O Herege

Bernard Cornwell
Bernard Cornwell

Resenhas - O Herege

@eu_rafaelfa 19/03/2024

Bem abaixo dos outros da saga
Não me entenda mal, a história é boa, principalmente no contexto histórico envolvido. Porém, como o autor mesmo declara, a maior parte do livro é pura ficção. Os outros livros tem uma forte pegada histórica, e esse a deixa não completamente de lado, mas muito a baixo do que eu esperava. Porém é uma boa conclusão da saga.

Fernanda Bard Chagas 11/02/2024

O fim da busca pelo Graal
Sensacional! Simplesmente uma sensação de satisfação no encerramento da longa jornada do Thomas de Hookton, e um final bem merecido para todos os sofrimentos pelas quais ele passou ao longo dos três livros.
Como sempre ele mostrou a estratégia afiada para campo de batalha, apesar de nesse livro ele ter ficado cego de amores por uma mulher condenada à fogueira por heresia, Genevieve, excomungada e tachada de beguina e draga(criaturas do diabo) pela igreja. Ele mesmo chegando a ser excomungado por salvá-la e perdendo seu posto de comandante que tanto havia sonhado em ter. Mas no fim tudo aconteceu de uma forma por um motivo e Thomas teve o desfecho merecido, com um confronto delicioso com seu primo, Guy Vexille, que assassinara seu pai, sua esposa e seu amigo padre!
Robbie me deu nos nervos nesse livro, mas no final ele voltou a si.
O desfecho da guerra é a peste negra, que dá as caras pelas últimas páginas, mas quando ela chega, vem brutal e com força total, o escritor realmente apresentou a confusão, morte e desespero pelos quais o mundo passou naqueles anos.
De novo, sensacional!

Lucas Salsicha 06/02/2024

Heresia e Fé
Thomas se vê como o líder de um grupo de arqueiros, o que significa que seu objetivo está completo (ao menos parte dele).
Porém ainda é preciso encontrar seu primo, Guy Vexille para descobrir respostas sobre o Santo Graal e vingar o assassinato de seu pai, o Louco Padre Ralph, e sua amada, Eleanor, que fora morta enquanto estava grávida do filho de Thomas.
O problema, entretanto, é que mais pessoas estão em busca do santo cálice, o que significa que mais flechas terão de voar, espadas ficarão cegas e cotas de malha, bem como ossos e carne, irão se partir.

O livro que seu pai deixou parece confuso e contém coisas sem sentido, bem como o que parecem ser erros. Mas Thomas irá descobrir que, para que possa concluir seu objetivo, apenas habilidade e bravura não serão o suficiente.

Kátia Roque 04/02/2024

Um bom modo de fechar o ciclo com Thomas
Último livro dessa trilogia que enrolei horrores para ler. No fim, foi uma ótima experiência. Bernard Cornwell tem uma habilidade ímpar para contar histórias, misturando fatos e descrições com certa precisão história com a ficção. Algumas mortes que aconteceram no livro me deixaram bem tristes, mas acredito que foram fundamentais para o desenrolar da trama.
Um ponto que preciso comentar é o fato de ler esse livro após passarmos por uma pandemia: a angústia quando a história começar a dar sinais de que a peste irá ser um "personagem" importante na história e o terror quando de fato, ela chega e se espalha rapidamente, proporcionam uma visão diferente no leitor pós pandemia de 2020.
Amei o jeito que a história se encerra e mal posso esperar para encontrar Thomas e seus amigos novamente no livro 1356.

juLuiLes 26/01/2024

Cercos e mais cercos
O Herege é o terceiro e último livro da Busca do Graal, série protagonizada por Thomas de Hookton. Os livros acompanham a jornada do jovem arqueiro pelas guerras entre a França e a Inglaterra. Nessa última obra, Thomas tem o objetivo de chegar a Astarac, origem dos Vexille, buscar pelo Graal e matar Guy Vexille. Achei a escrita muito boa e a história interessante, com batalhas bastante detalhadas e personagens característicos, contudo achei o desenvolvimento meio fraco. A história se tornou repetitiva em diversos momentos e até mesmo desconexa. O protagonista arriscou toda a sua jornada por uma Herege desconhecida na fila para a fogueira apenas por seus traços físicos. Pareceu-me uma resolução rápida para extender a história e bater uma meta de páginas. Por fim, gostei da forma com que a Peste foi retratada na história, mesmo que ela represente uma pequena fração do livro. No geral, o livro é bom, mas não apresenta nada genial ou inovador como vimos nas Crônicas do Rei Arthur ou, até mesmo, nos dois primeiros livros da Busca Do Graal.

Bruno699 25/01/2024

O Herege é um livro escrito pelo autor Bernard Cornwell, publicado originalmente na Inglaterra sob o título Heretic. É o terceiro dos quatro volumes da trilogia A Busca do Graal, que inclui O Arqueiro, O Andarilho e 1356. A história se passa no século XIV, em plena Guerra dos Cem Anos entre Inglaterra e França. O livro conta a saga de Thomas de Hookton, um valente arqueiro inglês, que viaja à frente de alguns homens até o interior da França. Lá, toma uma fortificação inimiga que usa como base para suas expedições a Astarac, terra de seus ancestrais, a família Vexille, que teria sido guardiã do Graal. Pretende, com essa arriscada expedição, atrair a atenção de seu primo e inimigo, Guy Vexille, conhecido como Arlequin e que também busca o Cálice Sagrado. Mas jogos políticos e uma bela jovem acusada de feitiçaria podem atrapalhar os planos de Thomas, e fazer com que a maior relíquia da cristandade caia nas mãos de homens inescrupulosos que ambicionam apenas o poder e a fortuna que um objeto tão venerável lhes proporcionaria. Entre arqueiros, mercenários, Reis, monges, guerreiros, cardeais, inquisidores, nobres e lindas mulheres, Thomas leva os leitores ao desfecho de uma aventura inesquecível pelo século XIV.

