/01/2020minha estante
Concordo plenamente com o Gean, " A presença humana só traz desgraças."

@LeiaCantando 24/11/2020minha estante
"quanto mais isolado vc fica, mais estranho você se torna" uau, obrigada pelo tapa na cara

Kethellyn1 24/01/2021minha estante
@LeiaCantando né kkkkkkk tbm senti

Keth Miyamoto 15/09/2021minha estante
Favorito de 2021 ??

resenhasdajulia 02/11/2021

Eleanor Oliphant não está nada bem
Eleanor Oliphant trabalha na área administrativa de uma empresa de design gráfico. Ela é muito metódica, não tem amigos e familiares, e tem uma grande dificuldade de interagir com as pessoas e, quando fala com alguém, diz tudo que lhe vem à cabeça, sem filtro nenhum.

Perto de completar 30 anos, Eleanor está feliz com a vida que tem, que se divide entre trabalhar, e voltar para casa para ficar na companhia de sua planta de estimação, palavras cruzadas, e muita vodca.

Mas tudo muda quando Eleanor conhece Raymond, o novo funcionário de TI da empresa, e os dois, juntos, salvam a vida de Sammy, um senhor que desmaia no meio da rua, e os três se tornam amigos.

É um livro sem grandes acontecimentos, no qual o foco é o desenvolvimento de Eleanor, que é uma das melhores personagens que eu já conheci. Me identifiquei muito com ela e amei conhecer sua história!

Nati Morgan 20/07/2020

Esse livro é aquele tipo de livro que incomoda e te tira da zona de conforto, além de ter muitos gatilhos. Se você por algum motivo se sente depressivo ou até mesmo solitário, cuidado ao ler este livro.
Eleanor é aquela personagem que você não gosta de jeito nenhum no início, alias eu estava irritada e inconformada com as atitudes que ela tinha rs.
Com o decorrer da história é claro que todo o passado da protagonista é destrinchado e você começa a ter empatia por ela e a compreender porque ela é do jeito que é.
Gostei muito do final, ele é um daqueles finais que você não espera que ele vem, e gosto muito de finais assim.
Mais um livro do clube de leitura da Reese Whitherspoon finalizado com sucesso e recomendo a leitura.

Mari 15/06/2021

Leitura mais que necessária, ainda mais em tempos pandêmicos como vivemos hoje. Um livro recheado de ensinamentos e superação.

junirou 28/08/2023

Eleanor Oliphant está tentando ficar bem.
Conheci esse livro através de uma YouTuber há anos atrás e desde então ele sempre despertou em mim uma certa curiosidade. Uma sinopse que sempre me interessou, e foi só esse ano que eu finalmente decidi que ia ler e eu não me arrependo.

Não consigo fazer uma breve síntese do livro e eu vou deixar assim. Recomendo ler este livro sem nada na mente, sem sinopse, sem nada. Só saboreie ele que vai valer a pena. A escrita é maravilhosa, os personagens são interessantes, do tipo que você gosta de saber mais sobre a vida deles e sente como se eles fossem seus amigos, os conflitos são todos bem desenvolvidos e sem dramas excessivos, tudo na medida certa.

De verdade, eu amei esse livro, faltou pouco para ele ser um favorito. Esses livros que mexem com saúde mental sempre vão virar uma chavinha na minha cabeça, por mais que eu seja uma pessoa que está sempre bem antenada nisso e já tenha visto de tudo, eu sempre acabo entrando de cabeça nessas narrativas. Sinto que ao conhecer esses personagens, é como se fosse um abraço meu para eles, e deles para mim, eu sempre me identifico. Principalmente no caso da Eleanor que tem sérios problemas familiares (eu também).

No mais, essa foi uma das leituras mais agradáveis do ano, daquelas que me fazem lembrar do porque eu amo tanto ler, certas leituras me salvam!
Hisabela 28/08/2023minha estante
Nem vou ler, mas talvez eu leia

Cami 18/04/2021

Eleanor Oliphant não está nadinha bem
Eleanor Oliphant é uma criatura metódica e solitária, cuja total falta de habilidades sociais e ausência de filtro ao dizer o que pensa acabam por afastá-la de uma convivência normal em sociedade. Além disso, sua aparência peculiar a transforma em alvo de piadas no ambiente corporativo. Mas, para ela, está tudo muito bem. Aos 30 anos, leva uma vida solitária mais feliz. Mas tudo muda quando Eleanor conhece o novo funcionário da empresa em que trabalha. Raymond vai se tornar seu primeiro amigo.

