O Herege

Bernard Cornwell

Resenhas - O Herege

Cdmm 13/10/2020

O terceiro livro...
Da busca do Graal ficou meio repetitivo para mim. Fora que a tradução desta edição achei péssima. Muito literal. Mas em geral é uma boa história. Não tem mais reviravoltas, são andanças e batalhas. No fim eu não aguentava mais

Fellipe.Henrique 28/09/2020

Calix Meus Inebrians - Final perfeito para a trilogia
Cornwell descreve os eventos com base em fatos históricos da Guerra dos Cem Anos, o que torna o romance não só uma excelente ficção com a trajetória de Thomas, mas um relato maravilhoso daquele período medieval. Além disso, apresenta o lado mais sombrio da Igreja: sua hipócrita e perversa Inquisição. O livro é mais que indicado para quem gosta de estudar a História da humanidade.

Adalgiza 25/09/2020

Enfim o fim.
Que lição essa leitura ensina, o valor da amizade, a perversão humana, a indiscutível ambição e finalmente uma lição de fé.

Dante 30/08/2020

De serviçal a líder de bando. De religioso a herege. De herege a excomungado. De fugitivo a herói. Thomas de hookton. O arqueiro. Merece uma serie, sem duvidas.
Este magnifico livro tem como fundo o cenário histórico da guerra de 100. A Guerra dos Cem Anos foi uma série de conflitos travados de 1337 a 1453 pela Casa Plantageneta, governantes do Reino da Inglaterra, contra a Casa de Valois, governantes do Reino da França, sobre a sucessão do trono francês.
Durante o livro encontramos personagens famosos da História real. Suas atitudes e ações, todas são reais, ou melhor, tiradas da história verdadeira.
Neste terceiro e ultimo livro, encerrando a trilogia com orgulho e sem deixar pontas soltas. O herege fecha a busca pelo graal de uma maneira sutil e inusitada. Quando tudo indicava seu descobrimento a narrativa sofre uma guinada para apenas uma fantasia e posterior descobrisse o graal. Mas, não se anime, o graal não é nada como todos pensam.
As aventuras de Thomas de hookton chegam ao fim. Um rapaz que viu seu pai ser assassinado. Cresceu no meio do caos da guerra. Se torna arqueiro e aprende o oficio de matar. Sua profissão era ceifar vidas sem pensar. Durante os três livros ele vai percebendo que sua história é muito antiga e profunda. Um bastardo de uma lendária família e herege. Durante toda a história, Thomas vai de rebelde, herói, mocinho, vilão, fugitivo, herege, excomungado, líder de bando e serviçal. Conquista amigos fieis e inimigos obstinados. A narrativa ainda mostra como as mulheres sofriam nesse período tenebroso, cheio de superstições e dominado pela igreja. A inquisição era terrível. E no final do terceiro livro o autor traz a peste bubônica, como fato real.
Só tenho a agradecer pela oportunidade por apreciar essa magnífica aventura. Essa história grandiosa, muito bem construída. Essa trilogia tirou meu fôlego. A muito via pessoas tecerem muitos elogios. Estava na minha estante por muito tempo. Três semanas atrás decidir embarcar na busca pelo graal. Estou muito feliz, por ter lido. E indico a todos. As últimas 100 páginas te pegam em uma frenética leitura. Que final mestral. O graal sem dúvidas foi bem representado e construído. Todos os personagens bem feitos e únicos. Tudo na história é bem construído. Personagens tão vivos que te faz querer mais. Risos, palavrões, amor, ódio, raiva, tristeza, empatia, companheirismo, enfim, tudo isso e muito mais, essa trilogia tirou de min. E agora eu fico com aquele sentimento alegre por termina a história e triste por acabar. Queria mais. No entanto, tudo que é bom um fim é necessário. É com estes sentimentos que devolvo a trilogia para minha estante. Para um dia, quem sabe em um futuro ler novamente e apreciar toda essa aventura com outros olhos.

Jack 21/08/2020

Em busca do Graal
No geral eu gostei da saga, não me impactou tanto quanto a saga do rei Arthur, mas ainda sim ela é bem escrita, tem bons personagens, e as descrições das armas e batalhas são ótimas.
Bernard Cornwell é sem dúvida um dos melhores escritores de Ficção histórica da atualidade, ao lado (e um pouco acima kkkk) de Conn Iggulden

Carlos 16/08/2020

Calix Meus Inebrians - deixe o cálice te inebriar...
Nesta trilogia A Busca do Graal, Bernard Cornwell narra a saga de Thomas, um arqueiro inglês, que busca vingar a morte de seu pai após um ataque à sua aldeia, que supostamente guardava um dos maiores artefatos cristãos: a lança usada por de São Jorge para matar o dragão.

Thomas entra para as fileiras do exército inglês a fim de matar o homem que ceifou a vida de seu pai e parte para a França.

A trama se passa em meio ao cenário da Guerra dos Cem Anos, conflito dinástico entre a Inglaterra, de Eduardo III (de Windsor), e a França, de Filipe VI (de Valois), sendo as cenas de guerras extremamente detalhadas e empolgantes, de tirar o fôlego até que a batalha esteja terminada.

Na França, Thomas descobre que sua família tinha posse mais do que da suposta lança de São Jorge, mas da maior de todas as relíquias da cristandade: O Santo Graal. Para alguns era o cálice usado por Jesus na Última Ceia; para outros, o recipiente utilizado para aparar o sangue de Cristo do ferimento sofrido na crucificação pela lança de um centurião - que ficou conhecida como a Lança do Destino.

PS. 1: através do livro conheci o Yale, criatura mística heráldica que é descrita como um antílope ou cabra com quatro patas, presas de javali e grandes chifres. No livro, ele é o brasão da família Vexille (de Thomas), o qual segura uma taça simbolizando o Santo Graal.

