A viagem de Mucuvinha

A viagem de Mucuvinha Renan Greinert

Resenhas - A viagem de Mucuvinha

Gabriel Farias Martins 16/06/2023

O início de uma grande aventura
Esse é o primeiro volume de uma série de histórias incríveis narradas pelo macaquinho de pelúcia Mucuvinha, saindo do Brasil, passando pelo Uruguai, Argentina e Chile rumo ao fim do mundo.
Fazendo diversas amizades pelo caminho, nos apresentando um pouco da cultura e curiosidades de cada local
O livro todo é muito bonito, e o último capítulo conta com uma reflexão interessante sobre uma vida medida em sonhos ao invés de anos, o conceito me prendeu demais.
Um livro belo, divertido e reflexivo.

Wini 15/12/2022

Mais um da série lendo com meu filho! Como é bom a experiência de ler com ele todas as noites. A cada livro lido a maturidade dele aumenta, assim como o gosto e interesse pela leitura. Ele entrava bem na história, interagia com os personagens e ficava ansioso pelo próximo capítulo. Obrigado Mucuvinha por esses momentos com meu filho.

Prisca 14/12/2021

Amei
Sou apaixonada pelo Renan e a Michele, sempre acompanho o mundo sem fim. Foi um prazer estar acompanhando o mucuvinha. Renan e mi , me adota ?

Doug 09/08/2020

Uma viagem inesquecível
História envolvente que conta as andanças da Mucuvinha por lugares inesquecíveis e curiosidades por onde passa.

Daniel.Lima 07/07/2018

Este é um livro para ser lido várias vezes!
Confesso que, quando comprei, achei que se tratava de um simples livro infantil, e comprei justamente para ler para o meu filho. Ele adorou a história. Naquele momento também achei o livro divertido e recheado com algumas informações interessantes, mas nada demais. Basicamente uma fábula contando a história de um macaquinho de pelúcia que viajou pela Argentina e pelo Chile.
Minha visão sobre "A Viagem de Mucuvinha" mudou quando eu estava vendo um documentário na TV sobre santos católicos. Vi que falavam sobre um santo chamado "Gauchito Gil", e lembrei que já tinha ouvido falar nele em algum lugar. Peguei o livro do Mucuvinha e lá estava o Gil: o primeiro personagem que o Mucuvinha conheceu. No livro ele não é apresentado como um santo, mas como um soldado desertor. A história de Gil é fiel a do santo enquanto era vivo, inclusive os locais onde eles se encontraram e onde Gil supostamente morava. Animado com esta informação, li o livro de novo e pesquisei cada personagem encontrado pelo Mucuvinha. Karaí e Carayá, dois personagens que parecem ter sido criados somente para dar alguma animação na história, fazem parte do folclore Guarani, presente no nordeste da Argentina. A senhora que Mucuvinha conheceu costurando uma bandeira da Argentina em Rosário realmente existiu, e a ela é atribuída a criação da bandeira azul celeste. Mais para a frente ele conhece Ernesto e Alberto, que nada mais são que Ernesto Che Guevara e Alberto Granada em sua viagem de moto quando ainda eram adolescentes. Mucuvinha também conhece um dinossauro em uma região famosa por guardar fósseis na Patagônia. O pirata que ele conhece no Canal de Magalhães realmente existiu e viajava bastante por aqueles lados. A cidade fantasma? Real. Os mapuches chilenos? Reais. Ele também encontra com os poetas ganhadores do nobel: Pablo Neruda e Gabriela Mistral (na primeira lida, a Mistral me passou completamente despercebida, já que Mucuvinha supostamente a encontrou quando era criança). Até mesmo o local onde o Mucuvinha pega carona em um disco voador é famoso pela aparição de OVNIs.
Enfim, o livro não é apenas uma fábula, mas uma enciclopédia escrita na forma de uma fábula. Uma pena que o autor não tenha introduzido muitas notas explicativas, pois muitos que leem o livro podem acabar nem se dando conta de todas as informações importantes que ele contém.
O livro é disposto em capítulos curtos (na média de 4 a 6 páginas por capítulo), e cada capítulo traz uma curiosidade nova. Isso ajuda muito para que a leitura seja fluída e prazerosa para as crianças.
Em resumo, uma verdadeira obra-prima. Uma pena que nenhuma sequência foi escrita, e também se trata de um livro difícil de achar, já que aparentemente é uma produção independente.
Humberto.Yassuo 31/10/2020minha estante
Que bela resenha meu caro. Aparentemente, quando você leu o livro não conhecia ainda o canal "Mundo sem Fim", do casal Michele/Renan e Mucuvinha. Eu só soube desse canal recentemente.
E justamente por isso estou ainda mais interessado pela leitura, pois, segundo o que você bem anotou ("uma enciclopédia escrita na forma de uma fábula"), o livro tem uma o propósito de apresentar a história, os personagens históricos, a cultura dos lugares visitados, dicas de viagens - tal qual é o foco do canal deles - em uma narrativa feita por um personagem infantil ultra carismático.

Humberto.Yassuo 31/10/2020minha estante
Ah, talvez você já saiba, agora o livro tem uma sequência: em forma de e-book/Kindle e na versão impressa: http://mundosemfim.com/como-comprar-nossos-livros/