Sadomasoquismo

Sadomasoquismo Estela Welldon

Resenhas - Sadomasoquismo

Roberta 05/04/2021

A principal zona erógena da humanidade está na cabeça
?Os sadomasoquistas participam involuntariamente de um mecanismo inconsciente, de forma ativa ou passiva, em alguma situação familiar.?

Mariana 06/08/2013

Um livro psicanalítico e, como tal, trata do sadomasoquismo existente nas relações humanas classificando-o como psicopatologia. A autora analisa psicanaliticamente relações de sadomasoquismo classificando-as como patológicas e demonstrando sua origem em situações de violência, maus-tratos e abusos ocorridos na infância. Peço ao leitor que não confunda esse sadomasoquismo patológico descrito no livro, com o BDSM enquanto troca erótica de poder. Achei o livro um tanto malicioso e restritivo por dar exemplos de praticantes de BDSM definindo-os como portadores de patologias. Considero essa associação perigosa pois pode levar um leitor desatento a comprar a ideia preconceituosa de que o BDSM é praticado por desajustados e pervertidos.
leitorDedicado 19/01/2017minha estante
Gostei muito deste livro e da sua resenha.

Tani 24/12/2009

Bela obra!
Sadomasoquismo é, talvez, o livro da coleção Conceitos da Psicanálise mais bem escrito. Seu texto possui uma belíssima coesão e um ótimo desencadeamento, apresentando descrições extremamente claras e explicativas de casos reais complexos; além de ser prodigiosamente "ornamentado" com links a filmes como "A Professora de Piano", "Baise-moi" e "Saló ou os 120 dias de sodoma". Fica clara a grande capacidade literal e intelectual da autora que, através de uma abordagem tão devidamente multifacetada e rica (instigante também), consegue trazer tanto para o leigo no assunto quanto para o especialista acréscimos preciosos ao cabedal de conhecimentos.

Logo de cara, nos deparamos com uma curiosa participação da autora em um programa de TV no qual se debateria a temática do sadomasoquismo, ocorrendo execício ao vivo desta prática. A descrição de tal vivência logo direciona à conceituação de sadismo e masoquismo, o que diretamente remonta as figuras do Marquês de Sade e de Leopold Von Sacher-Masoch (Masoch). Daí pra frente a "história" é cada vez mais estimulante nos relatos de acontecimentos tanto clínicos quanto forenses.

Ótima leitura, altamente recomendada a todos os interessados na psicanálise e em psicologia forense.

Estela V. Welldon é psicoterapeuta, consultora honorária de psiquiatria da Tavistock Portman NHS Trust, de Londres, e fundadora e presidente honorária vitalícia da International Association for Forensic Psychotherapy, também com sede na Inglaterra. É também especialista em Perversão e autora dos títulos: "Mother Madonna Whore, the Idealization and Denigration of Motherhood" (Free Association Books, 1988); "Sadomasochism" (2002) e organizadora do "A Practical Guide to Forensic Psychotherapy" (1997).
zé buchão! 23/01/2012minha estante
mandou bala, chefe!