Ok, que história tocante.
Nunca me vi tanto em um personagem como me vi na Eleanor, ela é excêntrica, mas é uma boa pessoa, seu passado muito conturbado a fez enxergar a vida de uma maneira peculiar e solitária. Todos os personagens são incríveis, mas Raymond tem todo o meu coração.
A escrita é muito boa, a leitura é super rápida, amei toda a história, um livro que vai ficar no meu coração.

LAY 31/01/2021

As vezes você nem sabia que precisava de ajuda, até receber.
Que livro!
No começo não dei muito crédito para história, mas ela é incrível!
Como a Eleonor é forte, como Reymond é necessário.
A solidão é algo que não me assusta mais, porém esse livro me fez lembrar de como é importante ter alguém, pq esse alguém pode te salvar, pode te enxergar quando você mesmo já se esqueceu que é um ser humano.
Eu amei tanto conhecer a Eleonor, foi tão profundo pra mim conhecer os problemas dela, me reconhecer em muitas situações,foi uma experiência incrível!

Muito, muito obrigado Gail Honeyman por me apresentar a Eleonor!
Finalizando 31.01.21

Nicoly Mafra 26/06/2020

Sobre "Eleanor Oliphant Está Muito Bem"!
Eleanor Oliphant é uma mulher um tanto peculiar; metódica, direta, solitária e completamente sem filtros, ela enfrenta muitas dificuldades no seu dia-a-dia, principalmente para conviver com as pessoas ao seu redor, por este motivo, prefere passar os seus dias seguindo religiosamente a sua rotina.

A vida de Eleanor está para lá de ser perfeita, porém, a rotina lhe traz conforto, e, após quase uma década na mesa situação, Eleanor sempre encontra obstáculos ao tentar sair de sua bolha. Contudo, dois acontecimentos irão sacudir o mundo de Eleanor e a farão refletir sobre o caminho que ela quer que sua vida tome, qual é o futuro que deseja.

Ao mesmo tempo que a rotina é perfeita para suas necessidades e que o isolamento à permite viver da maneira que tanto gosta, chega a ser sufocante. Talvez esteja na hora de Eleanor tentar mudar um pouquinho sua vida, sair um pouquinho de sua bolha e explorar o mundo, livrar-se de seus fantasmas... e talvez, só taaalvez, os dois homens que cruzaram a sua vida sejam os responsáveis por tal desejo de mudança.

Aos poucos acompanhamos Eleanor saindo de sua zona de conforto, encontrando-se, descobrindo seus gostos e o mundo que a tanto assustava; e o mais importante, também descobrimos o motivo de tantas inseguranças, como sua mente foi moldado por tantos medos e traumas. A trama é carregada de dor, de momentos intensos e difíceis, porém, a narrativa da autora é muito bem humorada, divertida, leve, cativante... o resultado é incrível - dói o coração, mas o leitor sorri com cada conquista e obstáculo enfrentado pela protagonista!

Uma jornada única e extremamente especial, com uma protagonista cômica, forte e muito corajosa, que merece conquistar o mundo com o seu jeitinho peculiar e coração gigante! Definitivamente uma das melhores leituras do ano!

Com temáticas extremamente importantes, desde abuso infantil, relacionamentos tóxicos, à depressão, Gail Honeyman criou uma história que precisa ser lida, uma protagonista extraordinária e uma jornada que transformará o leitor! LEIAM, POR FAVORZINHO!

site: www.instagram.com/nickmafra
Paty 26/07/2020minha estante
Estou lendo!

Tamires 05/08/2021minha estante
Li ele por indicação sua!

