A invenção dos direitos humanos:

A invenção dos direitos humanos: Lynn Hunt

Resenhas -

QUEIJO460 25/05/2023

A Invenção dos Direitos Humanos( Lynn Hunt ).
Este livro tem como eixo de análise três documentos essenciais - a
Declaração de Independência norte-americana, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão produzida no bojo da Revolução Francesa (1789) e a Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas (1948).

O livro como um todo é muito benéfico para o conhecimento da história da humanidade, mas uma das coisas que mais me chamou atenção foi a relação dos direitos humanos e os romances, fato que eu não tinha conhecimento. No livro é contado que os romances surgiram primeiramente como ferramenta para causar empatia com o personagem, assim tornaria as pessoas mais sensíveis ao próximo. Os romances causaram grandes mudanças no modo das pessoas enxergarem o próximo. Sendo assim, os romances foram e são essenciais para desenvolver a capacidade de se por no lugar do outro, de entender que o outro tem seu modo de ver o mundo, suas próprias dores, seus próprios medos, suas próprias vontades.

Se sobrepondo sobre a melhor escrita e melhor eloquência, arrisco dizer que talvez seja este o efeito colateral mais nobre do hábito de ler: A empatia pelo próximo.

Gabriele.Sakai 24/01/2023

Pra quem ama história
Leitura muito leve e relevante para os tempos atuais. Me senti de volta nas aulas de história da escola quando lia esse livro e ainda conseguiu me ajudar no trabalho da faculdade de direito.

Maikom.Abreu 15/12/2022

A história ensina
Esse livro faz uma análise histórica, do surgimento dos colossais movimentos sociais que deram origem ao que conhecemos hoje como direitos humanos, ou direitos do homem.

Para mim foi uma leitura importante e esclarecedora, que fez valer a famosa frase de Edmund Burke, ?um povo que não conhece a sua história, está condenado a repeti-la?.

Há muitos movimentos sociais hoje que podem ficar mais claros e significativos após a leitura desse importante livro contemporâneo de #lynnhunt

Essa leitura trouxe novas perguntas, curiosidades e me mostrou o quanto conhecer a história faz a diferença, no modo de pensar, reagir, votar e viver de modo geral.

Daniel 11/03/2022

Um livro que faz entender como os direitos humanos surgiu e quais foram as suas raízes, até a sua importância nos tempos atuais.