O Andarilho

Bernard Cornwell

Resenhas - O Andarilho

@eu_rafaelfa 06/03/2024

Uma odisseia medieval
Essa leitura, diferente do volume 1, é bem mais arrastada e confusa. O que sustenta a narrativa é a captura de alguns personagens bem importantes no contexto histórico, E algumas "surpresas".

JR 03/03/2024

Boa sequência!
O autor manteve a qualidade do enredo, adicionando novos antagonistas e dando conclusões um tanto surpreendentes para alguns personagens. A descrença de Thomas começa a dar lugar à dúvida. Se tanta gente quer esse graal ele só pode existir não é?! Mas ao mesmo tempo, a lança de São Jorge não ajudou muita gente não. Risos. Gosto dessa ambiguidade. Até aqui, boa parte dos personagens possuem um subtexto sobre fé. Seja em recuperar a honra, a família, o dinheiro ou relíquias sagradas. Pra mim essa história está sendo muito mais sobre fé (ou fideísmo), do que guerras medievais.

Lucas Salsicha 31/01/2024

O timbre do arco
Thomas se vê em uma missão com sua amada Eleanor e seu amigo, o Padre Hobbe. A mando do rei, ele deve buscar informações sobre o Graal, mas não é o único nessa jornada, e os demais atrás desse preciso artefato acabam por tirar-lhe tudo o que ele tinha. Vingança passa a guiar seus passos, mas muitos obstáculos estarão em seu caminho.

Bernard Cornwell mantém seu estilo impactante ao misturar fatos históricos com uma narrativa muito bem desenvolvida e entrelaçada. O cara é brabo.

Bruno699 13/01/2024

?O Andarilho? é o segundo livro da série ?A Busca do Graal? de Bernard Cornwell. A história se passa em 1346, durante a Guerra dos Cem Anos, quando os ingleses invadiram a França e os escoceses a Inglaterra. O livro conta a história de Thomas de Hooktom, um jovem arqueiro inglês que busca vingança pela morte de seu pai e, ao mesmo tempo, procura pelo Santo Graal. O autor descreve com emoção as lutas travadas entre franceses e ingleses, entre estratégias dos enfrentamentos que ocorreram (ou poderiam ter ocorrido) na guerra dos 100 anos. O livro é uma fábula sobre nobreza e heroísmo que encanta do início ao fim. A obra é altamente recomendada para aqueles que gostam de romances históricos e aventuras emocionantes.

Mayara 03/01/2024

Um bom segundo livro para a trilogia
Achei esse livro um pouco melhor do que o primeiro. Aliás, no primeiro volta e meia tinha referência ao rei Arthur e nesse ele não foi mencionado por ninguém, engraçado.
Nesse livro percebi que não gosto de nenhum dos personagens principais.
Gostei bastante do desenrolar das batalhas, principalmente da última.

Valesca.Castelani 06/12/2023

Amizade lealdade e batalhas
Esse livro traz Thomas buscando cumprir uma missão, por ele muitas vezes desdenhada .
Nos traz novos personagens , alguns reencontros , muitas batalhas.
Uma boa aula de história.
Núbia Cortinhas 09/12/2023minha estante
Ah êhhhh!! ?? ?? ?? ?? Já vou acrescentar na minha meta essa saga. Eu adoro uma ficção histórica.

Valesca.Castelani 09/12/2023minha estante
Que legal acredito que vc vai gostar

Camiâ¡ 12/11/2023

???
Já li os três livros e esse é de longe o melhor, embora tenha partes muito arrastadas, a parte das guerras é muito envolvente

Lucas Bacelar 21/10/2023

Thomas é o Fitz do nosso querido Bernard Cornwell
Rapaz, dá pra notar pq o nome do livro é Andarilho, o que mais as pessoas fazem aqui é andar. Livro 2 BEM parado, poucos acontecimentos importantes e acho que foi mais um preparo para o livro 3. Não entendo quem fala que essa trilogia é melhor que a do Rei Arthur que na minha opinião é mil vezes melhor. É um livro legalzinho, devagar mas agradável. Agora bora ve se esse Thomas finalmente acha esse graal meu amigo. O Bichinho só sofre, tá na hora de ter um pouco de alegria

João 08/10/2023

Ok
Não tô afim de escrever uma resenha, mas preciso escrever aqui pra registrar a minha leitura. É só isso mesmo, mas o livro é bom.