Mariana Eleutério 03/05/2021

Ela não está bem
Iniciei esse livro não achando que seria bem um click-lit - vejam só. Eleanor é bem diferente das protagonistas que figuram esse gênero e o livro trata de assuntos um tanto delicado. Mas bom, há humor ali e não há como larga-lo, então vou classificar com um chiclete diferente, mas ainda um chiclete.
E por falar em vibes, me lembrou tanto aquelas séries da década passada que tinham Sheldons ou Houses como protagonistas. Gostei bastante.

mayfranca 09/10/2020

Eu me conectei tanto com a personagem que em alguns momentos no decorrer do dia quando eu tinha que me distanciar do livro eu chegava a me perguntar "E como é que está a Eleanor?" e queria voltar de novo para a história.

Em alguns momentos eu queria entrar na história e dar um abraço nela e dizer que ia ficar tudo bem, que eu estava ali. O livro é de deixar o coração quentinho e você sente tudo o que a personagem sente.
Dih 12/10/2020minha estante
Tenho que dar uma chance pra esse livro de novo, tenho cópia física mas parei D:

leiturasdaursula 30/06/2020

Eleanor não está nada bem...
Eu amei o livro, a personagem incomoda com seus modos peculiares, até que você vai desvendando tudo que aconteceu com ela! Chorei em muitas partes... A única coisa que me impediu de dar 5 estrelas para o livro foi que ela, claramente, está com outros problemas além de depressão! Parace que tem síndrome de Aspenger e isso não é trabalhado no livro! Mas de resto, gostei bastante!

Ana Cristina 12/03/2023

Eleanor Oliphant NÃO está nada bem
"A solidão é marcada por um desejo intenso de livrar a experiência a um fim, algo que não pode ser alcançado por pura força de vontade ou simplesmente saindo mais, mas apenas desenvolvendo ligações íntimas. É muito mais fácil dizer isso do que fazer, especialmente para pessoas cuja solidão surge de um estado de perda ou exílio ou preconceito, que têm motivos para temer ou desconfiar, bem como para a falta da sociedade de outros. ?O que isso significa é que quanto mais solitária uma pessoa fica, menos ela se torna apta a circular por correntes sociais. A solidão cresce à sua volta, como mofo ou pelos, um profilático que inibe o contato, não importa o quanto se deseje o contato. A solidão cresce gradualmente, estendendo-se e perpetuando-se. Depois de implantada, não é nem um pouco fácil desalojá-la.
Eu sabia que as pessoas não deviam existir como eu existia, trabalho, vodca e sono em um ciclo constante e estático no qual eu girava em torno de mim mesma, dentro de mim mesma, em silêncio e sozinha. Sem ir a lugar nenhum."

Você tem vivido ou apenas sobrevivido?

A sensação que tive lendo esse livro foi a mesma de "o último adeus" embora sejam assuntos totalmente diferente. De uma forma leve como nos toca no fundo da alma. Destruindo ao pouco e nos fazendo sentir as mais diversas emoções junto com os personagens.
A escrita é simplesmente perfeita, não espere um livro frenético, na verdade achei um pouco lento, demorei um pouco para terminar mas vale a pena!!

Vamos conhecer a Eleanor. Eleanor é introvertida, tem um jeito peculiar e é solitária com um passado pouco conhecido.
Conforme a leitura avança passamos a conhecer o porquê de todas as suas atitudes.
Explora temas como amor, problemas familiares e principalmente a solidão, é interessante conhecer a forma como ela vê o mundo, o passado dela e a relação com a mãe. Vamos acompanhar ela conhece o outro"lado" experimentar coisas novas, sentimentos novos, sair da própria zona de conforto.

Vi algumas pessoas falando que era arrastado e com a protagonista chata, o livro trata típicos sensíveis, que pode não agradar todo mundo, mas é uma personagem real, "uma mulher humana, nem mais nem menos", com seus traumas, tentando lidar com esse mundo complicado e muito vezes cruel.

A solidão tem suas vantagens, como explica Eleanor mas somos seres humanos precisamos do toque de outros, precisamos viver além de apenas sobreviver. Chorei igual criança, esse livro me tocou profundamente.
Muito se fala do Atlas, mas para mim o melhor personagem masculino é o Raymond

mandysoffice 08/04/2021

Incrivelmente emocionante
Não tenho palavras pra esse livro. Absolutamente diferenciado e com um enredo muito criativo e tocante.