A obra é uma fábula sobre guerra e heroísmo que encanta do início ao fim. Cornwell confirma com O Herege a reputação de grande escritor conquistada com a sua releitura das aventuras de Artur e seus cavaleiros

Dê Literatura 06/01/2024

Padres, diferentes eles né?!
Encerrar essa trilogia foi, entre outras palavras, um alívio!
Isso porque uma das melhores coisas que o Bernard Cornwell faz é narrar guerras e passei um longo tempo durante a leitura dos três livros me sentindo quase sufocada por estar acompanhando o protagonista - tão jovem, mas nada inocente - passar por tantas batalhas e tentativas de assassinato (além de interesses amorosos).
Essa trilogia é a segunda do autor que eu leio, e assim como a primeira, nos vemos acompanhando vida de seres humanos verossímeis, homens e mulheres que são falhos de caráter, fazem bastante besteira, mas porque defendem ideais que acreditam.
Enfim, no geral é uma história que teve um desfecho meio anticlimático para mim, mas ainda assim vale à pena.

Valesca.Castelani 14/12/2023

Espetacular
O terceiro livro da série ,vem na mesma pegada dos dois primeiros, muita ação, batalhas memoráveis.
Thomas continua sua busca pelo graal enfrentando inimigos poderosos. Amigos leais , algumas perdas muito tristes .
Mas pra mim o final foi espetacular pra essa trilogia que vai deixar saudades.
Gleidson 14/12/2023minha estante
Espetacular é um termo bem apropriado mesmo. ????

Valesca.Castelani 14/12/2023minha estante
Empolgante sensacional etc
Acho que vou de casa em casa falar desse livro

Núbia Cortinhas 15/12/2023minha estante
Valesca, já vou adc para a meta de 2024! Parabéns pela resenha!

Valesca.Castelani 15/12/2023minha estante
muito obrigada Núbia fico muito
vindo de vc ?

Gleidson 15/12/2023minha estante
Gostei dessa ideia de ir de casa em casa pra falar desse livro. ?

Valesca.Castelani 15/12/2023minha estante
que da vontade da é tão empolgante Gleidson

Gleidson 16/12/2023minha estante
Cornwell é demais!

Valesca.Castelani 16/12/2023minha estante
sim ele é viciante

Camiâ¡ 12/11/2023

???
Gostei muito dessa trilogia, mas tem partes que foram muito arrastadas, a narrativa das batalhas é ótima terminei super rápido por conta disso

João 21/10/2023

Bom, mas previsível
A trilogia do graal acaba de forma honesta, previsível e, ao mesmo tempo viciante, como todos os livros de cornwell.

Nilo10 30/09/2023

O Herege
Terceira saga de Bernard Cornwell que leio e confesso que foi a que menos gostei. Mas isso não significa que não seja boa. Só que em alguns aspectos achei bem lento o desenrolar da história é somente nos finais as coisas aconteciam.

O desfecho deixou algumas pontas soltas. Nenhuma informação sobre Blackbird e seu filho, aprofundou pouco no Guy Vexille, que é um ótimo personagem.

Mas a história em um contexto geral é ótima! Indico muito a leitura. Bernard sempre vale a pena. Melhor livro sobre arqueiros ingleses! Ótimas guerras e descrições das batalhas. Excelente história!

Ayslan4 21/09/2023

Bom, mas o mais fraco dos três
O livro é bom, mas claramente se vê que o autor estava apressado e buscando apenas dar um desfecho para a questão da busca do graal.

Louis 17/09/2023

A busca deixava os homens loucos
"O Herege" é o último volume da trilogia "A Busca do Graal", escrita por Bernard Cornwell, e descreve como Thomas de Hookton executa um plano ousado para atrair seu grande inimigo para um confronto, e assim cumprir com sua promessa de vingança. Para chamar a atenção do Arlequim, ele captura um castelo e passa a comandá-lo, mas vê seus planos ameaçados ao proteger da fogueira uma jovem acusada de heresia.

Os conflitos entre Thomas e seus inimigos ajudam a preencher as páginas do livro, já que o autor decidiu focar mais nas situações do que nos personagens de fato. Os erros que o protagonista comete, característicos de um jovem imaturo que de repente se vê numa posição de nobre de baixo escalão, também complementam a trama, mas todos se tornam secundários conforme o autor evidencia o ponto central da trilogia: a busca pelo Graal enlouquecia as homens e Thomas não queria fazer parte disso. Ele vai na contramão do que se espera do personagem principal e atua mais como um observador, em vez de o motor que move os acontecimentos.

Novos personagens são apresentados, mais situações são resolvidas com escolhas convenientes para o autor e o final é um pouco previsível, mas isso ainda não estraga a experiência de quem gostaria de conhecer um pouco mais sobre a vida dos arqueiros na Idade Média e como eles se encaixaram no período da mais longa guerra travada pela Inglaterra.