Gabms 16/09/2023

Água com açúcar
Em "O andarilho", livro #2 da Saga do Graal, acompanhamos a busca de Thomas pelo grande tesouro da cristandade, o Graal.

Confesso que não gostei muito deste livro, achei o começo bem lento e desinteressante. Parece que a história anda e ao mesmo tempo não sai do lugar. A imaturidade e a inexperiência de Thomas se tornam muito evidentes neste volume, algo que me irritou bastante. Confesso que em alguns momentos, eu precisei fechar o livro e respirar fundo, tamanha a raiva que eu senti.

Dentre todos os livros do autor, esse foi o que menos gostei.

Vale ressaltar que Cornwell não abre mão da sua fórmula de sempre: a grande batalha acontece apenas nos capítulos finais.

Ayslan4 14/09/2023

Guerra medieval com suspense é perfeito
Apesar de gostar mais do primeiro livro, este apresenta o fator suspense na trama, o que o faz um livro superior ao primeiro. Cada dia que passa, me torno mais apreciador do trabalho de Cornwell.

Louis 09/09/2023

Guerras de interesses
"O Andarilho" é o segundo volume da trilogia "A busca do Graal", escrita por Bernard Cornwell, e dá continuidade às aventuras de Thomas de Hookton, agora um arqueiro mais maduro, que enfim embarca na trilha do lendário Santo Graal com novas evidências de que ele está entrelaçado à história de sua família. Ele conta com a ajuda de aliados inesperados nessa jornada, mas também faz novos inimigos e aprende que não se deve confiar em ninguém - às vezes, das piores formas.

Este livro apresenta uma trama mais lenta do que o primeiro, um problema comum a diversas trilogias literárias. Apesar de ser pressionado a caçar o maior dos tesouros da cristandade, Thomas tem vontade de servir como arqueiro no exército inglês, e participa de missões que não trazem muito avanço para a história como um todo. Em meio aos conflitos, ele perde pessoas importantes em sua vida e se deixa consumir pelo sentimento de vingança, faz novos parceiros que em outro contexto seriam seus inimigos, revive antigos amores e tenta, a todo custo, fugir de seu destino. Esse vai e vem se arrasta por boa parte das páginas, com alguns trechos no mínimo maçantes, até que a batalha final - que já é característica das histórias do autor - vem para resolver de uma vez só todos os problemas do protagonista.

As páginas também deixam mais evidentes os interesses econômicos por trás da guerra. A matança, a pilhagem, os estupros e as bebedeiras ficam restritos aos soldados, enquanto as riquezas, bens e títulos vão todos para os nobres; isso inclui o dinheiro de resgate pela captura de um nobre das terras inimigas. E os interesses chegam a níveis extremos quando a Igreja Católica, mais especificamente a Santa Inquisição,  decide entrar nas jogadas - os frades dominicanos são capazes de cometer as maiores atrocidades quando a mais valiosa das relíquias está em jogo. Os tesouros fazem brilhar os olhos de todos. Se nas aulas de História e nos livros de fantasia imaginávamos somente exércitos enormes se enfrentando numa batalha, aqui podemos enxergar a guerra sob essa outra perspectiva.

De qualquer maneira, apesar de ilustrar de forma interessante o cenário da Guerra dos Cem Anos, O Andarilho é um livro que exige, acima de tudo, paciência para ser lido.

Nilo10 27/08/2023

O andarilho
Confesso que no início a leitura não estava tão fluida, parecia que a história não andava e estava travada. Mas como fica bom e intenso!

Thomas é um excelente arqueiro, mas pela pouca idade e experiência acaba cometendo erros que o expõe a situações complexas. Gosto demais dessa premissa de um herói que comete erros e possui fraquezas explícitas e esse é o caso dessa história.

Livro começa com a tentativa escocesa de invadir a Inglaterra. Os ingleses que estavam envolvidos em conflitos com a França poderiam estar despreparados para um ataque escocês. Pouco se falava sobre a trama do Graal, até que Guy Vexille e De Taillebourg surgem de forma brutal! Que tensão! Muito sofrimento para Thomás.

Livro termina com mais uma guerra em Lá Roche-Derrien e final mais do que satisfatório. Achei bem melhor que o primeiro e o terceiro tende a ser excelente! Leitura indicada demais.