PS. 2: no século XIV, durante a Guerra dos Cem Anos a Europa foi assolada por uma pandemia de peste bubônica; curiosamente, hoje, leio esta trilogia em meio a uma pandemia de coronavírus, em pleno século XXI.

Antonio.Junior 10/08/2020

Thomas ainda com sua busca incansável de vingança reune um grupo de homens e sai em sua jornada. Thomas conhece Genevieve por quem se apaixona, isso lhe trouxe algumas inimizades.
Genevieve era taxada de draga, feiticeira por isso foi condenada pela igreja e deveria ser queimada.
Thomas consegue atrair a presenca de Guy Vexille, assassino de seu pai e quer se vingar.
Como Thomas, Guy tambem quer muito achar o Graal, mesmo não sabendo realmente se existe, estão cada vez mais perto do que se acredita ser o graal.
Um final que Bernard Cornwwell teve maestria em criar.

CRIS LI 06/08/2020

Enfim... Termina uma saga.
Muito triste perder alguns personagens tão legais, mas é a Guerra... É a peste...
Uma pena que o conflito final tenha se resolvido tão rápido, mas é isso aí.
Na verdade, o Graal funcionou mais como um pretexto pra toda a história (o que parece bem acurado), mas alguns personagens simplesmente sumiram, outros chegaram e já foram embora tão rápido.
Esse último livro retoma, do meio pro final, um pouco da essência do primeiro volume.
No mais... Existe um livro que continua a história. Partiu terminar essa história do Thomas, o arqueiro inglês que atrás da lança de são Jorge, descobre que sua família protegia essas relíquias há séculos e eram contra a igreja. Pela sua busca ele descobriu os Vexille, a crueldade da guerra, a pobreza, a fome e a força de seguir em frente. Se tornou um herege quando na verdade era muito mais fiel a Deus que muitos hipócritas que compravam cargos religiosos.
Foi torturado, caçado e humilhado. Ajudou muitos e fez muitas besteiras em seu caminho.
Mas no final fez o mais correto sobre o Graal.

* Jocelin é um merda.

Thiago.Moreira 05/08/2020

O fim da busca pelo graal
Que trilogia incrível! Acho que esse foi o meu livro preferido da série. A história se tornou ainda mais intensa com o avanço da peste bubônica pela Europa. Recomendo a leitura!

Natalia Fernandes 25/07/2020

O esperado
O terceiro e último livro teve algumas emoções, não gostei da forma q a amizade com Robbie se desfez!
O final foi o esperado da minha parte...

Tony 15/07/2020

Desfecho maravilhoso
No último livro da trilogia da Busca pelo Graal, mais uma vez Bernard Cornwell escreve com maestria, mesclando fatos históricos e ficção, uma história envolvente, tensa e suja, como era a realidade vivida na Europa durante o período da guerra dos cem anos.
Me sinto triste por terminar uma série tão boa.

Lisandro 05/07/2020

COINCIDÊNCIA ESPANTOSA - PESTE NEGRA
Não sabia da coincidência: a Guerra dos 100 Anos terminou por causa da Peste Negra, no seculo XIV. Esta epidemia foi um vírus que matava uma pessoa entre 2 a 3 dias. Estima-se que matou entre 75 a 200 milhões de pessoas e durou 300 anos. Mas novos surtos da epidemia foram sentidos 600 anos depois, pois foi registrado novo surto no início do século XX.

MWeirich 27/05/2020

Final maravilhoso.
Certamente a conclusão desta trilogia foi realizada de forma magistral na minha humilde opinião. Uma conclusão excelente para uma série que conquistou meu respeito a cada página lida.

Com a guerra dos cem anos chegando ao seu fim (temporário), Thomas vai em busca do Graal, substituindo a batalha em campo aberto, por escaramuças e subterfúgios! Além de todo o dilema moral e religioso presente neste último livro magistral!
Lisandro 05/07/2020minha estante
O que me espantou foi a Peste Negra no final, que acabou com a Guerra dos 100 Anos. Coincidência fatídica com a nossa realidade atual.

Thi Acrisio 18/05/2020

O Herege e o Graal
Esse ultimo livro, consumi mais devagar, depois de ter tido uma leitura bem fluida dos dois primeiros volumes da coleção, eu sentia o caminho que a historia estava tomando, e não era a que esperava, foi um aquém e me deixou meio frustado, pela expectativa que criei.

Cornwell em matéria de ambientação histórica é topssimo, mas na narrativa e no desenvolvimento dos personagens, fora no abandono de alguns personagens, que somem, e os três amores de Thomas, isso mesmo, um que é totalmente abandonado.

Acredito que o foco do livro, seja nos colocar dentro da idade media, e da guerra dos 100 anos, nesse conceito é perfeito, principalmente por misturar ficção e fatos históricos, o que faz tudo ficar mais complexo, ele lida bem demais, mas os elementos usados pra alimentar a ficção, e desenrolar a historia, e finaliza-la são muito fracas, e essa busca pelo Graal, que serve apenas para movimentar a historia, tem um desfecho, muito xoxo, e que no meio do livro, em um papo com um personagem médico, fica implícito...

Fiquei umas duas horas meditando sobre a leitura, foram 40 dias, nesses três livros, e conclui que bom, é isso, é um recorte histórico, e o comprometimento do Cornwell é só nos apresentar, um boa leitura, sem inicio e fim, e narrar, as aventurar de um arqueiro inglês, em um universo, onde as leis da igrejas, o poder dos reis, eram a lei do universo.

Ahh... eu aprendi uma frase em latim, Calix meus inebrians...