Lobinha Sincera 25/08/2023

Muitas batalhas, muitas reviravoltas, muitas e muitas mortes, da um certo ódio de todos homens dessa história

Fernanda631 31/07/2023

O Andarilho (Coleção A Busca do Graal #2)
O Andarilho (Coleção A Busca do Graal #2) foi escrito por Bernard Cornwell.
A Busca do Graal, trilogia, traz como cenário a Guerra dos Cem Anos, um conflito dinástico iniciado em 1337, com Eduardo III reivindicando a coroa da França, e que terminou com a tomada de Bordeaux pelos franceses, em 19 de outubro de 1453. As tramas, os homens e as histórias por trás da luta pela coroa francesa confirmam Cornwell como um dos principais escritores históricos da atualidade.
O 2º livro da trilogia é ainda melhor do que o primeiro! Mais batalhas, mais tramas e mais reviravoltas acontecem no segundo volume dessa trilogia. Desta vez, Thomas está mais interessado em procurar o Graal e volta à sua aldeia natal para procurar o santo objeto.
O que ele ainda não sabe é que novos pretendentes à relíquia aparecem a cada dia e a sua tarefa fica mais difícil. Neste livro, Thomas toma partido em lutas que não lhe dizem respeito, faz novos amigos e inimigos e também descobre várias pistas do que pode ter acontecido com o Graal.
Um homem com o pesado legado de encontrar o cálice sagrado. Thomas queria acreditar. Ele queria que o Graal existisse. Achava que se o Graal fosse encontrado todo o mal do mundo iria se escoar pelas suas profundezas. Mas ele rezou para que o Graal fosse um sonho, uma simples ilusão. Ele queria abandonar sua busca, queria desistir do Graal e voltar a ser o que era e o que queria ser: um arqueiro da Inglaterra.
Era outubro, a época da morte do ano, quando os ventos do norte traziam a promessa de gelo. Thomas de Hookton com sua mulher, Eleanor, e seu amigo, o padre Hobbe, estavam na Inglaterra novamente.
O rei ouviu falar que o pai de Thomas tinha sido um padre, e que, segundo se dizia, possuíra o Graal. O rei Eduardo Plantageneta ordenou que Thomas viajasse até Durhan e falasse com um sacerdote a respeito de seu pai, e assim, tentar descobrir alguma pista sobre o cálice sagrado. Porém, Durhan estava cercada pelos escoceses e a batalha era iminente. Eleanor e padre Hobbe refugiaram-se na catedral da cidade e Thomas rumou para o campo de batalha.
Thomas não sabia, mas ele não era o único que desejava o santo Graal. Bernard de Taillebourg, francês, frade dominicano e inquisidor estava disposto a tudo para conseguir a mais valiosa relíquia da cristandade. Mas o frade Bernard não sujaria suas mãos, ele estava acompanhado de um cavaleiro, frio e calculista, designado a matar em nome da igreja.
Após a batalha Thomas foi ao encontro de Eleanor e padre Hobbe, mas tudo o que encontrou foram seus corpos sem vida. Ele foi dominado pela dor e remorso, mas não desistiria de seu fardo. Uma inusitada aliança surge do desejo de vingança, ele se associa ao inimigo, o escocês Jaime Douglas. Juntos, eles partem em busca do Graal, sabendo que os assassinos de sua mulher e amigo, cedo ou tarde, cruzariam seu caminho.
Em sua busca um misterioso livro, escrito por seu pai, lhe será confiado. O livro, repleto de referências históricas e escrituras bíblicas, pode ser a chave de todo o mistério.
Sua jornada o levará de volta à França, onde tudo começou. Thomas reencontrará seu antigo amor, será capturado por seus inimigos e, por fim, será empurrado para mais uma sangrenta batalha. Mas nada disso aplacará sua sede de vingança, ou o desviará de seu caminho.
Ele não teria paz enquanto não encontrasse o fardo de seu pai. Quisesse ou não, ele era o copeiro do rei dos reis.
A narrativa do autor continua sensacional. Não tenho palavras para expressar o quanto fico feliz quando chego ao final de qualquer livro do Bernard Cornwell e me deparo com desfechos realistas e histórias muito bem desenvolvidas.
Fabio 29/08/2023minha estante
Adorei a resenha, Fernanda!
Parabéns!???